Como manter o ar-condicionado limpo e funcionando por mais tempo

Não é segredo que todo eletrodoméstico – seja ele o microondas, o ar-condicionado ou o aspirador – tem uma vida útil limitada, um tempo máximo de funcionamento antes que você tenha que partir para um modelo mais novo. A boa notícia é que essa vida útil não depende da sorte, mas dos cuidados que você mantém na hora de utilizar e armazenar cada um deles.

Assim, para explorar ao máximo a capacidade de cada aparelho e evitar gastos desnecessários, o primeiro passo é manter o manual guardado – e, é claro, ler com bastante atenção na hora da compra. Além disso, no caso do ar-condicionado, as dicas abaixo são essenciais para evitar sobrecarga, falhas em algum dos componentes ou o mau funcionamento que pode resultar em noites de calor e muito maldormidas. Confira!

 

1 – Uma das partes mais importantes da manutenção preventiva é manter os filtros do ar-condicionado limpos. Em média, a limpeza deve ser feita a cada um ou dois meses, mas o mais indicado é consultar o manual para saber as especificidades do seu modelo – alguns, inclusive, têm a função “limpar filtro” para facilitar esse trabalho.

A limpeza do filtro – e do painel, a parte de fora do ar – é a única coisa que pode ser feita por você, sem o acompanhamento de especialistas. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

– Desligue da tomada.

– Veja no manual como retirar o filtro e o painel, se for o caso, da forma correta e sem forçar (qualquer dano pode acabar prejudicando o funcionamento depois).

– Se o filtro for lavável, como a maioria, lave com água corrente e sabão com a ajuda da mão ou um pincel macio, com delicadeza e sem passar perto de materiais e esponjas abrasivos.

– Se o filtro não for lavável, use apenas o aspirador de pó.

– Passe um pano seco no painel. Se estiver muito sujo, umedeça o pano com água, sem utilizar outros produtos! Só dê prosseguimento quando estiver tudo seco e, o mais importante: não limpe mais nada na parte interna para não danificar ou levar choques.

– Quando estiver seco, encaixe o filtro novamente e feche o painel.

ATENÇÃO: Mesmo mantendo o filtro higienizado, é preciso fazer a limpeza com um especialista – que cuida também da parte interna e tem produtos específicos – uma vez ao ano ou mais, se você mora em uma região com muita poeira.

ar-condicionado
Imagem: stockvault-air-conditioner113734. Imagem de capa: flickr/Link576

2– Falando em limpeza profissional, só faça a manutenção rotineira ou conserto com a assistência autorizada da marca. Esses profissionais recebem treinamento específico, e assim você não perde a garantia do aparelho!

3– Sempre que ligar o ar, feche as portas e janelas para não o sobrecarregar. Mantenha também as cortinas fechadas, já que a luz do sol aquece o ambiente e provoca o mesmo efeito.

4– Se estamos falando de uma casa ou apartamento na praia, os cuidados devem ser ainda maiores, já que a maresia pode corroer o equipamento. Faça a limpeza com uma frequência maior e seja rígido com a manutenção periódica.

5– A temperatura recomendada por especialistas para um ambiente confortável é 23ºC. Abaixo disso, o ar-condicionado precisa fazer um esforço extra e acaba sobrecarregado. A mesma coisa acontece se você não escolher o aparelho com a potência indicada para as dimensões do ambiente.

6– Pode parecer tentador, mas nunca borrife sprays odorizadores dentro da unidade ou muito próximo da saída de ar. Os componentes do líquido podem causar corrosão!

AkiLar

Share
Share