O que você precisa ter em mente na hora de contratar a mão de obra

Seja para uma reforma ou construção, a mão de obra é um dos pontos que mais exigem atenção para evitar problemas futuros. Em alguns casos, o arquiteto, engenheiro ou empresa contratada pode cuidar também dessa parte. Mas, se é você quem vai ficar por perto e lidar com o mestre de obra e os profissionais contratados, existem alguns cuidados essenciais para tomar antes, durante e depois do processo – principalmente porque toda obra gera pequenos problemas ou preocupações, e é preciso estar atento para driblá-los sem comprometer o resultado.

Então, antes mesmo de chegar a essa etapa do projeto, fique atento aos itens abaixo:

1 – Comece pelo começo

Não saia pesquisando eletricistas, encanadores e pedreiros por aí: o que você precisa é encontrar um mestre de obras de confiança (que pode, é claro, ser também um eletricista, pedreiro ou encanador). Ele é especialista no assunto e saberá ajudar você a fazer um cronograma realista, definir materiais, custos e, o mais importante, um mestre de obras experiente pode já conhecer ou encontrar os outros profissionais que você precisa.

2 – Referências, referências e mais referências

Infelizmente, ainda não existe um “guia definitivo dos bons profissionais”, portanto o mais perto que você vai chegar disso é encontrar referências de mão de obra confiáveis, e de mais de uma fonte. O mais indicado é conversar com amigos, conhecidos e familiares e saber qual foi a experiência deles com o profissional indicado. Se possível, faça também uma visita aos trabalhos que o indicado realizou. E se o profissional é que procurou você para oferecer seus serviços, o trabalho é o mesmo: peça pelo menos cinco referências (você não vai querer alguém com menos experiência que isso, não é?), converse com todas elas e visite as obras antes de fechar negócio.

3 – Sente e converse sobre o projeto

Quando você encontrou o candidato certo, é hora de conversar com ele sobre a obra que você tem em mente e sobre tudo que inclui o projeto. Pense com cuidado, peça a opinião dele e veja se tudo está contemplado – dos materiais corretos às etapas da edificação. Um bom profissional é aquele que tem experiência com o que você quer fazer, possui o know how e é capaz de oferecer o suporte que você precisa.

mão de obra
Imagem: freeimages/RolandMaier

4 – Combine os prazos com clareza

Este é um item muito importante, já que o atraso é uma das maiores fontes de nervosismo em relação à mão de obra em construções ou reformas. Além de conversar com o encarregado sobre o tempo necessário para realizar cada etapa, é preciso definir também os prazos “extras” por conta de chuvas, entrega de materiais e outros fatores relevantes. É claro, ninguém gosta de pensar em atrasos, mas inclui-los nos seus planos e definir limites máximos toleráveis ajuda a diminuir a frustração.

5 – Faça um contrato de serviço

O tipo de contrato varia de acordo com a complexidade da obra, mas ele é essencial mesmo para as reformas mais simples. Coloque no papel absolutamente tudo: o tipo de serviço, prazos, descrição detalhada das atividades a serem realizadas, forma de pagamento e até mesmo multas, se for o caso. E não se esqueça de deixar a última parcela para depois do fim da obra, quando tudo já estiver aprovado, e anexar o projeto ao contrato. O documento precisa ser completo para que você tenha respaldo no caso de uma eventual confrontação.

6 – A compra dos materiais

Defina antes de começar a obra quem é responsável por atividades secundárias, como a compra dos materiais ou a supervisão das entregas. Parece irrelevante, mas esse é um dos principais motivos de discussão em qualquer obra.

Se o encarregado ficar responsável pelas compras, preste atenção à lista e defina as marcas, lojas e orçamento, para que ele não desperdice. Se o responsável por essa parte for você, solicite uma lista completa do que será necessário, e os prazos – geralmente, sempre aparecem “novidades” no dia a dia e, se você conseguir adiantá-las, fica bem mais fácil pechinchar.

A lista de materiais que ele te entregou é pequena? Em uma obra, nunca é. Peça detalhes sobre as próximas etapas para descobrir o que ele esqueceu de citar.

7- Questões trabalhistas da mão de obra

A mão de obra é terceirizada? Ou são profissionais informais que farão o trabalho? Pesquise bem quais são as leis e cuidados envolvidos em ambos os casos, e tome todas as medidas necessárias para evitar acidentes ou qualquer problema futuro, pelos quais você poderá ser responsabilizado.

mão de obra
Imagem: freeimages/vailiki. Imagem de capa: freeimages/BurcinTuncer

 

8 – Entulhos e outras questões

Quem vai pagar a caçamba? E pedir a troca? Ela pode ficar na frente da obra? E os caminhões de entrega dos materiais? As proteções no piso serão colocadas pelo encarregado? E quais serão elas?

Existe uma série de questões que muita gente só lembra no decorrer da obra, mas precisam ser conversadas antes de ela começar. Defina de antemão quem cuidará do quê, e se possível inclua isso no contrato de serviço.

9 – Decida se vai fazer seguro

Tijolos, telhas, cimento… não parece muito atrativo, mas na verdade algumas etapas da obra envolvem uma grande quantidade de materiais de alto valor estacionados pelo terreno. Por isso, decida se será necessário fazer um seguro de obra, já que um roubo pode acabar causando bastante mal-estar e desconfiança entre os trabalhadores e o cliente.

10 – Entenda o que está acontecendo

Como em qualquer profissão, quem não é da área não sabe muito bem como funciona uma obra. Por isso, antes do início, pergunte ao encarregado quais são as etapas, o que cada uma delas envolve e qual é a metodologia aplicada. Dessa forma, você tem mais controle sobre o que está acontecendo e ainda ajuda o profissional a organizar mentalmente tudo que precisa ser feito. Ah, e é claro: dê espaço para que a equipe trabalhe, mas mantenha-se por perto para sanar eventuais dúvidas e acompanhar o desenvolvimento da construção ou reforma.

11 – A obra terminou? Oficialize

Quando estiver tudo pronto, faça uma vistoria na companhia do encarregado: verifique se o projeto foi seguido, se não há nada faltando e se todas as instalações e sistemas funcionam corretamente. Depois, faça um documento de recebimento formal, conhecido como aceite de obra, para finalizar o processo. E, é claro, acerte a última parcela – com uma pequena gratificação, se o trabalho agradou e você quiser que ele volte para resolver qualquer probleminha no futuro.

AkiLar

Share
Share