Acabamento aparente: o charme do estilo industrial

A hora do acabamento é uma das melhores partes da obra. É quando tudo começa a tomar forma e caminhar para a fase final. No entanto, o acabamento pode ser a parte mais cara de uma construção. Em alguns casos, representa mais de 50% de todo o orçamento. Se você quer economizar no acabamento mas sem comprometer a qualidade dos produtos, que tal apostar no estilo industrial e deixar uma parte da construção a mostra?

Uma das características do design de interiores modernos, principalmente ligado ao estilo industrial é expor tudo que costuma ficar escondido para conseguir um efeito rústico e ousado.

Elementos estruturais são transformados no destaque da casa, garantindo um visual que parece inacabado, mas que é muito chique e moderno ao mesmo tempo.

Já gostou dessa ideia? Então continue lendo este post e conheça algumas opções para deixar o acabamento da sua casa aparente!

Concreto

O concreto é uma escolha super versátil, econômica e que nunca sai de moda. Foi-se o tempo em que o cimento era visto como um material grosseiro e usado apenas para compor a alvenaria das construções.

Hoje, pelo contrário, ele é visto como um material elegante, prático e moderno. O cimento pode ser polido com efeito brilhoso, fosco ou usado de maneira inacabada para criar um efeito rústico.

Um dos melhores benefícios do concreto é a sua durabilidade. Então, ao utilizar o material como parte da decoração da casa, você terá a certeza de que vai durar por muito tempo.

Para comprovar a versatilidade, o concreto pode ser utilizado em fachadas, pisos, bancadas, pias, parede com efeito de cimento queimado e muito mais.

As ideias para deixar o concreto aparente e complementar a decoração da casa são muito práticas e podem ser usadas em um orçamento limitado.

Vigas e Pilares

Sabe aquelas vigas e pilares que são difíceis de esconder e muitas vezes acabam trabalhando as mudanças estruturais no imóvel? A ideia é assumir essas estruturas como parte da decoração.

Você pode deixar as colunas em sua forma original de concreto, pintar com alguma cor vibrante, revestir com madeira ou outro tipo de acabamento e muitas outras opções.

Vale a pena usar a criatividade de transformar essa necessidade estrutural em um recurso de design para deixar sua casa mais charmosa.

industrial

Tijolos: os queridinhos do estilo industrial

Em muitas construções, ainda é possível encontrar aqueles tijolos filete. Se esse é o seu caso, basta retirar o reboco da parede e deixar os tijolos aparentes você consegue dar uma nova cara ao ambiente.

Uma parede de tijolinhos expostos cai bem em qualquer cômodo da casa e se encaixa com estilos que vão desde o industrial até o contemporâneo e vintage. Ou seja, é uma tendência bem versátil.

Esses tijolinhos criam um efeito rústico e despojado que estão em alta no mundo do design de interiores. Então, se você tem uma parede de tijolos escondida na sua casa, coloque ela a mostra e com certeza vai ter um espaço completamente renovado!

Tubulação elétrica

Precisa adicionar mais pontos de luz e tomadas na casa mas só de imaginar o quebra-quebra nas paredes já bate aquele desânimo? Relaxa! Deixar a tubulação elétrica aparente é uma opção prática, moderna e econômica.

Essa pode ser uma solução para reformar a casa bem rapidamente e, futuramente, quando precisar mudar ou fazer manutenção nos pontos elétricos o processo é bem mais prático.

Para dar aquele toque industrial e deixar o ambiente mais bonito, é indicado a utilização de conduítes de aço galvanizado. Mas para conseguir um design harmonioso é preciso que a tubulação elétrica esteja sempre alinhada e fixada em pontos estratégicos.

É possível, por exemplo, instalar os conduítes nas paredes e teto para criar desenhos com os próprios canos. O efeito visual da tubulação e da iluminação fica incrível!

industrial

Viu como é possível deixar a sua casa mais bonita utilizando apenas os elementos da própria construção? Concreto, tijolos, colunas e tubulação elétrica possuem um enorme potencial para decorar a sua casa.

E, se você quiser usar outros elementos, só precisa de um pouco de criatividade para deixar o acabamento aparente com muito bom gosto!

Gostou das nossas dicas? Agora queremos saber qual das opções você mais curtiu. Deixe sua opinião nos comentários!

AkiLar

Share
Share