6 tipos de revestimentos para usar na fachada da casa

Tanto pela questão estética quanto pela funcionalidade, a fachada é considerada a “cara” da casa. E, como tal, precisa de cuidados especiais para protegê-la do ambiente e mau tempo, não é mesmo?

Para isso, existem os revestimentos exteriores que garantem melhor isolamento térmico, proteção contra a umidade e, claro, deixam a fachada da sua casa muito mais bonita.

Existem diversos tipos de revestimentos para a área externa, cada um com suas especificidades em relação à preço, resistência, aparência e manutenção. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então confira agora 6 tipos de revestimentos para usar na fachada da sua casa!

1. Pintura

Começamos com o revestimento mais utilizado em fachadas. A pintura é uma opção barata e prática que você já deve conhecer bem.

Para usar a pintura como revestimento da sua casa é importante seguir alguns cuidados. Por ficar exposta a sol e chuva, a tinta exige mais manutenção. Além disso, é recomendável que você utilize uma tinta acrílica à base de água especial para áreas externas.

Porém, se a sua casa tem problemas com excesso de umidade, esse revestimento não é a melhor alternativa.

fachada

2. Concreto

O concreto também é um revestimento para fachada que pode ser usado em blocos ou inteiro. Além das vantagens estruturais, esse é um recurso econômico e bem versátil.

Com o revestimento de concreto é possível criar vários tipos de fachadas, principalmente se a arquitetura da casa for no estilo industrial e contemporâneo.

O lado negativo do concreto é que ele sofre os efeitos da dilatação, o que pode comprometer sua durabilidade. Por ser um material poroso, o revestimento também absorve qualquer tipo de sujeira e, com o tempo, a estética da fachada não será a mesma.

fachada

3. Tijolo

Os tijolos de demolição estão em alta no mundo da arquitetura, principalmente em casas do estilo industrial e rústico. O revestimento confere uma aparência inacabada e, ao mesmo tempo demonstra todo o trabalho manual para instalar tijolo por tijolo.

Esse tipo de material também tem muitas vantagens, como durabilidade, resistência ao fogo, é natural, reciclável e isolante térmico. Uma desvantagem é que a superfície porosa dos tijolos absorve muita umidade.

fachada

4. Pedras

O revestimento com pedras proporciona um toque de estilo e elegância para as paredes externas.

Esse tipo de revestimento é bem versátil e pode ser encontrado em diversos tamanhos cores e estilos. Por isso, as pedras combinam com todos os tipos de construções, desde as mais contemporâneas até as rústicas.

Painéis de revestimento de pedras são fáceis de instalar, não exigem muita manutenção e resistem bem à ação do tempo.

fachada

5. Porcelanato

O porcelanato é amplamente utilizado como revestimento externo por causa das suas propriedades excepcionais. O material é resistente a arranhões, materiais abrasivos, tem alta durabilidade, não absorve umidade e não acumula sujeira.

Existe uma enorme variedade de cores, tamanhos e estilos de porcelanato, por isso o revestimento se encaixa na maioria dos projetos, deixando a fachada com um acabamento elegante.

fachada

6. Parede verde

As superfícies com vegetação oferecem muitas vantagens não só visuais, como também acústicas e térmicas.

Ter um jardim vertical na fachada de casa protege a estrutura contra efeitos corrosivos da poluição urbana. Além disso, as plantas absorvem a umidade, evitando danos na estrutura.

Nesse tipo de revestimento são utilizadas plantas trepadeiras, como a unha de gato (ou hera) apoiadas em estruturas montadas (como trelas, treliças e cabos) ou na própria parede da casa.

O revestimento para fachada é um parte importante de qualquer construção. Cada tipo de revestimento serve para diferentes propósitos, funções e orçamento, portanto, pesquise bem ao escolher o material para sua casa..

Qual o seu tipo de revestimento para fachada favorito? Compartilhe sua opinião nos comentários!

AkiLar

Share
Share