Cinema ao ar livre no jardim: como fazer

O clima tropical brasileiro faz com que, muitas vezes, ficar dentro de casa seja complicado. Em dias quentes, a vida sem ventiladores e ar-condicionado pode ser um suplício. Para fugir do padrão, atividades ao ar livre costumam ser uma excelente opção de lazer e refresco. Os amantes de um bom filme podem montar uma noite de cinema ao ar livre e curtir um programa diferente!

Também pode ser uma excelente opção para fugir da rotina ou surpreender seu/sua parceiro(a).

Pensando nisso, elaboramos esse post para você que quer fugir da rotina ou simplesmente está procurando uma opção de lazer diferenciado.

Abaixo, você verá como é simples montar sua própria sessão de cinema ao ar livre!

Cinema ao ar livre exige um projetor

O primeiro passo é ter um projetor disponível para reproduzir o filme. O projetor é o ponto de partida de qualquer exibição de cinema, e não seria diferente em sua casa.

Existem diversas opções para atender esse requisito, seja você um cinéfilo assíduo ou ocasional.

Para aqueles que desejam fazer disso um programa frequente, talvez a aquisição de um bom projetor seja uma excelente ideia.

Contudo, para quem deseja fazer isso esporadicamente ou pontualmente, muitas cidades oferecem opções para o aluguel do projetor.

Assim, é só escolher qual o perfil mais se encaixa com seu estilo e correr atrás da solução.

A tela certa

Depois de disponibilizar o projetor, é hora de pensar onde a imagem será projetada. A tela grande é o grande charme do cinema, e levar a atividade para o seu quintal permite a mesma oportunidade.

Dentro da sala da sua casa, você provavelmente estaria limitado por televisões ou pequenos espaços apertados nas paredes.

Ao fazer uma sessão de cinema do ar livre, a tela vai até onde você quiser.

Você pode utilizar uma parede branca, um lençol ou pedaço de tecido branco e até mesmo, dependendo do nível que você deseja chegar, uma tela própria para a projeção de imagens.

Com o projetor e a tela, tudo já é meio caminho andado para uma bela experiência.

Instalações elétricas

É importante observar o posicionamento do seu projetor e da sua tela. Dependendo do local, vai ser necessário adaptar uma tomada ou puxar uma extensão.

Se você tem um local perfeito para o seu próprio cinema ao ar livre e falta uma instalação elétrica, não custa nada chamar um eletricista e criar a estrutura correta e segura para suas exibições.

Além disso, nada impede que você adapte o cenário escolhido para colocar o projetor no local mais conveniente possível. E mesmo se for necessário chamar um profissional, pela experiência única que você pode ter, valerá o esforço.

cinema ao ar livre

Decoração

Agora que você já cobriu a parte técnica, é hora de dar asas a sua imaginação.

A ambientação, o cenário, a disposição do mobiliário e a forma como você e seus convidados curtirão a sessão de cinema ao ar livre serão apenas limitados por sua criatividade.

Caso queira um ambiente mais íntimo, pode estender um colchão com almofadas e velas para aquela noite romântica.

Você também pode criar o confortável ambiente que um cinema proporciona com poltronas e cadeiras. Tudo dependerá das suas intenções!

E não é só apenas no conforto da projeção ou dos convidados que você tem que pensar. É necessário arranjar o espaço de uma maneira funcional, que permita a disposição dos comes e bebes.

Afinal de contas, cinema e pipoca são uma combinação dura de deixar passar.

Portanto, mesas decoradas e tematizadas, ou até mesmo alguns pallets espalhados ao redor, podem ser uma boa pedida para dar ares ainda mais pitorescos ao seu cinema ao ar livre.

Considere a natureza e ambiente ao seu redor

Depois de tudo pronto, é importante avaliar a natureza e o ambiente ao seu redor. Numa noite quente, mosquitos podem ser um desafio complicado para a sua projeção. Portanto, tenha repelentes à disposição, caso necessário.

Além disso, pode ser útil fazer uma profilaxia e aplicar repelente, se for o caso, no seu cinema ao ar livre.

O clima também é algo a se considerar, se ele estiver mudando durante a preparação, talvez seja melhor abortar a ideia e esperar uma noite mais clara.

Além disso, em caso de uma queda suave na temperatura, ter lençóis, cobertores ou mantas à disposição são uma excelente ideia para não atrapalhar a sessão.

Pronto, agora você já sabe como montar o seu cinema ao ar livre e curtir uma agradável noite com seus amigos ou familiares!

AkiLar

Share
Share