Alerta de tendência: decoração com macramê

Para aqueles que não sabem, o macramê é uma uma arte que trabalha com fios e nós, em oposição a métodos como tricô ou tecelagem. A beleza do macramê ganhou destaque na decoração de interiores e a melhor parte é que você consegue fazer em casa!

Com uma combinação de barbantes, tecidos, curvas e nós, você pode facilmente criar belos projetos de macramê e incorporar na decoração da sua casa.

Não tem certeza de como utilizar o macramê sem ficar com aquela aparência de “casa de vó”? Não tenha medo, selecionamos algumas dicas e sugestões para usar o macramê na decoração com muito bom gosto!

Origem do macramê

Em vários períodos da história, o macramê teve seus momentos no centro das atenções. Quando a maioria das pessoas imagina essas peças rústicas, a lembrança mais famosa é a moda boêmia dos anos 60 e 70.

No entanto, essa técnica é bem mais antiga. Acredita-se que a origem do macramê tenha sido no século XIII com os tecelões árabes. Com o passar do tempo, a técnica foi expandida para outros países e ganhou espaço nos tecidos rendados da realeza no Reino Unido.

Agora, a tendência do macramê está de volta e não se restringe apenas à moda e faz parte da decoração de interiores.

Como usar o macramê na decoração

As decorações de macramê simplesmente tornam um espaço mais elegante e aconchegante. A variedade de peças que você pode criar ou comprar é enorme e combina com todos os ambientes da casa. Confira algumas dicas e inspirações para aplicar essa tendência:

Suporte para vaso

Não há nada mais clássico do que os suportes para vaso de plantas. Essa inspiração une duas tendências atuais: o retorno das plantas como itens de decoração e peças de macramê.

Esses suportes podem ser feitos para vasos de todos os tamanhos e em vários estilos de nós e retorcidos sutis.

Você pode pendurar na sala, ao lado de janelas para garantir que as plantas recebam bastante luz natural.

macramê

Cortinas

Esse é um item típico do estilo dos anos 70 e que também está em alta! As cortinas de macramê servem para dividir os ambientes ou criar um efeito incrível em sua janela!

Lustres

Outra utilização do macramê é em lustres ou pendentes. Esses itens super combinam com uma decoração estilo boho e você usá-los sozinhos como uma peça de decoração ou incorporar à iluminação do espaço, colocando uma luz de Led.

Painel de macramê

Quando se trata de macramê, a tapeçaria de parede é um item tradicional. O painel de macramê é bastante versátil e pode ser usado em vários ambientes da casa, incluindo na cabeceira da cama, junto com uma galeria de quadros na sala de estar e até no banheiro!

Filtro dos sonhos

A arte do macramê apresenta uma versão contemporânea do filtro dos sonhos, uma peça que dizem ser capaz de afastar os pesadelos enquanto você dorme. Tradicionalmente, esses itens são colocados no quarto próximo a uma janela ou pendurados acima da cama.

Cadeira de descanso

Utilizando a mesma técnica, é possível criar peças úteis e resistentes para sua casa. Uma delas é a cadeira de descanso que pode ser pendurada no quintal para complementar sua paisagem ao ar livre ou até mesmo dentro de casa, funcionando como um canto de leitura ou descanso, por exemplo.

Prateleira

As prateleiras suspensas com macramê por si só, já são um item decorativo. Exibindo suas plantas ou outras peças de decoração, a prateleira vai dar um toque de charme para seu quarto ou sala.

Percebeu como a decoração com macramê é versátil? Comece a observar ao seu redor e vai encontrar outras inspirações em revistas, hotéis, festas de casamento e muitos outros locais!

AkiLar

Share
Share