As melhores ideias para criar um espaço infantil no quintal

O universo infantil é repleto de magia. Melhor ainda se você tiver um espaço ao ar livre (ainda que pequeno) para que as crianças possam exercitar toda a sua inventividade e liberdade.

Se a sua intenção é dar esse tipo de estímulo para os seus filhos, não precisa começar a se preocupar com o bolso: existem várias opções de brincadeiras, playgrounds e adaptação de espaços para deixar o jardim incrível sem gastar muito.

Separamos para você as melhores ideias de espaço infantil ao ar livre que circulam pela internet. Confira!

Utilize as árvores

Só a oportunidade de subir em árvores e se pendurar nos galhos já costuma ser incrível para os pequenos. Imagina, então, se você deixar essa brincadeira ainda mais divertida? Você pode, por exemplo, acoplar um escorregador a uma parte do tronco – assim, ela sobre escalando e desce escorregando!

Outra ótima opção é prender no chão e na árvore uma rede de escalada, ou prender um lençol, com a ajuda de um bambolê, para criar uma tenda no jardim. Você pode, ainda, ligar duas árvores com barbantes, formando obstáculos para as crianças ultrapassarem – como os lasers dos filmes de ação. Já pensou que incrível?

infantil

Adicione um lugar de descanso

Outra aposta certa dos jardins para crianças e que pode ser feita com facilidade e pouco dinheiro é uma área de descanso ou balanço. As árvores podem ser utilizadas como base, mas, na ausência destas, estacas de madeira firmemente presas ao chão quebram o galho com louvor. Depois, é só escolher sua rede preferida, ou montar um balanço com materiais alternativos (e, é claro, resistentes). Seu filho vai adorar (e você também)!

Todo o potencial do contato com a natureza

Sabemos que alguns materiais facilitam muito a manutenção das áreas abertas. É o caso das pedras para áreas externas, ou a famosa brita. Mas, será que vale a pena roubar do seu filho a possibilidade de correr com os pés descalços na grama? Faça um esforço e tente manter pelo menos parte do jardim com chão de terra ou grama. A saúde e a felicidade dele agradecem.

Brincadeiras no piso

Falando nisso, outra forma muito barata e divertida de aproveitar o jardim é transformar o chão em uma miríade de jogos. Pode ser amarelinha, jogo da velha, damas ou até um minicircuito para jogar com dados (que, aliás, você pode fazer em uma escala gigante com papelão e um pouco de tinta)… utilize pedras bem colocadas ou o próprio chão, pintando tudo com muitas cores para encher os olhos dos pequenos.

infantil

As paredes oferecem infinitas possibilidades

Algum tipo de muro ou divisória fazem parte do seu jardim, correto? Então, aproveite. Escolha uma das partes para pendurar ou pintar com tinta de quadro negro. Assim você ainda consegue, quem sabe, livrar as outras paredes de todos aqueles rabiscos…

Outra ótima opção é transformar a parede em um paredão de escalada. Em várias lojas da internet você encontra suportes de parede próprios para isso. Depois, é só fixar com bastante segurança e deixar as crianças se aventurarem pelas montanhas do seu quintal!

Paus para toda obra

Pallets usados ou pedaços de madeira são seus melhores amigos na hora de criar espaços baratos e estimulantes para as crianças. Se você não tiver muita habilidade nisso, conte com a ajuda de um marceneiro para preparar a madeira, pintar com cores fortes e depois montar de diversas formas: como uma caixa de areia com tampa de proteção; uma mesinha com banquinhos para fazer as tarefas e brincar com desenhos; uma mesa de jardim para fazer refeições; balanços ou poltronas embaixo das árvores… use sua criatividade!

Pneus reutilizados

Esse é outro material que pode se transformar em um universo mágico. Luminária, balanço, puff, poltrona, escada, circuito com cordas… com uma limpeza caprichosa e uma pintura colorida, eles podem ser seus principais aliados na hora de divertir as crianças!

infantil

Mini-jardim para ensinar a respeitar a natureza

Quem disse que a horta não é lugar de criança? Muito pelo contrário: essa é uma experiência incrível para se ter desde pequeno, e a melhor forma de ensinar seu filho a respeitar os animais – mesmo os menores – e as plantas. Além disso, ele vai aprender sobre o ciclo da vida e crescer com muito mais inteligência emocional.

Quer sugestões? Para estimular o olfato, plante temperos frescos como alecrim, hortelã, manjericão e chás como erva-doce ou cidreira. Para o paladar, as frutíferas e de legumes são as melhores pedidas. Para a visão, plante flores bem coloridas, como o cravo, jasmim-estrela, madressilva e mini gardênia. Depois, é só transformar o cuidado e manutenção em um momento especial do dia.

Espaço aberto também vira brincadeira

A grana está curta? Não tem problema. Para algumas brincadeiras, só o que você precisa é de espaço aberto. No verão, aproveite para brincar com água – uma lona, sabão em pó e água da mangueira já são suficientes para diverti-los. Você pode ainda encher bexigas com água e pendurar para que as crianças as acertem, ou deixar que joguem umas nas outras.

Quando o clima não estiver tão quente assim, outras brincadeiras são ótimas opções: utilize um spray colorido para montar um twister na grama, use macarrões de piscina cortados ao meio para fazer pistas de corrida de bolinha de gude, pegue uma caixa de papelão grande e estilize para montar um minigolfe… o céu é o limite!

infantil

O mais importante: esteja por perto

Todas essas opções proporcionam momentos maravilhosos para qualquer criança – mas nada disso adianta se você não estiver lá, pelo menos durante uma parte do dia, para aproveitar tudo isso com ela. Por isso, adicione ao jardim um cantinho para você: pode ser uma poltrona para ler um livro enquanto ela brinca, ou uma mesa de jardim para a família fazer as refeições ao ar livre. O mais importante é a sua presença!

AkiLar

Share
Share