Casas pré-fabricadas: Quais as vantagens?

Tomando cada vez mais espaço no mundo da arquitetura e design, as casas pré-fabricadas possuem uma série de vantagens.  

Trazendo praticidade e economia para a sua obra, esse tipo de moradia também oferece sustentabilidade, qualidade e designs modernos.

No texto a seguir, você vai entender o que é esse tipo de moradia, quais as suas vantagens e algumas inspirações. Acompanhe!

O que são casas pré-fabricadas?

As casas pré-fabricadas ou modulares, são chamadas assim porque as peças ou módulos são fabricados fora do local da obra. Ou seja, são feitas com antecedência em fábricas e em seguida, montada no local escolhido.

Isso faz com que o profissional responsável pela obra apenas monte a casa no local escolhido, tornando o tempo de construção muito mais rápido. 

Existem diversos tipos de casas pré-fabricadas, mas os dois mais utilizados são o de madeira e o de concreto.

Vantagens 

Além de funcionais, as casas pré-fabricadas possuem diversas vantagens, normalmente relacionadas a qualidade e eficiência.

As 5 principais vantagens são:

Rapidez

Uma das principais vantagens das casas pré-fabricadas é a rapidez da construção. Pois, esse modelo permite que as peças sejam feitas em uma fábrica enquanto a fundação é realizada no local da construção. 

Por se tratar de peças prontas, a montagem no local é muito mais rápida do que uma obra tradicional.

Precisão

Diferente de uma construção tradicional onde as medidas são retiradas na obra, a pré-fabricação permite uma maior precisão, pois são utilizados gabaritos. 

Além das medidas, há também uma precisão no consumo de materiais, pois não há perdas no canteiro de obra. Além disso, você também consegue obter um valor fechado  e exato de construção.

Custo/Benefício

Por obter uma padronização nos processos e nos materiais, a eficiência se torna maior, reduzindo assim, o tempo e o custo de construção. 

Além de se ter um desperdício de materiais quase nulo, é possível obter um investimento de mão de obra e de materiais muito mais preciso. Podendo utilizar materiais com melhor desempenho sem elevar o valor final, trazendo um melhor custo benefício.

Limpeza

Por utilizar muito pouco um canteiro de obras, o acúmulo de sujeira e entulho é quase inexistente, facilitando a organização e a limpeza no local da obra.

Sustentabilidade

Por grande parte das peças serem fabricadas fora do local da obra, o desperdício de materiais é praticamente zero. 

Além de aproveitar ao máximo os materiais, existe também a possibilidade de implementar painéis solares e captação da água da chuva nos projetos, tornando-os ainda mais sustentáveis.

Agora que você já sabe as vantagens de se construir uma casa pré-fabricada, trouxemos algumas inspirações para te ajudar a construir sua casa ideal.

Leia também:

AkiLar

Share
Share