Guia do iniciante: comece sua horta caseira do zero em 5 passos simples

Quem gosta de estar em contato com a natureza ou opta por uma alimentação cheia de nutrientes geralmente prefere alimentos que venham direto da terra. Mas, se você não tem a mínima experiência com o assunto ou mora em um apartamento que sequer oferece sacada, como colocar em prática sua própria horta caseira?

É simples: com as dicas abaixo, você vai aprender a montar sua horta do zero, principalmente em espaços pequenos. Se você mora em casa e tem um jardim disponível, é só adaptar para a sua realidade, e aproveitar para aumentar o número de espécies de plantas que farão parte do seu mix! Vamos lá?

1 – Escolha o lugar

Disso vai depender a estrutura da sua horta. Ela ficará na varanda, onde há bastante sol? Ou na cozinha, com iluminação mais amena? Decida também se há espaço para que as plantas cresçam, ou se é melhor escolher espécies que permaneçam pequenas.

A partir da sua realidade é possível fazer uma pesquisa mais ampla e decidir o que fará parte da sua horta. Lembre-se de escolher não só plantas que você gosta de consumir, mas experimentar espécies diferentes para diversificar o cardápio da casa!

horta caseira
Imagem: flickr/JakobLawitzki

 

2 – Escolha os temperos, ervas e hortaliças que você quer plantar

Quando você já sabe quanto espaço tem disponível e quais plantas se adaptam melhor a ele, é só escolher os “ingredientes da sua horta”. E lembre-se que, para isso, é preciso considerar também as características de cada espécie: algumas, por exemplo, não podem dividir a terra com outras, já que isso interfere no equilíbrio químico de ambas e impedem o crescimento saudável. A palavra de ordem, aqui, é pesquisar!

horta caseira
Imagem: flickr/KateTerHaar

 

3 – A lista de compras

Quando chegar aqui, você já terá sua horta caseira idealizada em mente – e saberá também quantos recipientes, de quais tamanhos, precisa adquirir para começar a plantá-la. Além deles, você vai precisar das plantas escolhidas em muda ou já crescidas, uma mistura de terra, areia e composto orgânico e acessórios para auxiliar o plantio e a rega, como regador, tesoura de poda e um ancinho.

horta caseira
Imagem: flickr/AliceHenneman

 

4 – Comece a montagem da sua horta caseira

Com tudo preparado e por perto, coloque no recipiente desejado primeiro alguns pedacinhos de azulejo sobre o furo de drenagem, para evitar que entupa. Em seguida, cubra o fundo do vaso com uma base de argila expandida ou brita. Em seguida, adicione uma camada de areia grossa para construção, ou uma mistura (feita em outro recipiente) da areia, terra vegetal e terra comum. Se optar por colocar a areia primeiro, adicione em seguida a mistura de terra. Em ambos os casos, inclua na mistura o adubo orgânico escolhido, como húmus de minhoca.

horta caseira
Imagem: flickr/Soaringbird

 

5 – Adicionando a muda

Em seguida, marque com o dedo o local de cada muda (respeitando o espaço necessário para cada espécie) e defina o local de cada uma. Depois, abra espaço e coloque-a delicadamente no espaço desejado. O topo do torrão deve acabar entre 0,5cm e 1cm abaixo da borda do vaso.

Finalize com terra ou a mistura até a borda do vaso e deixe firme, mas ainda fofa. Regue suavemente e complete com pedrinhas, folhas secas ou cascas de pinus para manter a umidade.

horta caseira
Imagem: flickr/MichaelaKash Imagem de capa: flickr/Suzettesuzette

 

MANUTENÇÃO

Para manter as plantas saudáveis, mantenha a terra sempre úmida (não encharcada) e retire folhas amareladas ou doentes para que não suguem os nutrientes das outras. Complemente a adubação a cada dois ou três meses, seguindo sempre as orientações do jardineiro de confiança ou da embalagem do produto escolhido.

 

AkiLar

Share
Share