Chega de bagunça: organize de uma vez por todas a lavanderia!

Como é na lavanderia que se concentram todos os materiais de limpeza, roupa suja e calçados esperando para serem lavados, é normal que ela acabe ficando um pouco bagunçada com o passar do tempo.

Mas, se finalmente chegou a hora de colocar esse cômodo da casa em ordem, confira abaixo as melhores dicas de especialista. A bagunça nunca mais vai conseguir se instalar na sua lavanderia!

1 – Faça uma limpeza

Primeiro, é hora da faxina: jogue fora tudo que você não utiliza mais, está sem “par”, ficou perdido e acabou por ali mesmo… enfim, chegou a hora de se livrar de todas as “tralhas”! Lavanderia não é depósito.

2 – Organize a cabeça antes da lavanderia

E não há forma melhor de fazer isso do que com uma lista: coloque no papel tudo que precisa ter espaço na sua lavanderia, dos produtos de limpeza à caixa de ferramentas e tábua de passar roupa. Assim você consegue visualizar quais são suas necessidades de armazenamento e como os espaços deverão ser divididos para acomodar tudo. E não esqueça: é legal separar um espaço também para as roupas secas, antes de serem passadas. Vê-las empilhadas por aí tira o bom humor de qualquer pessoa!

organização lavanderia

3 – Separe os produtos de limpeza por categoria

Essa dica deixa seu dia a dia mais fácil. Crie grupos: produtos para lavagem de roupas, itens utilizados para a limpeza de vidros e janelas, desinfetantes, desengordurantes e os estoques, se você costuma comprar em maior quantidade.

4 – Deixe tudo pronto para o uso

Gosta de limpar o sofá com uma mistura de água e vinagre? Ou quer ter o bicarbonato de sódio pronto para polvilhar nas privadas? Deixe tudo a mão, de acordo com o que você vai usar – isso inclui deixar ao alcance o que é mais usado, na parte de trás o que é periódico e colocar em borrifadores ou recipientes especiais o que for necessário. Assim, não precisa ter esse trabalho toda vez que for começar a faxina. Outra dica: não se esqueça de colocar etiquetas identificadoras o que não estiver especificado no frasco!

5 – Defina os cestos de roupa, eletros e utilitários

Quer utilizar um só para todas as roupas sujas? Ou já deixar separado de acordo com a ordem de lavagem? Existem vários modelos de cestos por aí, com quantas divisórias você precisar! Nessa hora, é preciso também considerar o espaço que você tem disponível para colocar os cestos, assim como os eletrodomésticos e outros itens que ficarão guardados na lavanderia, como o aspirador, o ferro de passar e o varal.

organização lavanderia

6 – Planeje o espaço

Agora que você já sabe tudo que vai precisar encaixar na sua lavanderia, chegou a hora de planejar o espaço. Pense aonde irá guardar todos os itens, se algum ficará à vista – como um varal embutido, por exemplo – e como sua vida pode ficar mais prática no dia a dia.

7 – Mobiliário que faz toda a diferença

Seja a sua lavanderia gigantesca ou super compacta, existem algumas peças que ajudam a organizar e dão um charme especial. Além da estante principal, que deve reunir a maior parte dos pertences, é uma ótima ideia acrescentar uma bancada pequena na altura do peito ou cabeça, preferencialmente acima do tanque – assim você apoia os utilitários e ganha um espaço extra sem prejudicar sua movimentação. E o melhor: ela ainda pode servir de base para uma arara de cabides, onde você pode pendurar as camisas para secar ou passar. Nichos e cestas nas paredes também ajudam a organizar – e ficam lindos!

Você tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários! <3

AkiLar

Share
Share