Como montar a brinquedoteca dos sonhos para as crianças

Se você tem um filho em casa ou convive com os pequenos no seu trabalho, sabe como é importante ter um local específico para que eles possam brincar e extravasar toda a energia acumulada durante o dia, não é? Por isso é cada vez mais comum encontrar casas e escolinhas que optam pelo espaço diferenciado de um brinquedoteca!

Multicolorida, cheia de brinquedos e com os dispositivos corretos para a convivência entre as crianças, uma brinquedoteca pode ser tudo o que você estava precisando para aumentar a alegria dessa galerinha super ativa!

Vamos aprender como elaborar sua própria brinquedoteca e todos os benefícios que esse ambiente pode proporcionar? Então vamos lá!

Planejando a sua brinquedoteca

A primeira coisa a ser pensada na hora de criar uma brinquedoteca para as crianças é o espaço que o local irá ocupar, pois precisa ser muito arejado para que os brinquedos não criem mofo e os pequenos possam brincar sem sentir calor extremo, além de um local colorido e com tamanho suficiente para que os pequenos possam brincar sem nenhum problema ou restrição.

É importante também projetar uma estrutura onde toda aquela bagunça do dia de atividades possa ser guardada sem atrapalhar a disposição dos móveis e brinquedos no ambiente.

Desenvolvimento

Mais do que um espaço para brincar, uma brinquedoteca também servem super bem para construir o desenvolvimento de uma criança, com brinquedo coloridos, com texturas diferentes, formatos variados para testar a percepção e raciocínio dos pequenos, além de quadrinhos imitando quadros de escola para que possam brincar e escrever.

Massinha de modelar, folhas de papel, muitos lápis e materiais que estimulem os movimentos finos dos pequenos são super bem-vindos!

Divida as atividades

Algo que é bacana de se prestar atenção em uma brinquedoteca é o espaço de atividades destinado para cada brincadeira que você pretende elaborar para as crianças que vão conviver nesse espaço mágico!

Torne tudo muito confortável, com puffs e almofadas e um chão pensado para não machucar quando possíveis quedas ocorrerem por ali.

Separe espaço para brincadeiras com pinturas e tintas, locais onde é possível brincar com bola e até mesmo um local pronto para contação de histórias, é muito importante a presença de livros em uma brinquedoteca, pois ajuda na parte de desenvolvimento da leitura e isso não tem preço.

Além disso, sempre bacana incluir um lugarzinho para o momento de soneca. Será um verdadeiro paraíso para os pequenos!

Nunca esqueça da segurança e do conforto que é necessário para que as brincadeiras sejam aproveitadas da forma mais divertida possível! Você já pensou em ter uma brinquedoteca na sua casa?

AkiLar

Share
Share