Preto na decor: aprenda a usar da forma certa!

O preto resistiu ao teste do tempo. É aquela cor que combina com tudo: desde o design clássico, ao moderno e contemporâneo. Isso porque o preto na decor passa uma ideia de ousadia, vitalidade; tem o poder de realçar o que está a sua volta e criar uma ambiente elegante.

Se você até gosta de preto mas imagina que usar uma cor tão escura na decoração da sua casa vai criar uma atmosfera sombria e gótica, está na hora de desmistificar isso!

Neste artigo, vamos mostrar como o preto na decor pode ser uma das melhores ideias que você já teve e como utilizar a cor sem carregar o ambiente.

Equilíbrio é a palavra chave

Você pode usar o preto na decor das paredes, pisos, móveis, tapetes, cortinas e qualquer item de decoração. Mas é claro que se usar em todos esses elementos ao mesmo tempo, vai deixar o ambiente muito carregado.

preto na decor

Por isso, adicione o preto no interior da sua casa com moderação e procurando manter o equilíbrio. Se, por exemplo, você optar por pintar as paredes de preto, escolha móveis mais claros. Esse contraste entre cores escuras e claras é fundamental para criar um ambiente harmonioso.

Certifique-se de que há muita luz natural

A menos que o seu propósito seja criar um ambiente sombrio, precisa manter a iluminação natural no ambiente. Ao contrário do branco que reflete a luz e amplia os espaços, o preto na decor absorve a iluminação e dá a sensação que o ambiente é menor.

preto na decor

Para amenizar esse efeito, certifique-se que o cômodo recebe bastante iluminação natural durante o dia. Isso vai deixar o ambiente mais agradável e vivo.

Se o local que você pretende usar o preto não tem janelas, é melhor reconsiderar essa escolha, ok?

Use outras cores

Quando você veste um vestido preto, por exemplo, os acessórios em outras cores servem para compor o visual, não é verdade? Na hora de usar o preto na decor da sua casa, a ideia é a mesma.

preto na decor

Você pode usar a cor para dar uma base e acrescentar um destaque no ambiente. Como o preto é uma cor neutra, você tem mais liberdade para escolher as cores que mais combinam com sua personalidade: rosa, laranja, azul, amarelo, verde e até cores metalizadas, como prata ou dourado para criar um ambiente sofisticado.

Ideias para usar o preto na decor da casa

Móveis

O mobiliário preto pode ser muito elegante e fica ótimo em decoração de interiores modernas e contemporâneas.

preto na decor

Seja uma poltrona com design clássico, uma mesa de jantar e até mesmo uma penteadeira são peças que ficam ótimas na cor preta. Não tenha medo de ser ousado!

Você pode usar os móveis escuros como base e pensar no restante da decoração a partir disso. Equilibre com elementos mais claros e não tenha medo de usar outras cores no mesmo espaço.

Parede

Muitas pessoas pensam que o preto na decor de uma parede é algo muito pesado e escuro. Porém, dependendo da maneira que você o utiliza, o efeito pode ser totalmente diferente.

preto na decor

Você pode combinar as paredes pretas com peças de mobiliário de luxo em tons suaves e usar uma peça colorida para chamar a atenção. Se o espaço é pequeno, a nossa dica é pintar apenas uma parede de preto. Isso traz um pouco de drama ao ambiente sem deixar você na escuridão.

Para criar uma atmosfera mais despojada, aposte em uma tinta de lousa e use a criatividade para desenhar e escrever em sua parede preta!

Tecidos

Tecidos pretos são uma ótima opção para adicionar a cor em sua casa sem a permanência de paredes ou móveis pintados.

preto na decor

Almofadas, tapetes, mantas ou roupas de cama proporcionam a dose de sofisticação que você procura, sem prendê-lo a longo prazo.

Assim, quando cansar do preto, fica bem mais fácil trocar por outra cor.

Gostou? Compartilhe mais dicas com a gente nos comentários abaixo!

AkiLar

Share
Share