Imóvel de praia: Como manter bem cuidado e rotina de limpeza

O verão está chegando e significa que é hora de férias! Se você já está programando sua hospedagem em sua casa de praia, deve estar preparado para fazer uma pequena limpeza quando chegar e alguns cuidados ao sair.

Vamos começar com a rotina de limpeza! Durante a estadia, algumas atitudes simples também ajudam a manter a limpeza e organização do local. Confira algumas dicas.

Rotina de limpeza

Verifique os lixos

Verifique todas as lixeiras da casa para garantir que não foi esquecido de retirar nenhum. Caso seja necessário, retire e verifique o local para descarte dos mesmos.

Faça uma limpeza leve na cozinha

A cozinha será uma das áreas mais utilizadas e com maior tráfego de pessoas na casa de praia, então precisa de uma atenção especial.

Limpando a cozinha assim que chegar na casa e fazendo a manutenção diária, você garante que o local de preparo das refeições esteja bem higienizado.

  • Certifique-se de que o interior do microondas e fornos estejam limpos;
  • Confira o interior da geladeira e do freezer para garantir que nenhum alimento tenha sido esquecido e verifique se os equipamentos estão funcionando perfeitamente;
  • Limpe todas as superfícies, incluindo pias, bancadas, mesas e fogões;
  • Lave os utensílios domésticos, como pratos, copos, panelas e talheres antes de utilizar.

Limpe o banheiro

O banheiro também precisa ser higienizado previamente. Então, limpe os armários antes de guardar os produtos de higiene pessoal, lave a pia e o vaso sanitário também.

Principalmente por causa do fluxo de pessoas, procure manter o ambiente limpo e sem bagunça durante a estadia.

Cuide da área externa

Se a casa de praia tem uma área ao ar livre, vale a pena dedicar alguns minutos para arrumá-la. Comece varrendo o espaço e limpando rapidamente a mobília externa.

Se houver churrasqueira e jogos de mesa no local, veja se elas estão limpas antes de utilizar.

Também é importante verificar se entradas, alpendres e decks estão bem iluminados para evitar surpresas à noite.

Dicas para manter o imóvel bem cuidado durante todo o ano

Um imóvel na praia exige alguns cuidados ao longo do ano para que ele continue preservado e possa ser bem aproveitado durante os períodos de férias.

Alguns desses cuidados são:

1. Mantenha seu imóvel livre de pragas

Lugares quentes e úmidos como as praias, é um ambiente perfeito para a criação de insetos como mosquitos e pernilongos. Uma solução simples e eficaz é instalar mosquiteiros nas janelas, evitando a entrada desses insetos dentro de casa.

Uma dedetização periódica também é importante para manter outras pragas como ratos e baratas, longe do seu imóvel.

2. Limpe a caixa d’água

Essencial para a saúde, a higienização da caixa d’água precisa ser feita periodicamente. Quando não utilizada, a água da caixa perde o cloro e se torna o ambiente perfeito para fungos, bactérias, algas e até mesmo insetos.

3. Ácaros e Mofo

O mofo e os ácaros adoram ambientes que ficam fechados por longos períodos de tempo. Fazendo mal à saúde, é importante tomar os cuidados necessários para não permitir o surgimento deles em seu imóvel.

A melhor maneira de evitar que eles apareçam é deixar o local muito bem ventilado, sempre quando chegar ao imóvel, abra bem as portas e janelas e deixe ventilar bem. Lave os lençóis, toalhas e cobertores antes de usá-los. 

Quando for sair do imóvel, guarde os cobertores, roupas de cama e banho em um saco à vácuo, preferencialmente feitos de TNT. Deixe as portas dos armários abertas para ajudar na ventilação.

Uma dica para evitar o bolor dos armários é passar um pano ou uma esponja com vinagre branco no interior dos móveis para evitar a proliferação de fungos. 

4. Dê atenção aos estofados

Devido a umidade e o calor, os estofados acabam sendo afetados. Para garantir a melhor conservação é recomendado colocar uma capa protetora em colchões, sofás e cadeiras.  

Outra opção é passar um produto impermeabilizante nos estofados, pois eles dificultam a entrada da umidade no tecido.

Além dessas dicas, lembre-se de sempre passar um aspirador de pó para eliminar os microorganismos e a poeira.

5. Maresia

A maresia é o grande vilão de quem possui um imóvel na praia. Uma forma de retardar a ação da maresia em eletrodomésticos e móveis, é cobri-los com uma capa de tecido com tramas bem fechadas.

Para os móveis de madeira, é recomendado que passe óleo de peroba ou lustra móveis para ajudar na proteção. Já nas paredes, a pintura com tintas especiais podem prevenir a ação da maresia.

Para evitar oxidação, invista em portas e janelas de aço inoxidável ou alumínio.

6. Trate a piscina

Se o seu imóvel de veraneio possui piscina, é preciso tomar alguns cuidados. Quando não tratada, a piscina pode se tornar um grande foco de contaminação.

Alguns cuidados podem ajudar a manter sua piscina limpa e sem risco de contaminação, porém a manutenção periódica continua sendo indispensável. 

Cuidados que podem ajudar:

  • Retire os insetos e as folhas;
  • Escove os azulejos internos;
  • Aplique um algicida;
  • Deixe o nível da água mais baixo;
  • Cubra com uma capa impermeável.

Saiba mais sobre como limpar a piscina corretamente e quais produtos utilizar em nosso artigo

Leia também:

AkiLar

Share
Share