Decoração em estilo oriental: ótimas ideias para a sala de estar

Quem busca uma decoração harmoniosa, tranquila e repleta de significação e boas energias vai se deparar, em algum momento, com o estilo oriental. Focada no minimalismo e na busca por uma vida sem exageros, essa linha do design substitui a ostentação pela riqueza dos detalhes – e o resultado não só é capaz de encher os olhos, mas também ajuda a afastar o stress da vida cotidiana!

Com o passar das semanas, a simples visão da sala vai lembrar você de deixar tudo o que é pesado do lado de fora de casa. Confira as dicas abaixo, escolha suas favoritas e aproveite todos os benefícios das referências asiáticas!

estilo oriental

As 10 melhores ideias para decorar em estilo oriental

  1. Utilize poucos itens de decoração, que devem ser escolhidos com bastante cuidado.
  2. Substitua a mesa de centro (ou a mesa de jantar) por uma mesa baixa. Consequentemente, as cadeiras dão lugar aos zafus: almofadas pequenas que permitem que se sente sobre as pernas ou em posição “de índio”.
  3. Assim como a mesa, o sofá também tem sua versão oriental! Ao invés dos modelos tradicionais, aposte em uma estrutura de madeira com uma cobertura simples ou dupla de futons. Você pode adicionar algumas almofadas de temas orientais – como árvores cerejeiras e linhas simples – para dar mais aconchego.
  4. O chão em madeira é quase uma marca registrada de qualquer decoração oriental. Ele dá a sensação de contato próximo com a natureza e pode estar presente também em painéis nas paredes, combinados com estruturas de bambu que criam o mesmo efeito.
  5. Portas de correr, também de madeira, são um item maravilhoso se você puder incluí-las no orçamento! Existe forma melhor de ser transportado para as montanhas dos Himalaias do que aquelas portas leves, super típicas de casas orientais?
  6. Inclua um bambu – preferencialmente natural – em algum dos cantos da sala. Se não tiver essa possibilidade, aposte em flores no estilo japonês como estampa, seja para as almofadas ou em painéis nas paredes. Elas trazem um toque de harmonia e leveza maravilhoso ao ambiente!
  7. Objetos da cultura japonesa são essenciais para uma sala que segue este estilo. Lanternas orientais, quadros, mosaicos, tambores, leques… escolha seus preferidos!
  8. O esquema de cores também é importantíssimo para criar a atmosfera adequada: tons sóbrios e claros, como o palha, são os mais indicados. Tons de vermelho mais escuros também casam com o estilo oriental.
  9. Busque móveis de estilo oriental, principalmente os de madeira e de fibra natural, e para o chão troque os tapetes peludos pelos tatames.
  10. Quer ainda mais relaxamento? Inclua uma pequena fonte no local. As com motivos naturais são ainda melhores!

estilo oriental

DICA EXTRA: A sala de estar não precisa ser a “sala da televisão”. Já que você se interessa pelo oriente, que tal incluir em um dos cantos um tapete de yoga e algumas velas perfumadas? Assim você se lembra de realizar um alongamento diário – ou, quem sabe, passa até a incluir a meditação na rotina!

Cuidados diários com uma sala em estilo oriental

Com essas ideias você já deve ter percebido que a decoração em estilo oriental valoriza o espaço da casa e é pautada sempre pelo equilíbrio. Portanto, mantenha-o em mente ao projetar sua sala de estar. Para o dia a dia, zele para que o local esteja sempre organizado – o que não é tão difícil, já que você abriu mão da profusão de itens – e a limpeza em dia.

estilo oriental

Depois disso, é só desfrutar do ambiente incrível que você criou para reunir a família! <3

AkiLar

Share
Share