Piscina de concreto, fibra ou vinil: vantagens e desvantagens

Com as temperaturas cada vez mais elevadas, aposto que nunca deu tanta vontade de ter uma piscina, não é? Mas antes de tomar a decisão e começar o quebra-quebra das obras, é bom conhecer as vantagens e desvantagens de cada piscina. Assim, você não se frustra quando tiver que cuidar da manutenção!

Prós e contras de cada tipo de piscina

Concreto

Vantagens: Tem uma ótima relação custo-benefício, com grande resistência mecânica e uma versatilidade muito grande quanto ao modelo e ao formato da piscina. Por isso, se encaixa em qualquer tipo de casa – mesmo se o tamanho disponível não é tão grande assim. Para o acabamento, aceita azulejos, pedras ou pastilhas, deixando o visual externo da casa muito mais bonito!

Desvantagens: O preço é superior ao dos outros materiais, e ela precisa receber uma camada de impermeabilização depois de pronta. Por mais resistível que seja esse tipo de piscina, depois de algum tempo pode apresentar rachaduras e o acabamento com pastilhas abre a possibilidade de que algumas se soltem, depois de algum tempo, exigindo manutenção.

Fibra de vidro

Vantagens: Como são pré-fabricadas, piscinas de fibra de vidro são mais rápidas e práticas de se instalar do que outros tipos. Também tem ótimo custo-benefício, a durabilidade é muito grande e a resistência a vazamentos também. Por ser de um material liso, sem reentrâncias, ela é facílima de limpar, evitando a acumulação de sujeira, fungos ou bactérias.

Desvantagens: Para garantir todas as vantagens, é essencial contratar um fabricante de qualidade e, é claro, contratar mão de obra especializada. Além disso, não há muita liberdade quantos às formas e tamanhos, é preciso escolher a mais próxima ao que você deseja. Se o terreno não for estável, também pode ser necessário construir uma estrutura para reforço, e o local precisa ser de fácil acesso por causa do transporte.

Vinil

Vantagens: Como o vinil é o acabamento, ele não precisa de qualquer outro revestimento ou impermeabilização, além de ser encontrado em várias estampas, cores e modelos e dar liberdade total quanto ao tamanho da piscina. É uma ótima alternativa a materiais como cerâmica, já que a construção é mais rápida e barata, e é tão fácil de limpar quanto piscinas de fibra de vidro.

Desvantagens: Como o vinil é o material estético e de acabamento, é preciso construir primeiro uma base em alvenaria. Além disso, o vinil é afetado mais facilmente pelo uso de produtos químicos e a superfície pode ressecar e desbotar se a manutenção não for feita corretamente e se houver excesso de uso de cloro.

piscina
Imagem: freeimages/nadine-wegner – Imagem de capa: freeimages/KristiFalco

DICA: Que tal aproveitar a piscina para dar um toque especial na decoração? Piscinas com borda infinita, por exemplo, ficam lindas se você tem o terreno certo. Em outros tipos de modelo, você pode adicionar degraus, um formato diferente ou uma pequena queda d’água, que além de linda ainda torna a experiência ainda mais divertida para as crianças!

AkiLar

Share
Share