13 formas de acabar com as manchas que você ainda não conhece

Aposto que parte seu coração quando aquele estofado ou piso que você escolheu com tanto carinho recebe todo o líquido de uma taça de vinho, molho de tomate, o barro do tênis das crianças… Melhor parar por aí. Afinal, este artigo não é uma sessão de tortura. Estamos aqui, justamente, para trazer a você 13 receitas e formas de acabar com as manchas das quais você provavelmente nunca ouviu falar!

A melhor parte é que todos esses métodos não vão pesar nada no seu bolso. Você não vai precisar comprar produtos mirabolantes ou fazer experiências químicas: basta uma metade de limão, uma casca de banana, um pouco de vinagre… ou seja, ingredientes que você já tem em casa e que trazem resultados incríveis para a limpeza de vários materiais! Vamos a eles?

13 incríveis formas de acabar com as manchas

1 – Como acabar com as manchas de barro

Sabe a água da fervura das batatas? Passe-a sobre as manchas de barro. Se não tiver nenhuma por perto, também dá para fazer a limpeza com shampoo infantil de pH neutro e um pano úmido. O mais importante aqui é passar o secador de cabelo logo depois da aplicação, já que a umidade pode piorar a mancha ao invés de acabar com ela!

2 – Sujeira no piso de madeira

Nesse caso, nada poderia ser mais simples: logo que algo cair no piso, passe um pano com água e para finalizar outro pano, levemente úmido. Se for necessária uma limpeza um pouco maior, inclua algumas gotas de detergente neutro na primeira etapa da limpeza. E fique bem longe de produtos industrializados para limpar pisos de madeira! Esse tipo de material é super sensível e se desgasta com facilidade, portanto não pode receber químicos mais agressivos.

3 – Vinho, café ou refrigerante no sofá

Corra pegar um pano branco e pressione (sem esfregar, para não aumentar a área da mancha) sobre a área atingida para absorver o líquido. Se não sair de primeira, passe um gelo no local e repita a operação com o pano. Faça isso até voltar à cor original!

4 – Chiclete no sofá

Primeiro, respire. Depois, pegue uma pedra de gelo e coloque-a sobre o chiclete, até que fique bem duro. Em seguida, pegue uma espátula e puxe-o delicadamente, para não danificar o tecido.

5 – Manchas de sangue

Existem duas opções: shampoo infantil de pH neutro, com o mesmo procedimento do item 1, ou água oxigenada. Nesse caso, coloque a substância sobre um papel ou pano e pressione sobre a mancha. Depois, seque o local com um secador de cabelo.

6 – Roupas emboloradas

Ninguém merece abrir o armário e dar de cara com aquele cheiro de antiquário, não é? Então, a cada dois ou três meses, tire as roupas das estantes e faça uma solução com ¼ de óleo essencial de alfazema e meio copo de vinagre de álcool. Aplique em todas as partes internas do armário, de preferência com um borrifador, e depois deixe as portas abertas até secar, guardando as roupas novamente em seguida.

7 – Solução para limpar vidros

Esqueça os produtos industrializados. Coloque em um borrifador 250 ml de água, 250 ml de álcool e uma colher de sopa de vinagre branco. Finalize… com um jornal, não com um pano!

8 – Manchas na pia ou banheira

Em uma esponja de louça limpa e úmida polvilhe bicarbonato de sódio. Passe sobre a superfície desejada e deixe agir por 20 minutos. Depois finalize – as manchas vão sair sem precisar esfregar!

9 – Cheiro ruim na geladeira

Já tirou as comidas que passaram da validade, mas o odor persiste? Tire tudo de dentro e aplique pó de café nas estantes, deixando agir por algum tempo. Se não funcionar, faça o mesmo com bicarbonato de sódio ou passe uma mistura de leite e óleo essencial de baunilha. É tiro e queda!

10 – Polir cobre e porcelana

Para o cobre, polvilhe um pouco de sal em uma fatia de limão e passe na superfície, finalizando com um pano úmido. Para a porcelana, só a casca do limão é necessária para o mesmo procedimento.

11 – Odor em potes de plástico

Sabe aqueles potes de plástico que, mesmo depois da lavagem, conservam o cheiro de alguns alimentos? Você pode recuperar o cheiro que tinham quando novos. É só colocar água e bicarbonato de sódio dentro e deixar no congelador por dois dias, e depois lavar novamente.

12 – Azeite em tecidos e estofados

Pingou óleo? Passe uma fatia de limão sobre a gordura, limpe com um pano umedecido e finalize com o secador imediatamente.

13 – Urina no sofá

Tem um filhotinho de animal em casa? Fique bem ligado nessa dica: se cair urina no sofá ou em outro tecido, primeiro utilize um pano branco seco para absorver o líquido, e em seguida passe um pano umedecido com álcool. Fim do problema! 🙂

Gostou das nossas dicas? Compartilhe as suas com a gente nos comentários!

AkiLar

Share
Share