Cuidados na hora de trocar a fiação da casa

Normalmente as pessoas lembram de trocar a fiação elétrica da casa apenas quando um disjuntor desliga e as coisas param de funcionar. Concorda?

Esses sinais de alerta mostram que a rede elétrica da casa está se tornando perigosa e precisa de manutenção o quanto antes.

A instalação elétrica é projetada juntamente com a construção de uma casa. Portanto, é normal que ela fique defasada com o passar do tempo. Seja porque a casa é antiga ou porque o número de aparelhos elétricos aumentou.

Quando trocar a fiação elétrica?

Computadores, ar-condicionado, televisões, lavadoras, celulares, videogames. Muitas dessas coisas não existiam ou eram pouco usadas há décadas atrás.

Agora imagine todos esses equipamentos ligados ao mesmo tempo em uma casa construída a 30 anos atrás. É comum que mais cedo ou mais tarde a rede elétrica fique sobrecarregada.

Portanto, o uso de equipamentos elétricos é um fator importante para considerar a atualização do sistema elétrico de uma casa.

Plugues e tomadas quentes ou com manchas de queimadura, luzes piscando, disjuntores desarmando sem razão e fusíveis queimados são indícios de que a fiação elétrica precisa ser trocada o quanto antes.

Outro ponto a ser considerado é que os componentes elétricos possuem uma vida útil. Esse período é variável de acordo com as condições de uso, conservação e marca do produto.

Para saber o momento certo de trocar a fiação elétrica da casa, procure um profissional. É indicado que a revisão da rede seja realizada uma vez a cada cinco anos.

Cuidados ao trocar a fiação elétrica da casa

Quando for projetar e executar a troca da fiação do imóvel, é preciso seguir algumas recomendações.

A norma técnica da ABNT, NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, estabelece algumas diretrizes para garantir uma instalação elétrica mais segura e de maior qualidade.

Esses cuidados contribuem para evitar curto-circuito e incêndios causados por falhas na rede elétrica.

Confira os principais cuidados que você deve tomar ao trocar a fiação elétrica da casa:

Não use cabos PP (500 ou 750 volts), Paralelo ou Torcido (300 volts) nas instalações

Esses cabos não possuem propriedade antichamas e são indicados apenas para a ligação de equipamentos eletrônicos ou em extensões para ligação temporária de aparelhos.

Tenha um sistema de aterramento

O fio terra é um item de proteção obrigatório e contribui em caso de descargas elétricas na residência. O aterramento também é importante na proteção dos componentes elétricos da instalação e dos equipamentos eletrônicos.

Evite usar “benjamins” ou “tês”

Ligar mais de um equipamento na mesma tomada pode sobrecarregar a rede que foi preparada para receber apenas uma corrente elétrica por vez. O uso desse acessório também pode aumentar o consumo de energia. Fique de olho na conta!

Não use fios e cabos “desbitolados”

Esse tipo de cabos são irregulares e podem causar sérios danos na rede elétrica. Por exemplo, aumento da conta de energia, curto-circuito e até risco de incêndio.

Os cabos desbitolados possuem menos cobre do que é exigido pelas normas da ABNT e a isolação é de baixa qualidade.

Por isso, opte por materiais de marcas reconhecidas no mercado.

Não abra mão do Dispositivo DR

Choques elétricos podem ser fatais. Quando se coloca o dedo em uma tomada, o risco de choque é mínimo graças ao Dispositivo DR.

Esse componente obrigatório é responsável por desligar o circuito elétrico quando detecta alguma fuga de corrente na instalação, ou seja, quando há contato direto ou indireto na corrente elétrica.

Quando for realizar a troca da fiação da casa, certifique-se que o dispositivo foi instalado corretamente. Assim você garante a segurança de adultos, crianças e animais.

Manutenção preventiva

Como diz ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. Com a rede elétrica da sua casa não é diferente.

Em caso de imóveis novos, a primeira revisão deve ser feita dez anos após a instalação. Depois disso, faça uma revisão completa na parte elétrica a cada cinco anos.

A manutenção preventiva garante que as instalações elétricas estão de acordo com as normas técnicas, reduz ou elimina o desperdício de energia e evita problemas mais graves.

Lembre-se que prevenir é mais barato que reparar os danos.

AkiLar

Share
Share