Como construir uma casa para aproveitar a ventilação natural

Sua casa precisa ser um abrigo e um local de aconchego; o que não significa que ela deva ser um lugar fechado, escuro e sufocante. Pelo contrário: o bem-estar da família depende muito mais do clima e temperatura do ambiente do que gostamos de pensar. É por isso que a ventilação natural é tão importante: além de evitar a proliferação de ácaros e fungos, mofo e umidade, ela ainda ajuda a limpar as energias da atmosfera caseira e promove aquele frescor tão desejado nos dias mais quentes do verão.

Mas, como construir uma casa que aproveite ao máximo as correntes de ar? Seguindo as dicas abaixo!

Os princípios da ventilação natural na arquitetura

 Projetar espaços que priorizem a ventilação natural é bem mais que apostar em um pé-direito alto e utilizar uma grande quantidade de janelas. Um profissional da área considera três características físicas que envolvem a edificação:

– Ventos dominantes locais (frequência, direção e velocidade);

– Radiação solar em cada ambiente;

– Umidade relativa do ar.

ventilação natural
Imagem: flickr/MoriaKimitsuru

 

Ou seja, o equilíbrio térmico de um ambiente depende de um cálculo que envolve o equilíbrio entre a temperatura e a pressão dos ambientes, para que se mantenha a taxa adequada do fluxo de ar.

Sabemos que, no Brasil, a temperatura média é úmida e quente, com variações de baixa amplitude durante o dia. Ainda assim, é preciso considerar a quantidade e os horários em que cada ambiente recebe a luz do sol, e as correntes de ar específicas do local em que a casa está, o que varia muito entre a base e o topo de uma montanha, por exemplo.

Como ter uma casa ventilada e mais fresca durante o verão

  1. Para começar, pé-direito alto e outros detalhes

Quanto mais paredes, menos o ar circula. Da mesma forma, quanto mais baixa a casa, menor é a possibilidade de troca de gases na atmosfera. Por isso, dê preferência a ambientes amplos, com pé-direito alto (adicionando janelas do tipo zênite, ele ainda ajuda a iluminação natural a penetrar). Além disso, aposte em janelas oscilobatentes, que permitem ventilação total por causa da dupla abertura, e tenha o máximo de saídas e entradas de ar possível: grelhas de ventilação, janelas e portas amplas e basculantes são muito bem-vindas. Se a sua casa fica em um local com grande proliferação de insetos, aposte em telas de proteção para não precisar deixar tudo fechado principalmente à noite, quando vêm os ventos mais frescos.

ventilação natural
Imagem: flickr/PaulSchultz

 

  1. Ventilação cruzada e por diferença de temperatura do ar
ventilação natural
Imagem: flickr/Fo_ol Imagem de capa: flickr/Mazzali

Como o nome já diz, ventilação cruzada é quando existem duas aberturas em lugares opostos, permitindo que o ar entre por um lado e saia pelo outro. Em casas de dois andares, por exemplo, isso também é eficiente: como o ar frio, mais denso, desce enquanto o ar quente sobe, uma colocação adequada das janelas faz com que o ar frio entre pelo andar inferior e expulse o calor pelas aberturas do andar superior.

 

É por essa característica, aliás, que o pé-direito alto ou duplo é tão benéfico: o ar quente do ambiente sobe e refresca a área de convivência.

Resfriamento por evaporação

Projetos mais sofisticados ou de grande porte podem utilizar sistemas menos convencionais para promover um ambiente mais fresco. Um deles é o resfriamento evaporativo, em que o vento passa por locais úmidos ou molhados e, evaporando a água, baixa a temperatura da atmosfera. Esse método, no entanto, é mais eficiente em regiões de clima quente e seco.

Tem outras sugestões? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

AkiLar

Share
Share