As 6 regras de ouro da etiqueta à mesa

Comidas, bebidas, amigos e uma boa conversa são os principais ingredientes para um jantar especial. Porém, para o anfitrião da noite pode ser um verdadeiro desafio encontrar tempo para relaxar e aproveitar a presença dos convidados, sem deixar de lado as regras de etiqueta.

Se você marcou um jantar com amigos ou familiares e não sabe como se comportar, nós ajudamos! Neste post, reunimos um conjuntos de regras essenciais que você precisa saber para oferecer seu melhor jantar!

1. Deixe tudo pronto antes dos convidados chegarem

Começamos pela regra mais básica e que vale para a limpeza da casa, preparação do jantar e do próprio anfitrião.

Ao receber em casa, você precisa mostrar para seus convidados que se preparou para isso. Portanto, certifique-se que a casa está limpa e organizada para recebê-los.

Além da sala de jantar, não se esqueça de deixar o banheiro ou lavabo adequado para as visitas.

Nas áreas comuns, vale a pena apostar em aromatizadores para deixar a casa bem cheirosa e agradável!

Prepare as refeições e a mesa com um tempo de antecedência para o jantar. Assim, você consegue ter mais tempo para se arrumar e deixar tudo pronto para recebê-los.

2. Faça uma mesa de acordo com a etiqueta

Preparar uma mesa posta para receber seus convidados em um jantar demonstra carinho e preocupação para receber bem.

Você não precisa ter uma enorme coleção de itens para casa. Apenas coloque os utensílios, como prato, garfo, faca e copos no local seguindo as regras de etiqueta para mesa posta e de acordo com o estilo do seu jantar.

Escolha também uma peça central para ser o destaque da mesa. Não precisa ser algo elaborado ou caro. Arranjos de flores são uma ótima opção e trazem beleza e perfume natural ao ambiente!

etiqueta

3. Marque um horário bom para todos

Não adianta oferecer um jantar se os convidados não puderem ir, não é mesmo?

Muitas vezes, por conta de trabalho, filhos e estudos, as pessoas podem ter uma rotina com horários diferentes e não conseguir comparecer ao seu jantar por isso.

Por isso, antes de marcar o horário, verifique a disponibilidade de cada pessoa para que todos possam comparecer.

4. Seja acolhedor

Como anfitrião, seu papel é receber bem os convidados e ajudarem a se sentir à vontade em sua casa. Mostre onde colocar suas coisas, onde fica o banheiro e os acomode na sala de estar.

Isso demonstra que você está realmente feliz por eles estarem em sua casa.

5. Roteiro do Jantar

Geralmente, o jantar é dividido em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Então, comece com os aperitivos e drinks. Enquanto isso, você pode aproveitar o tempo para finalizar a preparação do prato principal.

O anfitrião deve se servir primeiro e só começar a comer depois que todos os convidados estiverem servidos. É importante também comer em um ritmo lento para que todos façam a refeição com calma.

Somente após todos terminarem é hora de servir a sobremesa.

etiqueta

Depois desses passos, você pode servir um café ou chá e levar os convidados para outro ambiente da casa para se sentirem mais à vontade para continuarem no local ou irem embora.

6. Permita que os convidados ajudem na limpeza

Mas não deixe que eles façam o serviço sujo! Se seus convidados se oferecem para ajudar a lavar a louça ou retirar a mesa, por exemplo, não há motivo para negar – a menos que você realmente não queira que eles façam alguma coisa.

O ideal é que os convidados ajudem apenas quando eles se oferecem para isso. Quando o anfitrião pede que os convidados lavem a louça, por exemplo, pode soar como deselegância.

Viu como as regras de etiqueta servem para ajudar a preparar uma recepção agradável para o anfitrião e os convidados?

Seguindo as dicas acima, você pode organizar um jantar maravilhoso para seus convidados e, claro, também aproveitar o momento!

AkiLar

Share
Share