Guia fácil para acertar na escolha do piso de qualquer ambiente

Pode não parecer, mas o piso é o acabamento mais importante de qualquer ambiente, já que é nesses detalhes que se define qual será a “cara” da decoração. Por isso, quem está construindo ou reformando precisa passar por essa etapa com muita calma para criar a identidade certa e não ter uma decepção quando todo o resto estiver finalizado. Não sabe por onde começar a escolher o piso? Mantenha as dicas abaixo em mente quando chegar a hora de definir o acabamento e fique bem longe dos erros que a maioria das pessoas comete!

 

1 – Pense de forma prática

Antes de pensar na estética, você precisa definir qual é o material mais adequado para cada tipo de ambiente. Áreas externas pedem materiais antiderrapantes, resistentes à água e também atérmicos, se próximo à área da piscina. Na cozinha e área de serviço, busque opções pouco porosas para não absorver água ou produtos químicos, além de facilitar a limpeza. Banheiros pedem porcelanatos naturais e também antiderrapantes, para evitar acidentes. Já os quartos são mais versáteis, mas o mais indicado é o uso de opções que tragam conforto térmico, como laminados e pisos vinílicos.

pense prático
Imagem: flickr/Bill Wilson

2 – Escolha o estilo e os materiais

Agora que você já sabe quais são os pré-requisitos para garantir a segurança, praticidade e durabilidade do piso de todos os ambientes, é hora de deixar a imaginação rolar solta. Planeje o ambiente pensando nas cores que devem predominar e escolha qual será o estilo da decoração: clean? Romântica? Rústica ou industrial? Com essa base, busque o que mais se adéqua ao que você idealizou dentre o que há disponível.

Para áreas externas, especialistas indicam o porcelanato, granito flameado, cimento queimado ou uma composição com pedras rústicas como pedra mineira ou Miracema.

Na cozinha você pode optar entre piso cerâmico, granitos ou porcelanato, e nos banheiros, com os mesmos materiais, é preciso cuidar com os modelos mais escorregadios – fora isso, existem opções quase infinitas de composição com pastilhas ou diferentes materiais para a área seca e molhada, por exemplo.

Para as salas, porcelanatos polidos, acetinados, mármores, granitos e até o cimento queimado, sem conta as opções de madeira ou semelhantes. Lembre-se de levar em conta o clima – lugares mais quentes pedem pisos mais frios, e vice-versa.

Nos quartos depende muito do tipo decoração escolhido, mas as madeiras dominam na busca por aconchego e o cimento queimado ou porcelanato são boas opções para ambientes mais modernos e clean.

estilo e materiais
Imagem: flickr/Boa Franc

3 – Evite os erros mais comuns na hora de escolher o piso

Os maiores equívocos que as pessoas cometem com a escolha desse acabamento tem a ver não só com a falta de experiência, mas principalmente com a vontade de economizar a qualquer custo. Com o orçamento apertado, muita gente acaba optando pelo mais barato e acaba esquecendo de listar os prós e contras em relação aos critérios técnicos: absorção de água, tráfego, composição e garantia.

Na parte estética, é preciso prestar muita atenção na hora de escolher um material para substituir outro. Porcelanatos que imitam madeira, por exemplo, precisam ser de muito bom gosto para que o resultado final não prejudique a estética do ambiente, deixando você mais distante dos seus sonhos do que quando a obra começou.

erros comuns
Imagem: flickr/Kendyl Young. Imagem de capa: freeimages/samuel chieng

 

AkiLar

Share
Share