Dicas para acertar na mistura de estampas na decoração!

Você está sempre procurando maneiras de adicionar mais cores à sua casa? Você é ousado e aventureiro quando se trata de decoração? Se a sua resposta foi afirmativa, você está no lugar certo! A mistura de estampas na decoração da sua casa pode facilmente incorporar muito mais cores e é a oportunidade para fazer uma decoração ousada.

Mas tenha cuidado! Existe uma linha tênue entre o exagero e o bom gosto quando se trata de mix de estampas.

Por isso, selecionamos algumas dicas essenciais para criar um espaço eclético e aconchegante misturando uma variedade de estampas e cores.

Tenha moderação

Esta é a dica mais básica e, talvez, a mais importante. Misturar estampas com bom gosto na decoração significa moderação e precisão.

Use as estampas com um propósito mesclando com as cores sólidas. Também é importante espalhar as estampas pela casa para manter a decoração sofisticada. Assim você evita sobrecarregar o ambiente e evita que sua casa pareça uma bagunça caótica.

Lembre-se que o equilíbrio é a chave para o bom gosto!

Defina uma paleta de cores

Com uma paleta de cores bem definida, você pode assumir mais riscos e ousar com os tipos de estampas que irá misturar.

O ideal é ter uma paleta com três cores: duas cores mais brilhantes e uma neutra é uma excelente maneira de manter o equilíbrio. Um composé ou degradê de tons também cria uma mistura agradável.

Então, ao invés de ter cinco peças de diferentes estampas e cores, tente combinar os padrões com as cores que estão na sua paleta. Assim, você consegue usar vários itens estampados que combinam bem uns com os outros.

mistura de estampas

Use diversos tamanhos na mistura de estampas

Outra dica importante para misturar estampas é brincar com a escala dos padrões. Tente usar uma estampa maior e outra menor. Dessa maneira, você facilita a visualização e torna o ambiente mais interessante.

Por exemplo, você pode misturar uma estampa de poá com um desenho floral em tamanho grande, listras largas com bolinhas pequenas, grandes estampas geométricas com o chevron pequeno.

Não existe certo ou errado ao misturar o tamanho das estampas, apenas aproxime os modelos e veja se eles conversam entre si.

Escolha uma peça central

Independentemente do cômodo que você escolher para fazer o mix de estampas, é importante escolher uma peça central para ser o destaque da decoração.

Respeitando à dica anterior, você pode usar uma estampa grande em cores fortes nessa peça central, enquanto os outros itens devem ter estampas menores em cores mais discretas.

As estampas maiores funcionam melhor em móveis ou itens que ocupam muito espaço visual, como tapete, cortina, cama ou poltrona por exemplo. E por serem maiores, esses itens acabam se destacando no ambiente.

mistura de estampas

Menos pode ser mais

Se você segue o estilo minimalista, esta é uma ótima dica para você. Tente misturar estampas mais suaves e simples em acessórios menores.

Se desejar seguir uma paleta monocromática, pode misturar diferentes texturas para evitar que a decoração fique monótona. Você também pode variar o tamanho e misturar estampas na mesma cor para criar um visual interessante.

Se não se importar em usar mais cores, mas quiser manter as estampas nos detalhes, tente criar apenas um ponto de destaque. Assim você consegue misturar cores e estampas e manter o ambiente no estilo minimalista.

Agora é com você! Seja criativo e misture listras, bolinhas, chevron, padrões geométricos e florais sem medo!

Aproveite, o mix de estampas é uma tendência de decoração que proporciona bastante liberdade criativa para deixar a casa com a sua cara!

AkiLar

Share
Share