Concreto na decoração: As melhores ideias e como limpar

Cimento, água, pedra e areia: essa receita simples vem sendo utilizada por gerações para erguer casas e edifícios mas, finalmente, deixou de ganhar acabamento e se tornou um dos mais interessantes itens de decoração. Apesar da aspereza ao toque, o concreto se encaixa em absolutamente todos os ambientes da casa com versatilidade e elegância.

Você adora o material, mas ainda não sabe como aplicá-lo? As ideias e dicas abaixo vão resolver esse problema. Confira!

As formas mais criativas de utilizar o concreto na decoração

– Como é um material adaptável e relativamente fácil de manipular, o concreto pode se transformar em… bem, qualquer coisa. Se você quer apostar em um Faça-Você-Mesmo, procure tutoriais na internet e tome os cuidados necessários para não machucar as mãos nem desperdiçar todo o seu esforço!

– Uma mesinha ou banquinho de concreto ficam lindas em qualquer ambiente! Se você não gosta de pesar muito no estilo industrial, é só adicionar uma almofada resistente ao acento, ou pintar com a cor de sua preferência!

concreto

– Já pensou que incrível seria uma mesa de cabeceira de concreto? Nesse caso, nem precisa ser apoiada no chão. Com a ajuda de um profissional, faça um nicho e fixe diretamente na parede!

– Que tal aproveitar uma reforma para incluir, por exemplo, uma base de concreto para a cama, ou então um aparador suspenso em uma das paredes da sala? Quando a alvenaria ficar pronta, você pode adicionar outros materiais, como vidro ou placas de madeira, e criar um móvel exclusivo e muito mais barato.

– Que tal uma luminária com a forma que você escolher? É só ter um molde no formato que você deseja – que pode ser até um copo de plástico – e seguir o passo a passo com cuidado para fazer as instalações corretamente.

– Concreto e madeira é uma ótima combinação. Se for madeira de demolição, então, o resultado é ainda mais estiloso. Misture os dois materiais em partes diferentes do ambiente, como a mesa e as cadeiras ou o painel para a televisão. Com uma parede de tijolos à vista por perto, então, fica ainda mais interessante!

concreto

– Apostar nos clássicos também é uma ótima ideia! Se você não quer perder muito tempo com isso, mas ainda assim deseja manter a referência, hoje em dia é muito fácil encontrar cachepôs para plantas – pequenas ou gigantescas – ou então suportes para velas de diversos tamanhos. Junte ambos para criar uma composição!

– Quer ter ainda menos trabalho? Converse com um profissional de sua confiança e coloque o concreto no teto, piso ou alguma das paredes. Assim você fica livre para decorar o ambiente e ainda dá um tom super elegante para a sua casa! Com a sobra de material, o construtor ainda pode fazer aqueles vasinhos ou suportes de vela pra você…

COMO MANTER E LIMPAR O CONCRETO?

Manter o concreto com a melhor aparência requer um pouco mais de trabalho, mas a limpeza é mais simples que a de qualquer outro material. Seja ele fosco ou brilhante, é indicado realizar periodicamente um polimento com uma empresa especializada, além de passar um verniz apropriado semanalmente.

Para a limpeza, basta tirar o pó com um pano seco, espanador, vassoura ou aspirador, e depois finalizar com um pano com água e algumas gotas de detergente. O importante é nunca jogar uma grande quantidade de água – como o material é poroso, isso pode danificá-lo ou permitir a proliferação de fungos, caso a manutenção não esteja em dia.

Para retirar manchas, opte por uma lixa bem fina antes da limpeza ou contate o especialista que realiza o polimento; assim você evita danificar a aparência da peça ou do ambiente.

concreto

Você tem mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários! 😉

AkiLar

Share
Share