Decoração balinesa: a forma certa de aplicar na casa

A decoração balinesa, ou decoração de Bali, é baseada em uma ilha da Indonésia. A Ilha de Bali é o principal destino turístico indonésio.

Com belas paisagens e uma cultura única, o estilo do local foi transportado para além da ilha. A dança, a escultura, a pintura, o trabalho em couro e metais e a música inspiraram a arquitetura e decoração e assim, surgiu a decoração balinesa.

Ela é aconchegante, quente e rústica. Como ela incorporou a cultura indonésia, os materiais são naturais, permitindo a montagem de um ambiente agradável e zen.

Mas o mais importante é a sua riqueza de detalhes e criatividade no artesanato. Por isso, a decoração balinesa é única, pois parece que tudo foi esculpido à mão para cada espaço da sua casa.

Logo, para você que deseja incorporar a decoração balinesa em sua casa, aqui seguem algumas dicas e direções.

Princípios da decoração balinesa

A decoração de Bali é pauta em espaços abertos, interiores arejados e vistas ao ar livre.

Como a ilha é conhecida por lindas paisagens e praias maravilhosas, a natureza e a luz solar são parte integrante desse estilo. As casas e a formatação de interiores têm que ser feitas baseadas com a luz natural e no que ficará no campo de visão de cada um.

Uma típica casa balinesa contaria com bastante espaço para a luminosidade solar adentrar nos cômodos da casa, terraços decorados e janelas que permitem observar toda a vista panorâmica ao redor da residência.

balinesa

Em termos de materiais, a madeira é a matéria-prima mais utilizada, sendo a Teca, uma árvore indiana, a favorita. Contudo, como é uma espécie rara, a busca por sustentabilidade e casas ecológicas vem reduzindo o seu uso.

Quando necessário, apenas utiliza-se a matéria-prima reutilizada. Depois da teca, o bambu é uma das matérias primas mais utilizadas por esse estilo.

Como aplicar em sua casa?

A Ilha de Bali é um ambiente tropical e exótico e isso é refletido na hora de pensar em decoração balinesa. Portanto, sua casa tem que ter essa combinação de fatores, combinados de maneira adequada. O mais importante dentro da decoração de Bali é o equilíbrio.

Portanto, o tropical e o exótico tem que estar em perfeito balanço e sintonia. Por isso, uma abordagem holística é a melhor maneira de trazer aconchego e calor para seus cômodos.

O segredo da decoração balinesa está no conjunto, logo, você deve pensar mais em como quer que sua casa fique do que nos objetos de decoração e detalhes arquitetônicos.

A arquitetura oriental prega muito a utilização de espaço apenas quando necessário. E a decoração balinesa não é diferente, já que espaços livres são vitais. Por isso, nada de acumular objetos ou sobrecarregar os cômodos procurando preencher cada espaço vazio.

A ideia principal é transmitir uma imagem limpa e organizada, destacando a paisagem e natureza ao redor.

Como a madeira é a matéria-prima mais presente na decoração balinesa, os tons acabam sendo escuros e fortes. Uma paleta de cores onde domina o marrom, tons como dourado, laranja, verde-limão e até o vermelho escuro são necessários para criar um contraste dentro do ambiente.

E além disso, as peças de decoração do ambiente como estátuas, máscaras, tapetes e tantos outros devem priorizar a madeira e o bambu. Isso é crucial para que as pessoas sejam transportadas direto para Bali quando entram em algum ambiente.

Mas não pense que outros materiais tradicionais estarão excluídos. Eles podem ser encontrados em bancadas, divisórias, paredes, pisos, tampos de mesa, cortinas e móveis.

Pois, apesar de incorporar a atmosfera da ilha de Bali, a decoração balinesa também incorpora conceitos modernos de arquitetura e decoração.

E o toque especial fica por conta de objetivos artesanais. Como o artesanato é muito forte na Ilha de Bali, a decoração balinesa não pode ficar atrás nesse quesito.

balinesa

Opte por tudo aquilo que evoque uma aura indígena e balinesa. Por exemplo, você pode optar por iluminar os ambientes com velas decoradas, baseadas na tradição balinesa.

Além disso, máscaras pintadas de Bali ou marionetes do teatro de sombra de Bali são excelentes artefatos para complementar a decoração de suas paredes. O importante é realçar um ambiente acolhedor, tranquilo e peculiar.

O estilo oriental busca a praticidade e tem como foco o espaço e não os objetos. A decoração balinesa trabalha dentro dos preceitos desse estilo, mas suas origens a transformam em um estilo bem diferente. Suas peculiaridades proporcionam um ambiente em que você pode se conectar com a natureza. E assim, você pode ter a sensação de estar em Bali, mesmo quando não estiver ou tiver ido lá. 

AkiLar

Share
Share