Ninho vazio: os filhos se mudaram? Mude a decoração!

Saudade, tristeza e solidão são sentimentos comuns para os pais que precisam lidar quando os filhos resolvem sair de casa. Muitos começam a sofrer do que é conhecido como síndrome do ninho vazio.

Essa é uma situação pontual, portanto tem hora para acabar. Por isso, é importante aprender a lidar com o fato dos filhos mudarem de casa, seja para estudar, constituir sua família ou para buscar novas experiências.

Alguns pais podem optar por manter o quarto dos filhos e a casa exatamente como estava antes de partirem. Esse é um erro compreensível, mas que deve ser evitado.

Uma alternativa útil para preencher o vazio emocional e físico é mudar a decoração da casa.  Essa é uma maneira de enxergar a nova fase da vida como uma oportunidade de se reinventar.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para redecorar a casa e transformar o antigo quarto do seu filho em um espaço novo e mais útil. Quem sabe essa é a hora de executar aquele projeto de casa que você tanto sonhava?!

Como superar a síndrome do ninho vazio

Lide com as emoções

Por mais que esse seja um momento natural da vida, pode ser difícil aceitar que os filhos cresceram a saíram de casa.

Portanto, o primeiro passo para se recuperar da síndrome do ninho vazio é aprender a lidar com as emoções. Permita-se ficar triste com a ausência, mas tenha clareza de que uma hora vai passar.

Nesses momentos, é importante conversar com amigos e familiares e, se necessário, procure orientação médica e psicológica.

Quando os sentimentos tiverem controlados fica mais fácil fazer mudanças exteriores.

Esvazie o quarto

Já está preparado para fazer as mudanças no quarto? Então comece esvaziando o espaço.

Veja o que vale a pena ser guardado e o que pode ser descartado. Armazene itens com maior apelo emocional, como fotos, quadros, livros etc. É importante lidar com esses objetos de maneira objetiva.

Com o quarto vazio, é interessante pintar as paredes com uma nova cor e adicionar itens de design diferentes. Isso vai ajudar a renovar a aparência e criar um novo ambiente.

ninho vazio

Dê uma nova função para o ambiente

É importante que a família entre em consenso para decidir a nova função do quarto. O espaço vazio pode ser a oportunidade para tirar aquele projeto do papel e mudar o estilo da casa.

Confira algumas ideias para aproveitar o ambiente:

  • Quarto de hóspedes;
  • Ateliê de hobby e arte;
  • Sala de relaxamento;
  • Escritório;
  • Academia;
  • Suítes;

Pense onde os filhos vão se hospedar

É natural que os filhos voltem para casa em datas comemorativas, festividades e feriados prolongados. Por isso é importante ter um lugar confortável para receber os filhos, cônjuges e até netos!

Algumas das ideias que citamos anteriormente permitem que você deixe uma cama para receber as visitas.

Decore áreas comuns da casa

Não é preciso fazer uma grande reforma para mudar os ares da casa. Pequenas mudanças, como trocar as cores das paredes, móveis velhos e desgastados, refazer pisos nas áreas comuns, ajudam a renovar a casa.

Também é válido trocar itens de decoração, como quadros, fotos, cortinas, tapetes que você não usa mais ou que não combinam com o novo estilo da casa.

A ideia é fazer pequenas mudanças e decorar a casa toda do jeito que sempre quis.

Mantenha as memórias

Novos começos não dispensam boas lembranças do passado. Não há mal em manter as memórias vivas na decoração da casa.

Você pode escolher uma parede e criar uma galeria com fotos que contam a história da família. Além de criar uma decoração diferente, vai trazer boas lembranças.

A síndrome do ninho vazio lhe dá a chance de renovar a casa e redescobrir a vida. Para os casais, é um momento importante para deixar de se enxergarem apenas como pais e voltar a se ver como parceiros.

Esse é um momento inevitável e cabe a cada um escolher a melhor maneira de seguir em frente. Experimente mudar a decoração da casa e veja como pode fazer bem para toda a família!

AkiLar

Share
Share