Guia de estilo: a Sala de Jantar perfeita de cada tipo de decoração

Ainda está em dúvida sobre a decoração da sala de jantar? Não é para menos. A cada ano as tendências se transformam e novas opções surgem – das mais clássicas repaginadas às novas referências, como o estilo escandinavo que vem ganhando as revistas e os designers da área.

Bom, antes de você decidir o que vai fazer com a sua, que tal conhecer alguns desses estilos e descobrir como utilizar as referências para criar um ambiente único? Confira, abaixo, os itens essenciais das salas de jantar em cada estilo decorativo!

A sala de jantar perfeita de cada estilo de decoração

Estilo rústico/campestre

Uma sala de jantar em estilo rústico ou campestre inclui, necessariamente, uma linda mesa de madeira – e quanto mais qualidade a madeira escolhida tiver, mais a referência funciona. Outros materiais e itens que caem muito bem aqui é o uso de troncos adaptados como vigas, por exemplo, ou então mesa de centro para poltronas, ou como suporte da decoração no centro da mesa! Vime também é uma ótima pedida, lembrando o aconchego delicioso da casa de campo, assim como móveis ou detalhes em ferro ou metal, como aquelas cadeiras incríveis que a sua avó provavelmente tinha no quintal.

Para as cores, há mais liberdade: mantendo as referências, você pode optar por cores claras para um ambiente mais arejado e leve, ou cores como azul-escuro ou burgundy para remeter a uma rusticidade mais masculina.

decoração

Estilo contemporâneo/moderno

Aqui a elegância é a peça-chave. Com linhas mais retas e utilizando referências modernas, é possível criar uma sala de jantar incrível! Boas opções são móveis de laca, tons de branco, cinza ou preto com focos de cor nos detalhes, transparências acrílicas (inclusive nos móveis) e decoração moderna, seja de cultura pop ou com toques clássicos. Você pode mesclar um pouco, mas é importante que a base siga as linhas retas.

sala de jantar

Estilo escandinavo

Essa é uma das últimas tendências que vêm conquistando corações no mundo inteiro. O estilo escandinavo traz simplicidade, estilo e conforto em tons de branco ou cinza, com poucos elementos de madeira e uma decoração mais clean, sem excessos. Bastante iluminação natural e quase nenhuma cor são bem-vindas, assim como referências a lagos, montanhas, florestas e animais de caça – um crânio na parede, por exemplo, é um ótimo item decorativo; assim como mantas de pele brancas nas paredes ou um cabide de casacos feito com tronco de árvore.

sala de jantar

Estilo clássico ou romântico

O romântico é muito semelhante ao clássico, mas com algumas estampas florais a mais. Ambos os estilos incluem um domínio dos tons pasteis, como o rosa-claro e o azul-claro, em um padrão muito delicado. Babados, arabescos e motivos renascentistas são muito-bem vindos, assim como camas de dossel, cortinas imponentes e piso e parede em tons ou motivos que passem aconchego.

sala de jantar

Estilo minimalista

Poucos e bons: essa é a regra de uma sala de jantar em estilo minimalista. Além da mesa e das cadeiras, você não terá muitos outros itens para incluir. Por isso, o importante é escolher muito bem o que você vai utilizar para decorar o ambiente. Tradicionalmente, o minimalismo prega que menos é mais – e além de influenciar na quantidade de itens, isso também significa que o design deve ser clean, sem o uso de muitas cores e com linhas retas. Economize até mesmo nos detalhes: os puxadores, por exemplo, podem ser recortados diretamente nos móveis, criando um visual reto e simples.

sala de jantar

Estilo retrô ou vintage

O retrô/vintage traz uma estética singular e encantadora: é uma releitura atual de características antigas, aplicada na linguagem gráfica, em produtos, ambientes, assim como na utilização de itens genuinamente antigos e em bom estado. Ou seja, a chave aqui é mesclar e criar uma harmonia entre objetos de aparência antiga e elementos contemporâneos, estimulando memórias afetivas e decorando o ambiente com linhas sofisticadas, móveis grandes de formas ousadas, cores vivas e design clean. E o mais importante: se o que você gosta é do passado, não se prenda em apenas um ano ou década. Escolha o que mais gosta de cada um!

vintage

Você tem outras dicas? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

 

AkiLar

Share
Share