Vai pintar a casa? Evite os erros de pintura mais comuns

Pintar as paredes é uma das melhores maneiras de renovar a casa e torná-la mais atraente, tanto na parte externa quanto na parte interna. Para conseguir uma pintura com um resultado impecável e que dure por anos, o ideal é contratar um pintor experiente.

Mas se você gosta de colocar a mão na massa e vai pintar a casa por conta própria, é preciso ficar atento a alguns erros comuns que podem comprometer o resultado final. Descubra agora quais são esses erros e aprenda como evitá-los!

Não preparar a parede

Preparar as paredes é o primeiro passo e um dos mais importantes no processo de pintura. Isso porque as superfícies podem acumular sujeira, detritos, marcas de infiltração ou furos de pregos.

Para evitar isso se torne um problema, você deve começar raspando a tinta velha e lascada, deixando a parede o mais lisa possível. Depois, use um pano úmido ou aspirador de pó nas paredes e rodapés para remover a poeira.

Esquecer o primer

Seja para economizar ou poupar tempo e trabalho, muitas pessoas acabam deixando o primer de lado. Isso é um erro pois esse material realmente ajudará você a economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

O primer é a chave para um acabamento impecável. Ele serve para fazer a tinta aderir mais fácil à superfície e deixa a cor da tinta mais viva com menos camadas. Portanto, vale a pena gastar um pouco mais para conseguir um resultado profissional.

Não proteger o resto da casa antes de pintar

Pintar as paredes, principalmente na área interna, pode causar muita sujeira e deixar o espaço com respingos e marcas de tinta.

pintura

Para evitar esse problema, certifique-se de cobrir o chão e os móveis, isolar a parede que será pintada e remover espelhos de tomadas e interruptores. Se você tiver crianças e animais de estimação em casa, evite que eles transitem pelo local e façam bagunça.

Escolhendo a tinta errada

Antes de comprar a tinta, você precisa considerar qual o espaço que será pintado, o tipo da tinta e da superfície que você vai cobrir.

Por exemplo, uma parede na parte externa da casa precisa de uma tinta diferente da que será usada no interior da casa. Áreas molháveis, como cozinha e banheiro, também precisam de uma tinta especial que seja resistente à umidade.

Saber quais áreas serão cobertas é essencial para conseguir um bom acabamento e garantir que a pintura dure por bastante tempo.

Outro erro comum e bem frustrante é escolher a cor errada. Para evitar isso, você pode escolher sua cor favorita e pintar uma pequena amostra na área que pretende aplicar. Assim é possível testar se a cor é do jeito que você imaginou e, caso não goste do resultado, consegue trocar a tempo.

Não comprar tinta suficiente para finalizar a pintura

Ficar sem tinta no meio do trabalho pode ser frustrante e é provável que não encontre a mesma cor que estava usando. Por isso, é recomendável comprar um pouco de tinta extra para evitar essa situação.

A quantidade de tinta necessária para o seu projeto vai depender da parede, da quantidade de tinta que ela absorve e da qualidade do produto.

Para calcular a quantidade ideal, tire as medidas das áreas que serão cobertas e verifique o rendimento da tinta que é indicado no galão.

Pincel x Rolo

Os pincéis e o rolos de pintura têm funções diferentes e, se usados de forma errada, o resultado final pode ficar comprometido.

pintura

Pincéis costumam ser usados nos cantos, ao redor de portas e janelas e em áreas menores. Já os rolos são indicados para pintar as áreas maiores da parede e devem ser usados com delicadeza. Assim, você consegue uma textura uniforme e com ótimo acabamento.

Esses são os principais erros que as pessoas cometem ao pintar as paredes de casa. Agora que você já sabe como evitá-los, está preparado para pintar sua casa?

AkiLar

Share
Share