Ar-condicionado: como escolher o equipamento ideal

O ar-condicionado tem se tornado um dos eletrodomésticos mais requisitados para manter o lar em uma temperatura minimamente agradável. Em épocas onde passamos por verões super quentes e/ou invernos extremamente rigorosos, eles são imprescindíveis.

Sendo assim, é importante saber qual ar-condicionado é o melhor para a sua casa, de acordo com suas necessidades e exigências, mas, em um vasto mar de opções na atualidade, como saber qual é o modelo perfeito? Isso é o que vamos descobrir hoje!

Antes de tudo, é necessário saber alguns termos e entender como cada modelo funciona.

O que é BTU?

BTU é a abreviação inglesa para Unidade Térmica Britânica e se trata da medida de refrigeração do seu ar-condicionado. Ou seja: Quanto maior o número de BTU’s de um aparelho, maior a área que ele consegue refrigerar.

Modelos de ar-condicionado

Ar Condicionado Janela

Modelo mais comum e mais tradicional do mercado. Ele tem esse nome porque necessita de um buraco na parede para instalá-lo e visualmente, parece uma janela no ambiente.

Ele é constituído por apenas 1 peça, a condensadora e a evaporadora se unem em um só equipamento. O lado da evaporadora fica para o lado de dentro do ambiente, enquanto o motor fica para o lado externo.

É ótimo para ambientes pequenos e médios e não consome muita energia. Porém, seu barulho pode atrapalhar em lugares muito silenciosos.

Portátil 

Como o próprio nome já sugere, o ar-condicionado portátil não precisa de uma grande mudança na casa para que ele possa ser utilizado. Podendo ser levado para qualquer lugar, se mostra como o mais prático dos modelos.

Ar Duto

O ar fica armazenado em grandes sistemas, os dutos, e quando ligado, refrigera todos os lugares ao mesmo tempo. Sem essa de ir ligando um ambiente de cada vez!

É normal vermos esse modelo em prédios e grandes construções como shoppings centers, salas comerciais, escolas, etc.

Split

Costuma ser o mais indicado para ambientes residenciais ou comerciais grandes e também é bastante conhecido por sua capacidade de trabalhar sem gerar grande ruído. Seu motor fica na parte externa para fazer a troca de calor, enquanto o evaporador fica na parte interna do ambiente.

Fáceis de adaptar na maioria das casas, os modelos splits também acabam custando um pouco mais.

Os Splits possuem diversos modelos, confira os principais deles:

Split Inverter

Com um ótimo custo benefício, os modelos Split Inverter possuem uma variação da rotação do compressor, ele não fica ligando e desligando toda hora, o que permite uma temperatura mais estável no ambiente.

Além de serem super econômicos, esses modelos também são mais silenciosos em relação aos outros.

Split Piso-Teto

Como o próprio nome já diz, esse modelo permite a instalação tanto no piso, quanto no teto do ambiente. Ele é indicado para ambientes amplos e com um grande fluxo de pessoas, como salões de festas, restaurantes e lojas.

Apesar de contar com uma ótima capacidade de refrigeração, ele possui um gasto de energia maior.

Split Cassete

Perfeito para quem não quer que o ar-condicionado interfira na decoração do ambiente. O Split Cassete é instalado de forma embutida no teto, permitindo variedades na decoração.

Além de possuir 4 saídas de ventilação, deixando a ventilação uniforme, ele também não é barulhento.

Multi Split

Muito parecido com o modelo Split, porém, o Multi Split possui mais evaporadores, permitindo a climatização de vários ambientes utilizando apenas 1 motor.

O preço desse modelo de ar-condicionado costuma ser maior em relação aos outros.

Melhores modelos splits no mercado 

Existem diversos modelos e marcas no mercado, como os splits estão cada vez mais em alta, selecionamos os 3 melhores modelos e marcas de splits para você analisar.

1 – LG Dual Inverter Voice Artcool UV Nano

2- Samsung WindFree


3 – Midea Save Connect

Como escolher

Como pudemos perceber, escolher um bom ar-condicionado exige tempo, pesquisa e coragem para adentrar esse mundo de opções tecnológicas e incríveis!

Na hora da escolha, você deve levar em consideração a potência do ar-condicionado, a função do aparelho que melhor atende suas necessidades e o preço que você está disposto a pagar. 

Diga adeus aos sofrimentos em dias super frios ou muito quentes.Agora é só conforto e tranquilidade para viver bem!

Leia também:

AkiLar

Share
Share