Reformas no banheiro

Esse assunto geralmente deixa qualquer pessoa de cabelo em pé! Isso acontece porque o banheiro é um dos cômodos mais complicados de se reformar e planejar. Mas trouxemos algumas dicas de reformas simples e sem muitas obras!

– Armários funcionais
Antes de qualquer coisa, é preciso medir bem o espaço, pois os armários servem para ajudar e não atrapalhar.
Pensando em funcionalidade, é necessário ter em mente qual modelo será melhor para atender às suas necessidades, seja ele apenas com gavetas, só com prateleiras, com prateleiras e gavetas ou ainda um móvel com portas.


https://www.instagram.com/p/B_SZLOrHJ1O/ (Priscila Koch)

Um armário com com bancada também é uma excelente opção para quem deseja praticidade, pois a bancada facilita o acesso aos objetos, deixando-os sempre à mão.

Outra consideração importante na hora de escolher seu armário, é o tipo de cuba que deseja, algumas cubas ocupam mais espaços do que outras, como é o caso dos modelos embutidos que acabam limitando seu espaço interno do armário.

 

– Iluminação

Sem dúvidas um dos fatores mais importantes no ambiente! Quando bem planejada, além de funcional, a iluminação permite deixar o banheiro mais relaxante e aconchegante.
O banheiro geralmente é o cômodo que mais cometem erros na iluminação, isso porque dificilmente na hora de escolhê-la, os diferentes horários do dia são levados em consideração.

A luz natural é ótima para manter o banheiro arejado e livre de mofos, porém ela não dura o dia todo e apenas ela muitas vezes, não dá conta de uma iluminação adequada para o cômodo.

2019. Crédito: Haruo Mikami/Divulgação. Revista. Claraboias. Mova Arquitetura.

Já a luz branca geralmente é utilizada no teto, pois torna o ambiente mais claro e ilumina o banheiro todo.

Além da luz natural e da luz branca, a luz amarela também é muito utilizada em banheiros, principalmente atrás de espelhos ou embutidas em nichos e prateleiras, uma vez que torna o espaço mais aconchegante e acolhedor.

– Espelhos
Os espelhos não são apenas para a estética do banheiro, quando bem planejados, eles podem ajudar na iluminação e dar a impressão de amplitude no ambiente. Além de serem muito úteis, os espelhos são ótimas peças de decoração, uma vez que possuem várias formas e molduras, permitindo encontrar o modelo ideal para o seu espaço!

– Box de vidro
O box de vidro além de trazer um visual mais moderno ao seu banheiro, ele também é prático e versátil.
Um box bem instalado evita inundações e acidentes em seu banheiro, pois protege o ambiente de boa parte da água gerada durante o banho, evitando assim acidentes causados pelo piso molhado.

Outra vantagem de ter um box de vidro é a praticidade na hora da limpeza, pois não exige muito esforço ou tempo.

E se falando em beleza, o box de vidro possui diferentes tipos de acabamentos, trilhos escondidos ou aparentes, podendo ser de diferentes cores e materiais. Permitindo assim, uma combinação melhor com os outros móveis de seu banheiro.

– Prateleiras
As prateleiras são uma excelente opção para ajudar na organização de seu banheiro, seja para guardar produtos e acessórios de banho ou até mesmo para colocar aquela planta para deixar seu ambiente ainda mais acolhedor.
Mas tome cuidado para que a posição de sua estante não acabe atrapalhando a sua rotina.

As prateleiras podem ser de diversos materiais, como madeira, vidro, aço, ferro, entre outros.

Se seu banheiro é pequeno e/ou estreito, as prateleiras de canto podem ser uma excelente solução!

– Nichos
Muito parecidos com as prateleiras, os nichos também possuem o papel de ajudar na organização e armazenamento dos seus produtos/acessórios de banho.
Por deixarem os objetos expostos, muito cuidado com a bagunça, pois quando não organizado, podem passar a impressão de um ambiente bagunçado e desleixado.

Os nichos podem ser utilizados em áreas molhadas ou em áreas secas e os materiais diferem para cada uma delas.
Nos ambientes secos, os materiais podem ser diversos, mas os mais utilizados são madeira ou MDF.

Já para as áreas molhadas, como é o caso dos nichos utilizados dentro do box, os materiais podem ser de granito, mármore, porcelanato ou até mesmo plástico.

 

AkiLar

Share
Share