05 maneiras de fazer uma parede de tijolo à vista sem quebrar tudo

Não está afim de passar dois ou três dias marretando sua parede, com entulhos para todos os lados? Não tem problema. Não é só com bagunça e cansaço nos braços que a tão sonhada parede de tijolo à vista pode ser conquistada. Existem diversas opções para conseguir o mesmo efeito, com muito menos dor de cabeça: paredes de tijolo de EVA, isopor, com papel de parede, terra e massa corrida ou gesso – é só conferir o passo a passo de cada uma delas abaixo e escolher a sua!

Parede de tijolo à vista de isopor

Os materiais incluem: folhas de isopor de 8mm (quantas bastem), estilete, régua, cola de isopor, fita crepe, ferro de solda e tinta de parede na cor que você deseja.

Primeiro, risque os tijolos de 20cm x 8cm no isopor e recorte com a régua e o estilete (sem deixar espaço entre eles). Em seguida, utilize o ferro de solda, que você encontra em lojas de materiais de construção e costuma ser barato, para dar o efeito nos tijolos: ligue-o e quando esquentar aproxime-o aleatoriamente do isopor, arredondando também as bordas, sem encostar. Ele criará fissuras que farão toda a diferença no resultado final.

Em seguida, cole os tijolos na parede, deixando um dedo de distância ao lado, abaixo e acima. Assim, você não precisa ficar medindo. Se a casa for alugada, cole primeiro fita crepe na parede, e coloque a cola em cima para fixar o isopor. Se a casa for sua, pule direto para uma fita dupla face ou cola de contato, segurando sempre alguns segundos para fixar bem. E lembre-se de fazer as fileiras desencontradas, deixando nos cantos tijolos “incompletos”, quando for o caso.

Deixe secar por algumas horas e depois passe pelo menos três demãos de tinta para ficar bem realista.

tijolo à vista
Imagem: freeimages/melodi2

 

Parede de tijolo à vista de gesso e grafiato

Primeiro, faça um molde de tijolo de MDF de 15cm x 5cm e profundidade de 1cm.  O próximo passo é misturar em um recipiente adequado grafiato, pó xadrez vermelho e amarelo e gesso – este, menos quantidade que os outros ingredientes. Misture até ficar consistente, mas ainda maleável.

Em seguida, coloque plástico-filme no molde, preencha com a massa e vá carimbando a parede. A cada carimbada, troque o plástico.

Finalize com argamassa cinza entre os tijolos e, depois de secar, passe silicone para evitar poeira. Está pronto!

tijolo à vista
Imagem: freeimages/NickCowie

 

Parede de tijolo à vista de EVA

Você vai precisar de folhas de EVA de boa qualidade, da cor em que você quer a parede, cola de contato preferencialmente em bisnaga, tinta da mesma cor do EVA, 1 pincel, um recipiente para diluir a tinta, régua, tesoura, lápis, fita métrica e 1 cartolina. Os tijolos são de 14cm x 6cm e a distância entre um e outro é de 0,5cm, então é a partir dessa medida que você saberá quanto de EVA e tinta precisa comprar.

Primeiro, faça o molde na cartolina a partir das medidas acima (lembrando que cada fileira é diferente da fileira anterior em uma parede de tijolos real) e recorte apenas as “partes internas” dos tijolos. Depois, coloque o molde sobre o EVA para desenhar os tijolos já do tamanho e distância corretos. Em seguida, recorte os tijolos do EVA, tanto os inteiros quanto os “meios” que ficarão nos cantos.

Você ficará, assim, com vários tijolinhos de EVA recortados… e, em seguida, é só colá-los na parede, usando o molde de cartolina para definir o local de cada um! Cole a cartolina com durex, já que ela serve apenas como base, e os tijolinhos com a cola de contato. Depois, vá reposicionando a cartolina e colando os tijolos, até cobrir toda a parede.

Deixe secar por um dia. Depois, pinte toda a parede na cor escolhida, para dar o acabamento!

tijolo à vista
Imagem: freeimages/melodi2

 

Parede de tijolo à vista de massa corrida

Primeiro, marque com fita crepe, na parede, o molde dos tijolos. Faça em toda a extensão, para não precisar parar durante a aplicação. Em seguida, pegue uma espátula da largura do tijolo que você deseja, uma lata de massa de texturizar e aplique os “tijolos”, deixando imperfeições para ficar com um efeito natural.

Depois de secar, misture tons de corante xadrez para alcançar o tom desejado (sugestão: marrom, vermelho e amarelo). Proteja a mão com luva e aplique a tinta sobre os tijolos com um pano velho, pressionando levemente.

Deixe secar de um dia para o outro, depois retire a fita crepe. Prepare tinta látex branca e, com outro pano velho, dê batidinhas sem desviar os tijolos para dar um acabamento de cal.

DICA: A receita acima também pode ser feita com terra peneirada adicionada à massa corrida; assim, você não precisa pintar depois!

 

tijolo à vista
Imagem: freeimages/HelmutGevert


Parede de tijolo à vista de adesivo ou papel de parede

Essa, é claro, é a forma mais fácil de todas – principalmente porque a aplicação pode ser feita por um profissional, sem sujeira e com muito mais rapidez.

Como paredes de tijolo à vista são muito populares, você vai encontrar uma infinidade de modelos de adesivos de parede ou papel de parede imitando uma parede de tijolos à vista. No entanto, tome muito cuidado para escolher uma marca de qualidade e a estampa mais próxima do original possível, evitando a frustração com aquele efeito “falso” que não convence ninguém. A melhor opção são os modelos em 3D!

tijolo à vista
Imagem: freeimages/NickCowie – Imagem de capa: freeimages/BrentPeak

 

E aí, já escolheu como vai fazer a sua?

Coloque a mão na massa e depois conte pra gente como foi sua experiência! 😉

AkiLar

Share
Share