Modelos e tipos de instalação: como escolher a lareira perfeita

Melhor que uma noite de inverno com uma manta macia e uma xícara de cappuccino, só se essa cena acontecer em frente àquela lareira perfeita. Mas, se quando ouve essa palavra você já começa a pensar em todo o quebra-quebra que vai precisar fazer para incluir a sua em algum cômodo da casa, pode ficar tranquilo: existem no mercado vários modelos de lareira, muito mais ecológicos e econômicos, que exigem um mínimo de mão de obra e trazem todo o conforto e aconchego das lareiras clássicas!

Confira na lista abaixo e escolha seu modelo 😉

Escolha a lareira perfeita pra você (e descubra como instalar)

À lenha

Vamos começar pelo modelo mais tradicional: ele é perfeito para quem adora o cheiro de madeira queimando e o ritual de separar as toras, arrumá-las e acender o fogo. Apesar da delícia de todo o processo, este é o modelo que pede mais gastos e esforços por parte dos moradores. A instalação requer a escolha de um local que permita uma chaminé, obras na parede em que ficará a lareira e a instalação de um duto exaustor para a saída da fumaça, além de revestimentos que sejam capazes de suportar o calor do fogo. Ainda assim, é um dos modelos com a mais baixa capacidade de aquecimento.

01

À gás

Agora, se você não curte a fumaça e a fuligem dos modelos tradicionais, a lareira à gás pode ser a melhor opção para você. A chama, nesse caso, vem da combustão, com o uso de gás natural ou GLP (aquele do botijão). Uma dica importante: na hora de comprar, escolha o modelo de acordo com o gás que já é utilizado na sua casa, para não ter transtornos depois. Para instalar, além de uma estrutura semelhante à do modelo à lenha, você pode abrir mão do duto exaustor, mas vai precisar de um ponto de gás igual ao do fogão.

Elétrica

Se o que você busca é praticidade, a lareira perfeita pra você é a elétrica! Fácil de instalar, ela pode ser acoplada a qualquer parede e ligada à eletricidade, com um botão de liga e desliga. Apesar do ótimo aquecimento, ela não produz chamas de verdade: a imagem é produzida com um efeito virtual, como a televisão.

De metal

Muito charmosas e remetendo a decorações do estilo escandinavo, as lareiras de metal geralmente funcionam à lenha, mas têm uma instalação bem mais simples que os modelos de alvenaria. Compactas e com design clean, elas só não são muito indicadas para apartamentos, já que chaminés são essenciais!

2

Ecológica

Sem chaminé, sistema de ventilação ou ponto de gás: as lareiras ecológicas funcionam com um gel fluido a base de etanol (ou seja, álcool) – uma fonte de energia renovável e muito menos poluente. A instalação é absurdamente simples: basta acoplá-la a qualquer parede ou estrutura, de mesas a pisos de madeira. Por serem produzidas com materiais muito resistentes às altas temperaturas, as lareiras ecológicas não causam danos a qualquer outro material.

Suspensa

Curte um toque rústico e industrial? Então as lareiras suspensas são pra você. Geralmente de metal, elas são fixadas através da própria chaminé e podem ou não vir com uma estrutura a mais, com objetivo puramente decorativo. Nesse caso, são permitidos vários tipos de acendimento, do gás à lenha e até chamas virtuais. Converse com o profissional de sua confiança para saber qual se adéqua melhor à sua casa. Aliás, elas precisam ser encomendadas diretamente com a fábrica, portanto exigem um pouco mais de planejamento e investimento.

Portátil

Por último, a queridinha dos consumidores de todo o mundo: as lareiras portáteis. Elas vêm em inúmeros modelos, tamanhos, cores e estilos, dispensam qualquer tipo de instalação e podem ser levadas para qualquer lugar, da mesa de jantar a uma festa no jardim de casa. Se você curte praticidade sem abrir mão de chamas de verdade, ela é a companhia que estava faltando no seu inverno! 😉

fim

E você, já adquiriu a sua?

Deixe seu comentário e divida suas impressões com a gente! 😉

AkiLar

Share
Share