Automação residencial: o que já existe no mercado brasileiro?

Robôs que fazem a limpeza, aparelhos eletrônicos que atendem a comandos de voz, projeções holográficas que substituem o computador pessoal… quando se pensa em uma residência do futuro, com todas as maravilhas da automação, essas são algumas das imagens que vêm à mente.

Mas, quais delas já estão disponíveis no mercado brasileiro?

É o que vamos descobrir agora.

O que é automação residencial?

A automação residencial é o nome que se dá ao uso da tecnologia para tornar automáticas tarefas habituais em uma casa convencional, que do contrário ficaria a cargo dos moradores.

Ela inclui dispositivos como sensores de presença, temporizadores ou botões keypad ou de controle remoto, capazes de acionar cenas ou tarefas pré-programadas.

O resultado é um dia a dia cheio de conforto e facilidade.

Quais são as vantagens de automatizar a casa?

Praticidade

Você não percebe, mas gasta muito tempo e atenção, todos os dias, em tarefas desnecessárias. Abrir e fechar as janelas para ventilar os ambientes, conectar e desconectar dispositivos de fontes de energia, manter o chão limpo, acionar o alarme…

Com a automação, é possível utilizar seu tempo no que realmente importa, deixando as tarefas robóticas para dispositivos desenvolvidos especialmente para isso!

Conforto

E se, naquele dia de calor tórrido, você chegasse em casa e encontrasse-a climatizada esperando por você? E que tal levar os amigos para o happy hour e encontrar a iluminação certa, com a música ligada, logo na chegada?

Esses são alguns dos luxos que esperam quem optar pela automação residencial.

automação

Segurança

Ela é um dos maiores benefícios de uma casa automatizada: o acesso por biometria, por exemplo, garante que só as pessoas cadastradas possam acessar a residência. A existência de câmeras de vigilância integradas com o alarme da polícia e disponíveis 24 horas por dia no celular também deixam qualquer proprietário muito mais tranquilo.

Economia

Existe, é claro, um investimento inicial para instalar os equipamentos necessários e fazer a integração entre todos os dispositivos. Mas, depois dessa etapa, a economia passa a ser visível: uma casa automatizada não tem desperdício de luz ou água, já que tudo pode ser controlado remotamente e os temporizadores ajudam até os mais distraídos a não gostar mais que o necessário.

Prevenção de acidentes domésticos

Se a segurança contra intrusos já cresce exponencialmente com a automatização, no caso dos acidentes domésticos a efetividade é ainda maior!

É possível, por exemplo, evitar o superaquecimento de eletrônicos, além de receber avisos pelo celular caso haja uma ocorrência, como um curto-circuito.

E qual é a desvantagem da automatização?

Se as vantagens são inúmeras, a desvantagem é uma só: os valores ainda elevados para a automatização de uma residência, tanto no Brasil quanto no exterior.

Dependendo das escolhas do cliente, os valores podem ir de R$ 5 mil a R$ 500 mil.

Nesse caso, o mais recomendado é fazer uma pesquisa extensa para descobrir quais opções cabem no seu bolso e são essenciais na sua casa.

Opções de automação residencial já disponíveis no mercado

Biometria: Substitui as chaves para o acesso à residência. Com ela, basta colocar o dedo no sensor para abrir a porta. Se alguém tenta entrar e não é reconhecido pelo sistema biométrico, você recebe um aviso no celular.

Alarme sem fio: A maior vantagem é não precisar quebrar paredes ou ter transtornos para fazer a instalação do alarme. Com sensores de presença nas portas e janelas, tem ainda uma central e permite o ajuste do volume das sirenes. O controle é feito por celular, e funciona com ou sem internet.

Limpeza de água da piscina: O equipamento fica sempre na piscina e pode ser programado para, periodicamente, aquecer e filtrar a água. Permite economizar a energia elétrica das bombas hidráulicas!

Iluminação: Que tal ter um programa especial de iluminação da casa para cada ocasião? Um padrão para assistir TV, outro para festas, outro para um jantar à luz de velas… o que você imaginar!

Ajuste de temperatura: Automatizando o ar-condicionado, é possível controlá-lo pelo celular. Isso permite que você chegue em casa em um dia quente e seja recebido por um ambiente fresquinho, através de um simples toque num aplicativo!

Banho preparado: Sabia que é possível automatizar até a banheira? Com um comando via internet, ela fica cheia, quentinha e com as bombas de hidromassagem ligadas. Aí é só chegar em casa e aproveitar momentos incríveis de relaxamento!

automação residencial

Eletrodomésticos inteligentes: Que tal colocar o pão de queijo no forno de manhã e ligá-lo só à tarde, perto da hora do seu café? Ou acionar o fogão um pouco antes de chegar, para aquecer a água do chá. Talvez você prefira uma geladeira que te avisa quando os alimentos estão prestes a vencer, permite a organização da lista do supermercado e até um catálogo de receitas… tudo isso já é possível!

Como instalar em casa?

Como estamos falando de tecnologia de ponta, a instalação precisa ser feita sempre com um profissional especializado.

Confira nossa lista de prestadores de serviço e descubra a opção mais próxima de você!

AkiLar

Share
Share