Os prós e contras dos 5 tipos de telhados mais populares

Escolher os materiais certos durante uma construção pode ser difícil. Desde os revestimentos aos tipos de telhados, é necessário determinado conhecimento teórico ou o auxílio de um profissional para saber exatamente o que funcionará melhor para você e seu projeto.

Falando em tipos de telhados, existem diversas opções de coberturas para sua construção, com diferentes estilos e materiais. Uma cobertura pode ser feita a partir de materiais naturais ou artificiais, sendo alguns deles, respectivamente, madeira e argila ou asfalto e polímero plástico.

Hoje, veremos um pouco mais sobre alguns dos tipos de telhados mais populares, seus componentes, durabilidade, custo e resistência. Confira os 5 tipos que abordaremos:

  • Telhado de asfalto
  • Telhado de metal
  • Telhado de polímero plástico
  • Telhado de argila
  • Telhado de madeira

Os 5 tipos de telhados mais populares

Telhado de asfalto

Mesmo não sendo tão populares no Brasil como são nos Estados Unidos, as telhas de asfalto merecem ser mencionadas. Feitas de um tapete de fibra de papel orgânico ou fibra de vidro impregnado com asfalto, elas têm um custo baixo e boa resistência ao fogo e vento. A desvantagem fica por conta da durabilidade, que não é tão longa, e por não ser um produto ecológico.

telhados
Imagem: Freepik

Telhado de metal

Mais populares e também razoavelmente mais caras, as telhas de metal têm motivos para isso: são mais leves, duram mais tempo, têm ótima resistência ao fogo e vento e podem ser feitas a partir de materiais reciclados, além do metal ser também reciclável ao fim do uso. O custo do metal de cobre pode ser bem mais caro que o previsto no orçamento, então vale pesquisar antes de adicioná-lo ao seu projeto.

Telhado de polímero plástico

As telhas de polímero plástico não necessitam de muita manutenção e são relativamente duráveis. Muitas vezes, sua aparência remete a madeira ou ardósia, mas seu custo é bem mais baixo. Nem todos telhados de polímero plástico são feitos a partir de materiais reciclados e seu peso nem sempre é leve, podendo causar sobrecarga em estruturas mais frágeis, assim como o asfalto.

telhados

Telhado de argila

A argila é frágil e, ao mesmo tempo, pesada, exigindo reforço para se apoiar. Mesmo com sua fragilidade, possui longa duração e baixa manutenção, com excelente resistência ao fogo. Muitas vezes assemelhando-se a placas de madeira, é um material completamente natural, mas sua desvantagem fica por conta do preço, que pode ser muito alto se comparado ao de diversas outras alternativas.

Telhado de madeira

Com um custo moderado, em uma média de R$4000,00 para uma casa de 120m², estas telhas são populares e feitas a partir de materiais naturais, mas sua vida útil não é tão longa e sua resistência ao fogo e vento não é tão alta mesmo quando tratada.

Agora que você conhece mais sobre alguns tipos de telhados, pode decidir qual funciona melhor para o propósito que tem em mente e investir em algo que caiba no seu orçamento sem temer a qualidade. Restando qualquer dúvida, consulte um profissional da área.

AkiLar

Share
Share