Montessoriano: Como criar um quarto infantil cheio de estímulos

Não seria incrível se, além de montar um quarto lindo e funcional para seus filhos, você ainda pudesse usar alguns truques de decoração para ajudá-lo a ter muito mais autonomia, independência, criatividade, curiosidade e segurança? A boa notícia é que você pode! Existem várias teorias do desenvolvimento quando o assunto é a mente humana, mas um modelo em especial já se tornou mundialmente famoso pelo auxílio incrível que oferece ao crescimento de qualquer criança: o Montessoriano, baseado nos Princípios do Sistema de Educação da médica italiana Maria de Montessori.

Qual é o objetivo de um quarto Montessoriano?

A filosofia traz cinco pontos essenciais a serem respeitados para que meninos e meninas possam explorar o ambiente e se desenvolver a partir de diversos estímulos e aprendizados:

– Respeito e incentivo à criança

– Liberdade de movimento

– Incentivo à independência e autonomia na tomada de decisão

– Oportunidades para aprendizado

– Ênfase em atividades sensoriais e desenvolvimento cognitivo

 

Ou seja: um quarto Montessoriano é pensado exclusivamente para a criança e organizado e decorado a partir do ponto de vista dela. As necessidades dos adultos ficam em segundo plano – o que compensa, já que o método, cientificamente comprovado, é capaz de possibilitar um desenvolvimento mental, emocional e físico muito mais completo aos pequenos, que aprendem a explorar o ambiente à sua volta com aconchego, segurança e liberdade.

cama

Os itens essenciais de um quarto Montessoriano

Abaixo, você pode conferir as características essenciais de um quarto infantil que segue a filosofia. Se algumas delas parecerem um pouco mais “drásticas” para você, fique tranquilo: utilize a lista como um guia e adote na sua casa o que for possível. Aos poucos, você perceberá quantos benefícios estão envolvidos e, quem sabe, passará a investir mais no método!

1- A cama

Provavelmente, este é o item que você mais estranhará: um quarto Montessoriano não tem berços ou camas altas, que limitam a liberdade de movimento e, no caso dos bebês, funcionam como prisões – sem contar que os mais “fortinhos” correm sérios riscos de acidente ao tentar pular a grade.

Assim, o método aposta em um colchão no chão, permitindo que a criança deite e levante com liberdade e sem precisar da ajuda de adultos. O colchão, é claro, pode ser colocado com proteções de acordo com a idade e bases para evitar a friagem ou mofo, como demonstra o próximo item.

2- Tapetes

Como o colchão fica diretamente no chão, você pode complementá-lo com uma base de madeira para evitar a friagem, ou então um tapete – de EVA, PVC ou PE (polietileno) são ótimas opções. Eles amaciam o chão para o caso de quedas, aquecem o piso na hora de a criança levantar e ainda podem ser coloridos, funcionando como estímulos sensoriais.

montessoriano

3- Segurança, segurança e segurança

Como a acessibilidade é o ponto principal e tem o objetivo de dar liberdade à criança para explorar o ambiente, a segurança é essencial. Para isto, os pais devem colocar-se à altura da criança e verificar qual é seu nível de alcance. Ela não deve ter acesso a tomadas, objetos pontiagudos, móveis com cantos pontiagudos ou objetos pequenos, que possam ser engolidos – tudo isso, é claro, considerando a idade da criança e suas necessidades em cada fase da vida.

4- Espelho e barra fixa

Quartos que seguem a filosofia devem incluir espelhos (de acrílico, que não quebram) na altura da criança, para que ela possa ver a si mesma. Além disso, é importante incluir uma barra fixa horizontalmente na parede, ao acesso da criança, para que ela aprenda a andar apoiando-se e sem a ajuda de adultos. Como um atrativo, pendure brinquedos ou argolas coloridas na barra – assim, a criança tem um estímulo para alcançá-los.

5- Apenas o necessário, adaptando-se ao crescimento

Uma das principais características do quarto Montessoriano é o minimalismo – ou seja, disponibilizar ao pequeno apenas o necessário, da mobília aos brinquedos. A intenção é manter um esquema de rodízio em que a criança explore cada objeto mais a fundo e desenvolva a concentração, ao invés de ficar confusa com o excesso de estímulos.

montessoriano

6- Móveis pequenos, prateleiras e acessibilidade

Como o quarto é pensado para as crianças, é essencial ter móveis e prateleiras adequados à sua altura e idade. Assim, aposte em móveis pequenos – como mini cadeiras e mini mesas – e prateleiras alcançáveis com os brinquedos e livrinhos (que devem ser substituídos periodicamente, para manter o interesse). Conforme a criança cresce, até mesmo as roupas podem ficar acessíveis: a intenção é que eles aprendam a se vestir sozinhos.

Quer melhorar a decoração de forma funcional? Adicione uma tenda ou casinha de bolinhas para a criança brincar, transforme uma parede em um gigantesco quadro negro ou inclua adesivos, papel de parede ou pinturas, principalmente com motivos de natureza.

7- Brinquedos

A filosofia aposta em brinquedos que auxiliem o desenvolvimento, em detrimento dos supertecnológicos e aqueles que “brincam sozinhos”, como os modelos a pilha que apitam, emitem luzes e sons.

De acordo com a idade, são ótimas opções brinquedos de madeira, cadernos de desenhos, miniaturas de utensílios da casa (para meninos e meninas), jogos de tabuleiro, memória, quebra-cabeças, que estimulem a natureza, ciência e/ou geografia, instrumentos musicais, blocos e móbiles. Veja quais se encaixam na idade do seu filho e aposte neles!

Gostou das ideias? Adapte-as à sua casa e conte pra gente como está sendo essa experiência! 😉

AkiLar

Share
Share