Aprenda a transformar a garagem em um ambiente da casa

Copa, espaço de lazer, sala de música, ateliê, home office… qual é o cômodo que é importante para você, mas acabou ficando de fora do projeto da casa? Independentemente da sua resposta, felizmente existe uma solução bem mais simples do que parece: transformar a garagem no ambiente que você tanto deseja!

Antes de tomar essa decisão, é claro, existem alguns pontos a serem considerados. Portanto, pegue um papel e uma caneta e siga os itens abaixo antes de começar a destruir paredes!

Passo 1: Será que um ambiente na garagem se encaixa na sua rotina?

A primeira coisa que você precisa pensar é se a garagem está mesmo disponível para essa transformação. Você tem carro? Ele pode ficar estacionado em outro local sem perder a segurança? Ou você anda de bicicleta e transporte público?

Procure pensar também no futuro. Se você não tem carro mas namora alguém que tem e, em um futuro próximo, existe a intenção de a pessoa vir morar com você, talvez seja melhor buscar outra solução. Ou, você pode ter o melhor de dois mundos: adapte a garagem de uma forma que seja possível retornar ao projeto originar quando for necessário.

garagem em ambiente da casa

Passo 2: Você vai precisar de mudanças estruturais?

Se você decidiu que a garagem poderá, sim, ser transformada no seu ambiente preferido da casa, chegou a hora de analisá-la e definir possíveis modificações.

Se a sua garagem for aberta, há duas opções: criar um “cômodo aberto” e apenas complementar o espaço com pergolados ou paredes de vidro, ou então investir um pouco mais e partir para uma reforma. Antes de decidir, pense se o projeto cabe no bolso e se você está afim de mudanças definitivas – afinal, se acabar mudando de ideia, precisará de outra reforma para recuperar a garagem.

Se a garagem já é fechada, é muito mais simples: só o que você precisa verificar é se a estrutura já possui as especificações necessárias ao novo ambiente, e se você precisará de outras mudanças, como janelas maiores para proporcionar mais luz e ventilação. Se optar por um espaço gourmet, por exemplo, água e gás encanado podem ser necessários, assim como a instalação de um fogão; da mesma forma, uma sala de música pode criar a necessidade de um isolamento acústico para não incomodar os vizinhos.

Passo 3: Modifique os acabamentos necessários

Quando o “grosso” da obra não estiver mais no seu caminho, chegou a hora de pensar nos acabamentos. Você prefere trocar todo o piso, ou uma composição criativa de tapetes dá conta de criar o aconchego necessário? As paredes também podem ser facilmente trabalhadas – retirar o reboco para uma parede de tijolinhos à vista ou renovar a pintura, instalando rodapés e rodatetos, já são mudanças capazes de transformar completamente qualquer estilo de garagem!

garagem em ambiente da casa

Passo 4: Luz e ventilação

Em qualquer projeto, a incorporação de uma garagem aos ambientes da casa requer um cuidado essencial com a luz e a ventilação. Principalmente se o cheiro de gasolina ainda estiver incomodando, talvez você deva considerar aumentar as janelas em pontos estratégicos, para garantir a ventilação. Analise também se a luz natural é suficiente e se você precisará apenas de lâmpadas mais potentes (afinal, garagens costumam ser mais escuras) ou terá que instalar outros focos de iluminação.

Não quer se incomodar? Luminárias portáteis de mesa e de chão suprem essa necessidade com muito charme!

Passo 5: Decore e equipe o ambiente com tudo que você vai precisar

Agora que a sua base já está pronta, chegou a hora mais divertida: escolher a mobília e equipar o cômodo com tudo que você vai precisar no dia a dia!

Lembre-se de reutilizar móveis que estão sobrando em outros cômodos e faça uma lista detalhada antes de ir às compras, para não se perder na animação do momento. Adicione algumas plantas para proporcionar aconchego e ajudar a purificar o ar, e pronto: você tem o novo cômodo que tanto queria!

AkiLar

Share
Share