Sem espaço para o closet? Faça o seu embaixo da cama

Se a sua ideia é trocar um armário convencional por um closet, precisa ter pelo menos algum espaço à disposição – afinal, além das araras e estantes para acomodar as peças, você não vai querer se espremer entre o closet e a cama cada vez que quiser escolher um look. Mas, se não há canto na sua casa que possa ser utilizado para este nobre propósito, não precisa entrar em pânico: felizmente, já existem algumas opções para aproveitar o espaço disponível ao máximo e encaixar em poucos metros quadrados – mais especificamente, embaixo da cama – tudo que você idealizou!

A começar pelas ideias abaixo: elas mostram duas formas de utilizar o “espaço aéreo” para ter um closet! Quer conferir? 😉

Closet embaixo da cama tipo Container Bed

Essa ideia é cortesia de um modelo que vem se popularizando bastante pela Europa. Pensando em espaços reduzidos, bastante comuns por lá (assim como em qualquer outro lugar do mundo, já que gente nascendo é o que não falta), empresas locais lançaram alguns modelos de um projeto inovador: uma “container bed”.

Quando fechada, ela parece uma cama comum em uma estrutura cerca de 50cm mais alta que o convencional. O truque está em abrir uma “porta” que fica oculta no pé da cama e levantar a plataforma que recebe o colchão. Embaixo, ficam as estantes e prateleiras modulares que recebem suas roupas e calçados, com muito mais espaço disponível do que você poderia esperar.

A terceira função fica por conta da lateral direita da estrutura: ao invés de um acabamento reto, ela ainda recebe um acabamento com pequenas plataformas, dando origem a uma estante – que ainda pode fazer as vezes de escada para auxiliar a subir, um local extra para seus objetos de decoração ou uma mesa de cabeceira.

Os modelos ainda não chegaram no Brasil, mas agora que você já sabe como a estrutura funciona, pode contar com a ajuda de um marceneiro para criar sua própria container bed, definindo as divisões e funcionalidades de acordo com o que você precisa! 😉

embaixo da cama
Imagem: Reprodução

Diversos modelos de cama suspensa com closet

Quem gosta de ousar e criar alguns efeitos na decoração tem mais uma opção para aproveitar o espaço sem perder o closet dos sonhos: uma cama suspensa, que abre a possibilidade de utilizar a parte de baixo da estrutura como você desejar – seja com o closet, seja com um escritório ou sala de estar, no caso de um loft.

Para esse tipo de estrutura é ainda mais importante contar com a ajuda de um profissional de qualidade: como ela fica na parte superior do quarto e há risco de acidentes se for feita com “amadorismo”, é necessário estudar bem sua estrutura, o tipo de cama que você deseja e principalmente os materiais utilizados, a localização e como ocorrerá a fixação: diretamente na parede, com cabos de aço ou uma combinação de várias técnicas.

Definindo esses pontos, começa a parte boa: é só escolher o modelo que mais te agrada e planejar o closet de acordo com o seu perfil. Defina: você precisa de mais cabides ou prateleiras? Os sapatos ficarão no mesmo local? Nesse caso, qual precisa ser a altura de cada nicho? Com essas informações em mãos, decida também se quer um closet fechado, aberto ou com outra forma de proteger suas peças contra os raios solares, como uma cortina.

Gostou das ideias? Se você tem mais alguma, conte pra gente nos comentários 😉

AkiLar

Share
Share