Instalação do estilo industrial: como deixar a casa sem acabamento

Inspirado nas antigas fábricas e galpões transformados em lofts em Nova York, o estilo industrial ressalta o que outros estilos de decoração tentavam esconder com a instalação do acabamento tradicional.

Tijolos expostos, superfícies inacabadas, como pisos de concreto, madeira e metal desgastados, tubulação aparente e luminárias industriais são os elementos-chave desse estilo.

Se você gosta da aparência industrial e quer adotar esse tipo de aparência em sua casa ou apartamento, não pode esquecer da iluminação, tanto natural quanto artificial.

As grandes janelas abertas proporcionam uma vista privilegiada da paisagem externa e ainda garantem a iluminação natural durante o dia.

Já as luzes artificiais vão além da funcionalidade e assumem um papel decorativo.

Além da iluminação, as tomadas e ponto de acesso para telefone e internet fazem parte do projeto elétrico de qualquer casa.

E se você acha que toda essa fiação não é nada bonito, os ambientes decorados no estilo industrial provam o contrário.

É possível conseguir uma instalação elétrica utilitária combinada com texturas e características desgastadas e envelhecidas, típicas do estilo industrial. Quer saber como? Continue neste artigo!

Instalação elétrica aparente

Expor a tubulação elétrica é uma característica típica do estilo industrial e que que alia funcionalidade e beleza.

Geralmente, são utilizados conduítes de aço galvanizado que podem ser instalados em todos os cômodos da casa.

Não pense que a deixar a instalação elétrica aparente serve apenas para dar o toque industrial ao ambiente. Essa solução tem muitas vantagens que você precisa considerar.

A primeira delas é a facilidade para instalar. Como toda a fiação elétrica é passada pelas tubulações externas, não há a necessidade de quebrar as paredes para fazer reformas.

instalação

A manutenção também é simples e, caso precise adicionar novos pontos de tomadas ou interruptores, basta acrescentar novos conduítes até o local desejado.

Outra vantagem é que nesse tipo de instalação elétrica o teto não precisa ser rebaixado para dar espaço a um forro. Isso diminui os gastos na construção e ainda deixa imóvel o pé direito mais alto.

Como fazer a instalação

A menos que você seja um eletricista experiente, é recomendável que essa tarefa seja realizada por um profissional.

No entanto, você precisa conhecer suas necessidades e participar no planejamento e supervisão da instalação da fiação e iluminação.

Assim como qualquer outra rede elétrica, você precisa começar o planejamento com um esquema.

Pense na maneira que vai utilizar cada cômodo, quais equipamentos elétricos serão usados, onde cada um será colocado e os melhores locais para posicionar as tomadas e interruptores.

Por se tratar de um elemento estético, a tubulação elétrica precisa estar bem alinhada e posicionada em locais úteis e que se encaixe na decoração. Uma sugestão é criar desenhos e formas utilizando os próprios conduítes.

Cuidados que você precisa tomar

Como estamos tratando da instalação que vai fornecer energia elétrica à casa é fundamental tomar alguns cuidados para garantir seu perfeito funcionamento.

A primeira dica é escolher o material adequado para a tubulação. As canaletas de PVC costumam ter o preço mais baixo e desempenham bem a função. Se optar por esse material, verifique se eles são autoextinguíveis.

instalação

Os conduítes de aço galvanizado são mais resistentes e indicados para proporcionar uma estética mais agradável e com aparência industrial.

Também é importante colocar a fiação para transporte de dados, como internet e telefone, separados da fiação elétrica da casa. Dessa maneira, a manutenção desses itens ficará bem mais prática.

Esse tipo de instalação não é indicados para locais que estão expostos a muita sujeira ou em casas próximas à praia, por causa da maresia. Esses detritos podem danificar a tubulação.

Dicas para decorar

A decoração do restante da casa precisa combinar com o estilo industrial trazido pela instalação elétrica aparente.

Uma dica é usar iluminação indireta com luminárias e pendentes com acabamento metálico, por exemplo, metal escovado, cobre ou efeito cromado.

A iluminação industrial tende a ser mais utilitária e rústica, com quantidade mínima de detalhes decorativos.

Um ponto positivo é que esse tipo de instalação elétrica combina com outros tipos de decoração além do industrial.

Por isso, pode ser adaptado e utilizado em qualquer ambiente, como quarto, sala de estar ou jantar, cozinha, bem como em ambientes empresariais e comerciais.

instalação

Então, é só usar um pouco de criatividade e bom gosto para renovar a instalação elétrica e ainda dar uma cara nova a qualquer ambiente! Não é demais?

AkiLar

Share
Share