Telhado ecológico: O que é e como fazer?

Você nunca ouviu falar em Telhado Ecológico?

Buscar o contato coma natureza mesmo morando na cidade e não tendo tempo para curtir toda essa calmaria é um desejo de muitos que adoram relaxar nesses ambientes calminhos, não é mesmo?

Além disso, a preocupação constante sobre como a natureza estará daqui um tempo e como no ar poderia ser mais puro para a saúde todos também é um tema que volta e meia nos atinge os pensamentos!

Pensando em tudo isso, muitas casas, apartamentos e terraços de empresas estão optando por construir ou reformar seus espaços utilizando o telhado ecológico!

Não está sabendo dessa tendência? Não tem problema, a gente conta tudo pra você e ainda ensina como criar seu próprio telhado verdinho!

O que é o telhado ecológico ou verde?

O telhado ecológico, ou telhado verde, consiste basicamente em reformular o material utilizado na parte superior das construções, com o objetivo de deixá-lo mais natural, plantando gramas, plantinhas e até flores e pequenos arbustos. É muito bacana!

Além de algo muito bonito e diferente, os telhados ecológicos também são ótimos aliados na hora de purificar o ar das grandes cidades e, também, bastante úteis para amenizar a temperatura e o recebimento de ruídos internos das construções!

Como? A cobertura natural cria uma espécie de clima em miniatura e ele se torna responsável por purificar o local e filtrar toda a água das plantas, além de absorver as emissões de gases que prejudicam a natureza.

Parece até mentira, mas é isso mesmo!

Como posso construir meu próprio telhado eco?

A elaboração de um telhado ecológico varia de acordo com a estrutura da sua casa: Se ela está construída ou ainda é um projeto a ser planejado.

Isso é muito importante de ser observado, afinal, quando tudo ainda é um plano apenas, você pode alterar a qualquer momento e incluir o telhado verde acima da sua construção pensando em como remanejar as vigas e piso do projeto, mas, se esse não for o seu caso e a casa ou apartamento já estiver edificado, é preciso replanejar o espaço e iniciar uma reforma que abrigue esse toque ecológico na parte superior do local.

Mas fique atento, pois a construção de um telhado nesse estilo requer uma carga maior de material do que se você fosse construir um telhado normal.

É muito importante pensar em toda a estrutura que será edificada pode ser suportada nessas condições, pois as lajes que cobrem esse local precisam ter ralos para absorver e drenar toda a quantidade de chuva que o ambiente certamente irá receber.

Imagine passar por longos temporais sem ter para onde escoar toda a água acumulada nessa superfície? Certamente não daria certo!

Também é importantíssimo que uma boa impermeabilização seja feita nos pisos e lajes utilizadas, para evitar infiltrações na área interna da casa.

Super interessante essa tendência em construção nas grandes e até pequenas cidades, não é mesmo?

Algo que antes nem era pensado por muitos, acaba se tornando uma saída para o grande acúmulo de poluição e ar impuro nos centro urbanos por aí, além de contribuir muito para a temperatura amena e o bloqueio de ruídos dentro de casa.

Você já conhecia os telhados ecológicos?

AkiLar

Share
Share