Paredes de vidro: saiba como construir uma casa incrível

Elegância, sensação de amplitude e um contato mais próximo com a natureza: esses são alguns dos benefícios de substituir as paredes de alvenaria da casa (principalmente aquelas que separam a área interna da externa) por paredes de vidro sustentadas por madeira ou concreto.

Apesar de ainda não tão popular no centro das cidades, esse tipo de arquitetura já se tornou uma referência de estilo em ambientes mais afastados, moradas com grandes áreas externas e principalmente aquelas que contam com uma vista incrível – afinal, quem não gostaria de ter o mar ou as montanhas ao redor como parte natural da decoração de qualquer ambiente?

Se uma estrutura como essa lhe atrai, você vai gostar de saber que ela não é tão inacessível quanto parece. Apesar de exigir alguns cuidados especiais na hora de construir ou adaptar a casa, as “paredes de vidro” podem até sair mais barato que as comuns de alvenaria, já que a estrutura da primeira é mais simples.

Quer conquistar sua própria fachada de vidro? Confira as dicas abaixo para garantir a segurança e o conforto na hora da colocação.

Cuidados essenciais para construir paredes de vidro

– A cobertura de vidro pode ser colocada no teto, nas paredes e até no chão. O primeiro passo é considerar o projeto arquitetônico completo: você quer uma fachada inteira de vidro, por todos os lados, ou apenas como complemento da sala de estar? E a posição do sol, é adequada para utilizar a estrutura?

paredes de vidro

– Considere também questões de segurança. O imóvel precisará ter outros tipos de proteção, como câmeras de segurança ou muros altos, dependendo de onde você mora. Além disso, se há outras casas muito próximas ou vista para a rua, é interessante incluir no projeto uma cortina que cubra as paredes de vidro completamente, para evitar “curiosos” quando for necessário.

– Qual será a estrutura das portas ou parede? A madeira é uma ótima opção, mas você também pode manter o concreto e dar um ar mais industrial para o ambiente, misturar ambos ou optar por materiais ecológicos como a bioconstrução, se quiser um efeito mais rústico.

– Preocupado com a privacidade? Não precisa. Existem diversos modelos no mercado de vidros revestidos com películas que impedem que a parte interna seja vista de fora, seja durante o dia ou a noite. Converse com seu profissional de confiança!

– A escolha do vidro precisa ser responsável: existem tamanhos, estruturas e densidades adequadas para diferentes finalidades. O vidro de uma mesa, por exemplo, é muito diferente de um vidro que faz o papel de parede e está sujeito ao sol, à chuva e ao vento todos os dias. Lembre-se também que as paredes podem causar efeito estufa, já que o calor será absorvido para dentro da casa.

paredes de vidro

– Uma parede de vidro só é bonita se estiver limpa; senão, todo o efeito vai por água abaixo. Por isso, tenha certeza de que há a possibilidade de manter a limpeza todas as semanas e até a cada três dias, em épocas de muita chuva. Além disso, para não prejudicar o material, a limpeza deve ser feita sempre com os utensílios e produtos adequados e não abrasivos.

DICA: Se uma casa convencional já fica incrível com uma fachada de vidro, já pensou aproveitar para criar um pé-direito duplo? Quando recebe uma facha de vidro, uma estrutura como essa se torna extremamente elegante – você nem vai precisar pesar muito na decoração.

Tem outras dicas? Compartilhe com a gente 😉

AkiLar

Share
Share