Como fazer um acabamento rústico em qualquer ambiente

O estilo rústico na decoração e nos revestimentos é um dos que nunca saíram de moda – e não sairão tão cedo. Apesar de agradar a quase todos os olhares, ele precisa ser pensado nos mínimos detalhes. O ambiente precisa ser harmonioso e padronizado, sem elementos que “briguem” com a ideia principal e acabem poluindo visualmente o cômodo.

Para ter um ambiente com estilo rústico, não basta simplesmente decorá-lo com móveis de madeira. É preciso pensar em todos os elementos – como os acabamentos das paredes, por exemplo. É claro que é possível criar um conceito rústico moderno para não ter que envolver reformas e grande mão de obra, mas se você quer realmente criar um espaço com uma essência que fuja dos padrões de decoração e acabamento atuais, atente-se às nossas dicas de como conseguir um acabamento rústico nas paredes. Quer um efeito ainda melhor? Conheça também, nos parágrafos abaixo, pequenas dicas de decoração que farão toda a diferença na sua casa!

Truques para conseguir um acabamento rústico

O acabamento rústico nas paredes pode ser utilizado em qualquer cômodo, em apartamentos compactos na cidade ou numa casa na área rural. Não há regras e o importante é como você irá se sentir uma vez que seu ambiente estiver pronto: muitas pessoas que buscam este estilo de design querem um ambiente que traga paz, aconchego e conforto e que seja bonito ao mesmo tempo.

O ideal ao decidir por este estilo é contratar um profissional para simular não só o valor, mas também o tempo de trabalho e os materiais a serem utilizados. Muitas vezes, o revestimento pode ser em pedras, tijolos cerâmicos e madeira – sempre materiais completamente naturais.

Se a grana está curta e não é o momento de investir em profissionais e materiais caros, saiba que é possível fazer uma parede com estilo rústico por conta própria. Pode ser legal investir em papeis de parede, mas eles não dão o efeito esperado para este tipo de design e com um pouquinho mais de investimento financeiro e de tempo é possível simular uma parede de tijolos, por exemplo.

rústico
Imagem: Freepik

Como fazer uma parede de madeira “falsa”

  • Meça a parede que quer cobrir e providencie pallets usados em bom estado, em quantidade suficiente para cobri-la. Lembre-se que as madeiras ficarão lado a lado, então o melhor é comprar um pouco a mais para não precisar parar no meio do processo.
  • Retire todos os pregos para ter as tábuas soltas.
  • Com uma lixa grossa, deixe a madeira bem lisa. Essa é a parte mais trabalhosa do processo – mas, acredite, vale muito a pena.
  • Em seguida, pinte com a tinta desejada ou passe apenas um verniz para acabamento fosco ou brilhoso, dependendo do visual que você quer dar à parede.
  • Quando as madeiras estiverem prontas e secas, é hora de fazer a aplicação. Comece na parte de cima, fixando cada ripa com pregos.
  • Faça uma linha contínua até o final da parede, e então passe para a linha seguinte. Se a madeira não for do tamanho certo para o encaixe, corte-a. Repita a operação até o final.
  • Dica: Não se preocupe com a falta de uniformidade nas linhas de encontro entre as madeiras: ela contribui para um estilo rústico ainda mais original!
rústico
Imagem: Freepik

O ideal para complementar o ambiente é investir em móveis de madeira, couro, tecidos de linho e complementos em latão, por exemplo. Para dar um efeito ainda mais bonito, tenha certeza de que seu ambiente será bem iluminado.

AkiLar

Share
Share