Isolamento térmico e acústico: saiba se vale a pena e como fazer

Bar na frente de casa, vizinhos sem o mínimo bom senso, rua super movimentada, quarto que vira forno com o sol da tarde… não faltam motivos para ficar frustrado com o isolamento térmico e acústico da sua casa, não é mesmo? E, infelizmente, não há diplomacia ou cortina fechada no mundo que sejam capazes de resolver o problema. Mas, e se algumas mudanças estruturais fossem capazes de eliminar (ou diminuir muito) todos esses problemas? Esse caminho existe. Descubra se ele é pra você!

Primeiro, é preciso compreender as causas

A notícia ruim é que nem sempre o isolamento térmico e acústico vai resolver – principalmente neste último caso. Quando, por exemplo, o vizinho do andar de cima é quem faz barulho, não adianta fazer um isolamento no seu teto, já que ele apenas permite a passagem do som, não é a causa do problema. Nessa situação, seria preciso ter um vizinho de muita boa vontade que aceitasse isolar o chão do próprio apartamento (e isso já sabemos que ele não é, ou não incomodaria você com barulho com tanta frequência).

Ou seja, seu primeiro passo é listar todos os incômodos e agendar uma visita técnica com um especialista para analisar o que realmente pode ser feito, e de que forma. Assim, você não gasta dinheiro sem necessidade.

O isolamento térmico e acústico resolvem? Maravilha! Então, confira quais são os materiais mais indicados para essa finalidade:

– Isopor: O poliestireno expandido tem leveza, durabilidade e alto poder isolante tanto para o frio quanto para o calor. De custo acessível, ele também não propaga chamas.

– Gesso: Com uma enorme variedade de aplicações técnicas e estéticas, ele também é ótimo para isolamento térmico e acústico, é econômico e de fácil colocação.

– Forro de gesso acartonado: Com tratamento especial de lã de vidro, tem ótimo isolamento térmico e uma absorção acústica de 96,7%. Mais utilizado em salas comerciais do que em residências.

– Forro de gesso acústico: Com melhor isolamento térmico, ele tem a desvantagem de ser mais frágil e intolerante a água, por isso precisa de manutenções mais frequentes.

Como fazer o isolamento em casa?

Agora que você já conhece os materiais utilizados com mais frequência para essa finalidade, precisa estar ciente de outra informação importante: se você quer extrair o melhor de um isolamento térmico e acústico, deve ter esse princípio em mente desde o projeto da casa. Assim, é possível escolher os materiais e realizar as adaptações necessárias sem precisar de uma grande reforma.

Se isso não é possível, no entanto, existem outras soluções.

Portas e janelas com boa vedação

Onde entra ar, entra som. Por isso, é essencial (e em alguns casos resolve totalmente o problema) prestar atenção às portas e janelas para garantir um bom isolamento. Troque portas de madeira oca por portas de madeira maciça, e substitua os caixilhos acústicos – feitos normalmente de alumínio ou PVC – por compostos de vidros duplos ou triplos. Mas atenção: uma janela com isolamento acústico precisa ser feita e instalada por uma empresa especializada para funcionar corretamente, e geralmente custa mais do que o dobro de uma janela comum.

Barulho que vem da parede

Nesse caso, boas opções são o tijolo maciço ou paredes de DryWall preenchidas com revestimento acústico interno. Há ainda a opção de adicionar à alvenaria estruturas com placas de lã de rocha, paineis de madeira ou gesso acartonado. E, é claro, pense sempre no conjunto: uma instalação que não cobre a parede inteira, incluindo rodapés e rodatetos, não faz diferença alguma!

O ruído do piso em apartamentos

O vizinho de cima está sempre andando de salto alto, arrastando cadeiras ou deixando cair alguma coisa? Infelizmente, só ele pode resolver o problema.

Se é você que faz todo esse barulho, cabe o bom senso para parar de ter problemas com a vizinhança: opte por pisos flutuantes, como o laminado, com a aplicação de mantas acústicas sobre a laje. Outras opções, como a cortiça aglomerada, também existem – mas não são muito comuns e será preciso buscar um profissional especializado para aplicá-las.

Não pode realizar obras agora? Aposte na decoração

Se todas essas modificações não cabem no seu orçamento, tente improvisar com algumas mudanças na decoração. Tapetes peludos, cortinas mais pesadas ou tapeçarias na parede ajudam a abafar o ruído externo e reter o som dentro de casa.

Tem mais alguma dica? Compartilhe nos comentários!

Imagem: tecart gesso

AkiLar

Share
Share