Cerâmica: como utilizar no ambiente e na decoração

A cerâmica é um material resistente, versátil e de fácil manutenção. Todas essas características tornam a cerâmica uma opção ideal para ser utilizada em pisos, revestimento de parede e peças decorativas.

Existem muitas maneiras de adicioná-la em diferentes formas e padrões para proporcionar uma aparência elegante a qualquer canto da casa.

Quer saber como? Continue lendo e descubra como você pode utilizar a cerâmica no ambiente e na decoração da sua casa!

Como utilizar a cerâmica no ambiente

A cerâmica é feita a partir de uma argila cozida, o que torna o material altamente resistente e impermeável. Além disso, ela pode ser produzida em diversas cores, texturas e acabamento.

Você só precisa escolher o que estilo que mais combina com o design da sua casa e adicionar a cerâmica em qualquer cômodo, tanto em paredes quanto em pisos!

Aqui estão algumas possibilidades para utilizar no ambiente:

Piso cerâmico

O piso cerâmico é bastante utilizado no chão de cozinhas, banheiros, áreas externas e outros cômodos.

O material é uma boa opção para ser utilizado no chão pois é resistente a mudanças repentinas de temperatura, atrito ou tráfego intenso. Além disso, o piso cerâmico é bem fácil de limpar e não exige manutenção depois de ser instalado.

Aproveite a variedade de cores e texturas para escolher o piso cerâmico que combine com cada cômodo e o estilo da sua casa.

cerâmica

Revestimento para parede

O piso de cerâmica é frequentemente utilizado para revestir as paredes de cozinhas, banheiros e lavanderias. Como o material é impermeável, é ideal para proteger as áreas molhadas.

Com a enorme variedade de modelos, ela não se restringe a apenas esses ambientes. Também é comum usar a cerâmica em áreas externas, salas, hall de entrada e até em quartos como uma alternativa mais barata em relação a outros revestimentos.

Hoje em dia, é possível encontrá-la em forma de tijolinhos, pedras, madeira, pastilhas, azulejo português, entre outros.

cerâmica

Com um pouco de criatividade, o revestimento cerâmico pode transformar seu ambiente em uma verdadeira obra de arte. Mosaicos, texturas, contrastes e combinações inspiradas em outros materiais oferecem muitas possibilidades para reinventar cada cômodo da casa.

Como utilizar a cerâmica na decoração

As peças desse material deixaram de decorar apenas as casas antigas e agora fazem parte da decoração contemporânea. Isso aconteceu por causa da valorização de peças mais artesanais e também pela grande variedade de objetos que podem ser produzidos a partir da cerâmica.

Essas peças podem ser simples e elegantes e servem praticamente para decorar praticamente qualquer espaço. Veja algumas maneiras de utilizar na decoração da sua casa!

Vasos

Os vasos são elementos decorativos clássicos e ficam bem em qualquer estilo de decoração, seja com ou sem flores ou plantas.

Um sugestão interessante é usar vasos de diferentes formatos e tamanhos e criar uma composição para decorar sua sala ou quarto.

Pratos decorados

Engana-se quem pensa que os pratos são apenas recipientes para comer. Com tantos modelos diferentes, eles se tornaram peças para serem exibidas pela casa.

Inclusive, existem artistas que fazem desenhos à mão em pratos de cerâmica especialmente para decoração.

cerâmica

Tem uma parede que está vazia e sem vida em sua sala de jantar? Uma mistura de pratos coloridos e expostos em uma parede proporciona uma nova aparência não apenas à parede, mas para todo o ambiente.

Esculturas

A cerâmica é um material versátil apreciado por muitos artistas para a criação de esculturas nos mais diversos formatos.

Para quem gosta de uma decoração clássica e elegante, vale a pena investir nesses ornamentos para decorar qualquer ambiente da casa.

Viu como é possível utilizar a cerâmica no ambiente e na decoração? Aproveite a beleza e versatilidade desse material para deixar sua casa mais bonita!

AkiLar

Share
Share