Truques simples para redecorar a cozinha sem gastar muito

A cozinha é um dos ambientes mais peculiares na hora de decorar a casa, principalmente porque tudo parece depender da mobília que você escolhe – ou seja, se o momento não oferece a grana que você precisa para fazer a cozinha dos sonhos, você tem grandes chances de acabar achando o resultado final um pouco sem graça.

Bom, se esse é o caso, seus problemas acabaram! Com alguns truques simples ou materiais baratos, você consegue pegar aquela cozinha que não tem tanto a ver com você e atribuir a ela o estilo que tanto queria – do romântico ao clean e moderno. Vamos a eles?

 

Primeiro passo: adeque os azulejos

Eles estão velhinhos ou quebradiços? Uma pintura cuidadosa resolve. Os azulejos estão bons, mas as fugas já escureceram? Trocá-las por fugas novas é um procedimento barato e transforma totalmente o visual do conjunto. Agora, se nada neles te agrada, não tem problema. Você pode resolver com a pintura ou, se preferir, utilizar adesivos para dar uma cara totalmente diferente às paredes. As opções são inúmeras!

azulejos
Imagem: flickr/emily may

Os móveis

Os móveis da cozinha realmente não te agradam? Calma, não precisa começar tudo do zero. É possível renová-los trocando as portas ou laminando-as com fórmica, por exemplo, assim você mantém o esqueleto do móvel – que provavelmente é bem neutro – e gasta muito menos na renovação. Agora, se o esqueleto também está ruim, você pode laminá-lo ou pintá-lo e depois trocar os puxadores. A única regra aqui é personalizar: use papel contact, que é muito barato, e faça nele os desenhos ou colagens que você preferir.

móveis
Imagem: flickr/Granite Charlotte Countertops

Os eletrodomésticos

Por que não estender a modificação à geladeira? Principalmente as brancas, que acabam amarelando com o tempo, ficam como novas depois de adesivadas, principalmente se você escolher uma cor mais alegre que combina com a decoração. E dependendo do modelo dos seus eletrodomésticos, eles também podem receber essa camada de renovação – tomando muito cuidado, é claro, com as exigências de segurança que são diferentes para cada um deles.

eletrodomésticos coloridos
Imagem: flickr/design milk

Acessórios e objetos que fazem toda a diferença

Tem acessórios de cozinha bonitos, diferentes, coloridos? Exponha-os! Pendure ganchos ou prateleiras pequenas e deixe-os à vista. Isso vale para louças bonitas, panelas charmosas, fruteiras ou aquela herança de família que está sob sua tutela.

Você ainda pode completar a decoração com tapetes estilosos e vasinhos de flores, folhagens ou uma mini hortinha, que além de charmosa ainda oferece ingredientes frescos para as suas criações na cozinha! E o melhor é que você nem precisa comprar nada novo: muitas mudinhas cabem naquelas latas bonitas que às vezes trazemos do mercado.

acessórios cozinha
Imagem: flickr/pedro reyna

A iluminação da cozinha é a chave

As luminárias também fazem uma diferença gigantesca na decoração de qualquer ambiente. Por isso, uma opção é trocar somente as luminárias da cozinha, escolhendo uma que seja a sua cara, E, se garimpar bem, você encontra várias opções de diferentes formatos que quase não pesam no seu bolso!

iluminação cozinha
Imagem: flickr/jay. Imagem de capa: freeimages/vera berard

 

AkiLar

Share
Share