7 dicas simples e eficientes para ter uma casa mais ecológica

Mesmo que tendências como economia criativa, consumo consciente e o estilo “natureba” de ser não façam muito sua cabeça, é inegável – e cientificamente comprovada – a necessidade de aprendermos a conviver com a natureza de forma harmoniosa. Para isso, é claro, você não precisa largar tudo e passar a morar em uma cabana no meio da floresta. Algumas mudanças simples são muito eficientes e podem transformar uma casa convencional em uma moradia muito mais ecológica (e econômica).

Confira o que você pode fazer para transformar seu lar em um exemplo de consciência ambiental sem muito esforço:

  1. Reciclagem e compostagem

Há décadas se houve falar em reciclagem e muitas cidades já têm coleta seletiva, mas muita gente continua pecando nesse ponto. Primeiro, porque todo material enviado à reciclagem precisa estar limpo – então nada de acabar de comer o iogurte e jogar o potinho direto no lixo reciclável. Segundo, porque parece mais complexo do que é realmente.

Tudo que você precisa fazer é criar o hábito de separar o lixo. Mantenha duas lixeiras: uma para o lixo orgânico, outro para o lixo reciclável limpo e seco (papel, vidro, plástico e metal). É só lavar as embalagens junto com a louça, um costume que não dá tanto trabalho assim.

E se você quiser ser ainda mais eficiente, pode deixar na varanda ou qualquer outra área aberta um recipiente próprio para compostagem, desses que você encontra em kits prontos ou consegue montar facilmente com tutoriais da internet. A compostagem transforma resíduos orgânicos – como restos de hortaliças, grãos crus e até filtro de café – no composto: um adubo orgânico que, depois, você pode vender, doar ou utilizar para alimentar suas próprias plantinhas.

ecológica
Imagem: flickr/Lindsay

 

  1. Uso consciente da energia

O primeiro passo é trocar as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes pelas de LED, que custam mais mas têm um tempo muito maior de duração, além de serem benéficas ao meio-ambiente por consumirem muito menos energia. Eletros também devem ser escolhidos levando em consideração seu consumo de energia e forma de produção.

Depois, acostume-se a manter eletrodomésticos e eletrônicos fora da tomada quando não estão sendo utilizados, já que o status “stand by” consome energia sem necessidade. Além disso, mantenha as luzes apagadas e faça as modificações necessárias para utilizar a iluminação natural o máximo possível, mantendo cortinas abertas e ligando as luzes e o ar-condicionado, à noite, apenas nos momentos necessários e níveis adequados.

  1. Dê preferência aos produtos eco-friendly

Este tópico é um pouco mais trabalhoso, mas superimportante. Você já reparou na quantidade de produtos que utilizamos todos os dias? Da matéria-prima da mesa à roupa que você usa, muitos deles passam por processos danosos ao meio-ambiente, seja o desmatamento ou o uso de substâncias químicas poluidoras.

Felizmente, já existe muita gente engajada por aí, e muitas organizações ecológicas se ocuparam com o trabalhão de separar o que é amigo ou inimigo do meio-ambiente. Fique atento às listagens – que você encontra em qualquer pesquisa básica – e passe a consumir produtos de empresas preocupadas em minimizar seu impacto na natureza vegetal e animal.

ecológica
Imagem: flickr/AerinAichi

 

  1. Reutilize, reforme e reuse ao invés de comprar

A maior parte das pessoas tem o péssimo hábito de jogar fora qualquer coisa que apresente um problema, por menor que seja. Mas, se você quer ter uma casa ecológica, precisa mudar essa mentalidade: quantas coisas “descartáveis” podem ser consertadas, coladas ou reformadas para que continuem sendo usadas, mesmo que para outra função? Reformando uma poltrona antiga, por exemplo, você economiza dinheiro e ainda tem a possibilidade de estilizá-la de acordo com o seu gosto. Com o tempo, sua casa vai estar cheia de personalidade e produtos exclusivos!

  1. Para uma construção ou reforma ecológica, fuja do senso-comum

Muitos dos materiais que utilizamos nessas ocasiões – de tintas a revestimentos e tijolos – têm uma versão muito mais ecológica e que, na maioria das vezes, apresenta até maior durabilidade que os comuns. Mesmo que seja preciso fazer um investimento um pouquinho maior, o valor acaba compensando em pouco tempo. Tintas, por exemplo, vêm até em versões térmicas – que ainda ajudam a refrescar a casa e diminuem o uso de ar-condicionado!

DICA: A ventilação e a iluminação da sua casa fazem toda a diferença para o meio-ambiente. Procure utilizar sempre as versões naturais, complementando o necessário com as lâmpadas, ventiladores e ares-condicionados adequados. Manter plantas em casa também ajuda a refrescar e purificar o ar, o que é muito benéfico para a sua saúde!

ecológica
Imagem: flickr/Mazzali

 

  1. Utilização da água

Em apartamentos, geralmente não dá para flexibilizar tanto assim esse ponto. Nesse caso, a palavra de ordem é evitar o desperdício. Mantenha as torneiras fechadas e evite atos como lavar pequenas quantidades de roupa de cada vez; deixe acumular para economizar muito mais.

Se você pode mexer um pouco mais com as estruturas da sua casa, a instalação de um sistema de captação de água da chuva vale muito a pena – principalmente quando se pensa a longo prazo, já que o insumo promete ficar muito mais caro e inacessível nos próximos anos.

  1. Aposte em produtos faça-você-mesmo

Já pensou utilizar um sabonete e um desodorante que você mesmo fez? Ou desentupir os ralos sem precisar encher os mananciais de água de venenos químicos? Hoje em dia, existem diversas receitas caseiras para as mais diversas finalidades – da higiene pessoal à limpeza da casa. Pesquise e utilize o que você já tem e casa, como vinagre e café, por exemplo, e vá testando até encontrar as receitas que mais te agradam. Assim, você ainda economiza dinheiro!

ecológica
Imagem: flickr/MarinaDelCastell Imagem de capa: flickr/NagarjunKandukuru

AkiLar

Share
Share