Checklist: Como fazer a vistoria das instalações hidráulicas

Quem não entende muito do assunto pode acabar ficando um pouco confuso na hora de fazer a vistoria final da casa ou apartamento novos. Por isso, a primeira regra é nunca marcar a visita sem antes dar uma pesquisada no assunto – afinal, no calor do momento e na ânsia de ver tudo pronto, você pode acabar deixando passar itens essenciais que vão dar muita dor de cabeça no futuro. Você já viu o nosso checklist para vistoriar as instalações elétricas do seu novo lar (veja no site!). Agora, é hora de prestar atenção nas instalações hidráulicas. Confira abaixo quais são os itens que você deve verificar, e mantenha essa lista por perto na hora da visita!

CHECKLIST – Vistoria da instalação hidráulica

1 – As torneiras e os ralos especificados no projeto estão instalados nos lugares adequados?

2 – Abra todas as torneiras para ver se funcionam e, mais importante, se a água está escoando corretamente. Se quase não estiver saindo água ou se ela demora para escoar, há problemas na tubulação.

3 – Se foi instalado aquecimento nas pias da cozinha ou do banheiro, cheque se a água está aquecendo bem.

4 – Abra as torneiras na pressão mais forte e olhe embaixo da pia, bancada e a parede, se possível: há algum gotejamento no sifão, flexíveis dos metais ou vazamento na parede?

5 – Aperte a descarga do sanitário e repare na pressão e quantidade de água que ela solta: é o suficiente ou exagerada?

6 – Nesse momento, repare também em possíveis vazamentos, ou se a descarga volta à posição original com facilidade.

7 – Acione todas as torneiras e descargas ao mesmo tempo e repare na pressão da água. Ela diminui? Se a resposta for positiva, questione o técnico.

8 – Nos ambientes com ralo, encha um balde com água e despeje no chão – ou, no caso das varandas, você pode utilizar uma mangueira. Observe o caimento do piso: a água escorre diretamente para o ralo?

9 – De acordo com as regras de engenharia, somente terraços ou áreas planejadas para ter chuveiro são obrigados a contar com ralos. Mas, se a construtora prometeu que outros cômodos teriam (como a área de serviço, por exemplo), cobre!

10 – Cheque os registros. Estão funcionando?

11 – Olhe cuidadosamente todos os metais, para verificar se apresentam riscos ou manchas de produtos químicos. Por fim, veja também se estão firmes e bem instalados.

Imagem: flickr/WorldSkills UK

AkiLar

Share
Share