Decor escandinava x minimalista: qual é a diferença?

Os apaixonados por decoração em ambientes clean com ares mais calminhos vão adorar essa postagem, temos certeza! Hoje vamos falar sobre dois estilos de decor surgidos em outros países, mas que estão super em alta aqui no Brasil e, principalmente, naqueles perfis lindos e combinadinhos do Instagram! Sabe do que estamos falando? Da decor escandinava e da decor minimalista.

 

Decor escandinava x decor minimalista

escandinava

É muito comum encontrar fotos de ambientes totalmente branquinhos ou em cores neutras e objetos simétricos nos catálogos e perfis ligados ao mundo da decoração e esses dois estilos são muito utilizados. Mas, mesmo sendo muito parecidos, existem sim diferenças entre eles. Vamos descobrir?

O minimalismo é uma trend que vem fazendo sucesso não é de hoje! Roupas, calçados, estampas e até cortes de cabelo tem ganhado essa nomenclatura pelos traços e estilos simples que são criados, mas, quando falamos de decoração, os pontos observados são bem mais fáceis de identificar. Veja:

Material industrial

Luminárias suspensas em estilo de indústria, formas e linhas bem mais retas e sem contornos e o uso de compartilhamento de espaços estão sempre muito presentes nesse tipo de decoração. Com um toque totalmente urbano das grandes metrópoles, formas geométricas bem marcantes e definidas e móveis simples são os pontos principais de uma decoração que usa do minimalismo para compor seus espaços na casa. Interessante, né?

Cores

As cores do minimalismo, como podemos ter uma ideia, são focadas no branco e preto principalmente, trazendo muita elegância junto da simplicidade dos móveis escolhidos. O jogo contrastante entre preto e branco tem esse poder de transformar um ambiente e dar uma cara super moderna ao mesmo tempo. É incrível o que uma decoração pode fazer!

Conforto

Não se engane com a cara elegante e séria que o minimalismo pode apresentar em um primeiro instante, pois o estilo preza muito pelo conforto de quem vai circular pelos seus ambientes! Texturas e pontos de descanso com uma cara bem aconchegante são parte importante para quebrar a dureza que a ideia de um lugar todo minimalista pode nos passar.

Estilo Escandinavo

escandinava

 Confuso quanto ao estilo escandinavo que até pouco tempo atrás parecia ser o mesmo que o minimalismo? Tudo bem, é normal misturar as ideias que as duas propostas nos trazem, mas eles possuem diferenças sutis sim! Olha só:

Natural

Enquanto o minimalismo usa e abusa dos materiais urbanos e super industriais, a ideia do escandinavo é decorar utilizando sempre com o auxílio de materiais naturais, como bancadas de madeira, plantas, pedras naturais e objetos desse universo!

Cores

Diferente do preto e branco do minimalismo, a decor escandinava pede cores mais neutras, que não façam essa quebra proposital de cores como acontece no estilo anterior. Muitos ambientes também são elaborados em uma única cor, nesses casos, como em cinzas de diferentes tons da mesma paleta. O traço também tende a ser bastante simples, sem mistérios na forma dos móveis!

Iluminação

Se os móveis são naturais na decoração escandinava, a iluminação não poderia ser diferente, não é mesmo? Luz natural e obras de artes como quadros ou esculturas são o toque final para compor um bom ambiente pensando somente para o estilo em questão.

Modernos, simples e elegantes, mas com suas particularidades esperadas para cada estilo de decoração, um ambiente pode ter elementos tanto escandinavos quanto minimalistas, afinal, como não amar os dois tipos de decor, não é?! Tudo vai depender do enfoque que você escolher dar ao ambiente, se mais industrial e urbano, é minimalista; se mais natural e monocromático, escandinavo.

Você já conhecia esses estilos? Nós estamos apaixonados! Escolha qual combina mais com você e já vá planejando a próxima decoração!

AkiLar

Share
Share