Prós, contras e como fazer: tudo sobre ambientes integrados

Elas não são novidade – na verdade, provavelmente surgiram bem antes da sua avó – mas estão fazendo a cabeça de todo mundo por aí: são as residências open space (espaço aberto, em tradução livre), que abrem mão das divisórias internas em benefício de ambientes integrados que demonstram um estilo de vida livre, contemporâneo e pra lá de estiloso.

A história da arquitetura conta que os lofts, casas abertas com pouca ou nenhuma divisória, se tornaram muito populares em Nova Iorque a partir da década de 1970, em bairros como o Soho e como uma expressão da personalidade de moradores muito ligados à arte, à música e à vida boêmia – é por isso, aliás, que até hoje esse tipo de residência é associado ao que há de mais moderno e descolado.

Depois de ser influenciada por vários movimentos arquitetônicos, a tendência se metamorfoseou e ambientes integrados passaram a ser adequados a qualquer tipo de decoração, das pegadas mais clássicas e românticas às mais minimalistas. E só porque você não mora em um loft industrial da década de 1970, não significa que a sua casa não possa contar com um ou mais ambientes integrados.

Gostou da ideia? Então, antes de começar a quebrar as paredes, confira cinco vantagens e cinco desvantagens desse tipo de ambiente – e, no final, algumas dicas espertas para incorporá-los à construção com muito charme, conforto e elegância.

ambientes integrados
Imagem: flickr/jerthorp

 

OS PRÓS DOS AMBIENTES INTEGRADOS

– Menos dinheiro e menos tempo

Integrar dois ambientes é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro tanto na reforma, quanto na construção: algumas paredes a menos não só ajudam a economizar em tijolos, reboco e acabamento, mas também evitam a necessidade de portas, por exemplo, assim como os batentes e ferragens. Além disso, um projeto teoricamente mais simples leva menos tempo para ser construído.

– Promove sociabilidade

Se você tem filhos, já deve ter se incomodado com os adolescentes fechados o dia inteiro no quarto, ou as crianças longe das suas vistas. Integrando cozinha, sala e área externa, por exemplo, esse problema fica muito menor e a convivência em família ganha destaque, já que um ambiente integrado diminui o número de “paredes” atrás das quais se esconder.

– Um projeto bem feito permite adaptações

Como integrar ambientes é mais do que simplesmente fazer uma parede desaparecer, um arquiteto competente pode criar um projeto integrado que, ao mesmo tempo, permita mudanças na hora que você cansar da decoração – como incluir uma estante vazada para servir como divisória, por exemplo.

ambientes integrados
Imagem: flickr/ScottLewis

 

– É ideal para espaços pequenos

Como os apartamentos e casas ficam cada vez menores, nada melhor do que deixar tudo aberto – assim você evita o esforço de encontrar móveis pequenos para encaixar em cômodos minúsculos. Além disso, integrar ambientes traz sensação de amplitude, o que você pode reforçar utilizando móveis neutros e cores claras nas paredes.

–  Luz e ventilação

Um dos charmes dos lofts e ambientes abertos é justamente a abundância de ventilação, que consegue transitar pela casa sem obstáculos, e luz natural, que ajuda a economizar na fatura do mês. Se você puder incluir vidros ou varandas no projeto, ainda consegue promover integração com o ambiente externo.

OS CONTRAS DOS AMBIENTES INTEGRADOS

– Muito cuidado na decoração

Se já é difícil decorar um ambiente, você vai precisar se esforçar um pouquinho mais para criar uma decoração totalmente harmônica, já que vários “espaços” serão reunidos em um só. Assim, não dá para fazer uma cozinha em estilo oriental e uma sala clássica e romântica, ou sua casa vai acabar parecendo um carnaval. Aqui a dica é ter muito cuidado e mapear bem o espaço – escolha peças-chave, descubra o que você gosta e defina um padrão. Depois, faça pequenas adaptações para dar personalidade a cada ambiente.

ambientes integrados
Imagem: flickr/Kylie_Jaxxon

 

– Organização, organização e organização!

Se as portas, paredes e armários bloqueiam a luz e a ventilação, elas pelo menos ajudam a esconder aquela baguncinha chata do dia a dia que nem sempre dá tempo de arrumar. Mas, se você agir dessa forma em uma casa integrada, o resultado é péssimo e vai te perseguir o dia inteiro. Antes de tomar a decisão, decida se está disposto a manter tudo em ordem o tempo todo.

– O fim da privacidade

É claro, o banheiro vai continuar sendo um espaço exclusivo de quem o estiver utilizando; mas é só. Se você está afim de ler um livro na sua poltrona preferida e sua companheira quer chamar os amigos para um churrasco, vai ser preciso entrar em um acordo, já que a sala, a cozinha e a churrasqueira, por exemplo, talvez dividam o mesmo espaço. Se os ambientes integrados ainda incluem o quarto, a sintonia precisa ser perfeita para não causar problemas de convivência.

– Cheiros e barulhos

Se a cozinha faz parte da sala ou a casa é quase totalmente aberta, vai ser preciso lidar com o cheiro dos alimentos e o barulho das panelas o dia inteiro, já que não há mais para onde fugir. Nesse caso, a coifa é essencial para evitar que a gordura se espalhe pelos móveis, e a higiene precisa ser perfeita para evitar momentos desagradáveis.

ambientes integrados
Imagem: freeimages/RodrigoGutierrez

 

– Móveis funcionais e adaptados

Se você acha que quebrar paredes não vai trazer nenhuma grande mudança em relação ao mobiliário, está bem enganado. A primeira coisa que você perde é a chance de pendurar todos os quadros, ou incluir todos os armários e prateleiras que precisa para armazenamento. Afinal, paredes sumiram – e talvez aquela estante precise sumir também, para dar lugar a um sofá-cama ou um baú funcional.

MAS, QUAL É A MELHOR FORMA DE INTEGRAR OS AMBIENTES DA CASA?

Se um ambiente integrado casa com seu estilo de vida, existem alguns truques para conseguir o resultado que você imagina:

– Na cozinha, utilizar uma bancada de mármore para definir os limites do ambiente pode ser uma ótima opção;

ambientes integrados
Imagem: freeimages/TRISTAN

 

– Estantes vazadas são ótimas para separar a sala de televisão da sala de leitura ou a sala de estar do quarto, por exemplo;

– Nos ambientes de convivência, prefira móveis soltos e de fácil manuseio. Assim, quando você cansar da decoração, pode reorganizar tudo facilmente;

– Biombos acabam ficando um pouco esquecidos, mas são uma alternativa charmosa para substituir as paredes – e também podem ser movidos de acordo com a sua vontade.

ambientes integrados
Imagem: freeimages/AllisonChoppick. Imagem de capa: flickr/JeremyLevine

 

DICA: Se ambientes totalmente integrados ainda não são o que você procura, é só utilizar o meio-termo: substituir paredes por portas de correr, por exemplo. Assim, você deixa o ambiente aberto quando deseja, mas consegue isolá-lo se precisar de mais privacidade.

 

AkiLar

Share
Share