Os 11 erros que estão acabando com a decoração da sua casa

Clean, romântico, industrial, moderno, aconchegante… você pode escolher o tipo de decoração que quiser para a sua casa, e até mesmo criar um mix especial de vários estilos. O que você não pode é se perder em meio a tantas referências e, por falta de conhecimento, acabar cometendo pequenos erros capazes de comprometer o resultado de todo o seu esforço.

Assim, fique atento aos principais erros de decoração que as pessoas costumam cometer. Evitando-os, você já tem meio caminho andado em direção ao lar que sempre sonhou!

  1. Não medir antes de comprar e cometer erros nas proporções

Sabe aquele sofá maravilhoso que você viu na vitrine da loja? Não adianta ir puxando a carteira se você nem sabe se ele vai caber na sala – ou, pior, dar um jeito de encaixá-lo ignorando as proporções básicas da decoração. Tire sempre as medidas antes de ir às compras, e lembre que as proporções entre os móveis (espaços e distâncias entre os elementos) é que garantem a harmonia visual e a tranquilidade de movimento no dia a dia.

erros
Todas as imagens: flickr/WickerParadise

 

  1. Excesso de objetos

Sabemos o quanto é difícil resistir à grande quantidade de objetos de decoração que se encontra muito facilmente hoje em dia. Da internet às lojas perto de casa, as opções são inúmeras – e uma mais bonita que a outra! Mas, se você quer fazer a coisa certa, vai precisar analisar bem o que a sua casa precisa e escolher poucos e bons itens decorativos. Assim, você evitar aquela profusão que dá claustrofobia e chega a confundir o olhar, sem contar as horas que levaria para limpar dezenas de vasos de flores, heranças de família, velas, estátuas, livros… Priorize!

  1. Tapetes e cortinas que não se encaixam no ambiente

Quando falamos em “não se encaixam”, estamos usando o sentido literal: não adianta nada comprar o tapete mais bonito do mundo, digno de um castelo europeu, se ele atrapalha o movimento das cadeiras ou sequer alcança os pés do sofá. Tapetes e cortinas possuem regras específicas para não brigar com os outros itens da decoração. Preste atenção nelas e tire as medidas antes de ir às compras.

erros

 

  1. Presentes amorosos que você não quer por perto

Talvez a sua sogra tenha dado, com todo o carinho, o jogo de taças horroroso que é herança de família – especialmente para ser colocado na sua cristaleira transparente. Ou a sua mãe, sabendo que você estava atrás de uma manta para o sofá, trouxe de viagem uma que ela achou maravilhosa; você, não. Essas situações são difíceis, mas tente manter em mente que quem convive com a casa é você, e é a sua personalidade que precisa estar presente nela. Se não quiser magoar alguém, mantenha o presente acessível para expor durante a visita – ou, mantenha a decoração mesmo que a pessoa vá perceber a ausência do presente. Assim, ela percebe silenciosamente que, na próxima data comemorativa, talvez um livro seja um presente mais adequado…

  1. Guiar a decoração pelo que está na moda

Antigamente, as marcas de roupas lançavam duas coleções ao ano, considerando as estações. Agora, aparecem novidades a cada semana… e a indústria da decoração segue a mesma tendência. Então, muito cuidado ao se deixar levar pela moda. Aquele item ou paleta de cores que está com tudo agora pode enjoar em pouco tempo, e você não vai querer redecorar a cada mês, não é? Então, seja sensato: espere um pouco antes de comprar um item com muita personalidade, para ter certeza de que gosta mesmo dele, e tente mesclar as novidades que aparecem com o seu gosto pessoal, mantendo sempre uma base neutra que permita modificações fáceis. Assim você se mantém atualizado sem gastar rios de dinheiro sem necessidade.

erros

 

  1. Prezar apenas pelo visual

Sinceramente, você acha que estaria feliz em uma casa digna de capa de revista, mas que não oferece sequer uma poltrona confortável para relaxar no final do dia? Decorar pensando apenas no visual e em surpreender os convidados é besteira. É mais do que possível encontrar um equilíbrio e montar a casa com itens bonitos, mas que ofereçam aconchego ao mesmo tempo.

  1. Transformar a casa em um catálogo de estilos

Você adora aparadores em estilo romântico, e acha que eles ficariam lindos com uma parede cheia de quadros modernos, ao lado de uma parede com uma pegada industrial, um sofá anos 1960 e com vista para a cozinha de laca azul piscina… certo? Então, pode parar por aí. A decoração está cada vez mais versátil, mas isso não significa que você pode incluir tudo em um ambiente, muito menos montar cada um em um estilo diferente. Se a intenção é mesclar, procure sempre manter a mesma linha de pensamento: vários estilos diferentes e mix de texturas, mas com a mesma paleta de cores, por exemplo. Utilizar um estilo como base e acrescentar pequenos itens de outros estilos para criar pontos de atenção também é uma ótima alternativa.

erros

 

  1. Preguiça e bagunça que não dá para esconder

Como convivemos com a casa diariamente, costumamos cair no erro de achar que ninguém percebe aqueles “detalhes” que vão sendo deixados de lado: os rodapés que é preciso trocar já há algum tempo, os inúmeros riscos na parede branca ou a baguncinha dos filhos que já virou rotina. O que o nosso desvia, o das visitas capta com facilidade – e não adianta nada ter aquele sofá maravilhoso se sempre há um carregador de celular, uma bolsa ou um casaco pendurado no encosto. Se ter uma casa bonita é prioridade para você, conserte sem demora o que precisa de conserto e faça o possível para manter a organização.

  1. Falta de planejamento

A primeira coisa que você precisa fazer antes de redecorar a casa é planejar. Além de tirar as medidas, decida de antemão onde ficará a televisão, a estante, o sofá, se há espaço para poltrona ou mesinha de centro, entre outros detalhes. Assim você não fica perdido na hora de comprar os itens, nem corre o risco de ficar com um buraco na decoração.

erros

 

  1. Mau uso das cores

Assim como na escolha do estilo, a decisão sobre as cores é um dos momentos mais cruciais de todo o processo. Para não correr o risco de errar, uma boa dica é utilizar aplicativos gratuitos de paletas de cores, como o Adobe Color CC color.adobe.com. Com eles você consegue infinitas possibilidades de combinações e garante que as cores escolhidas estarão em harmonia entre si.

  1. Iluminação de mais ou de menos

Iluminação inadequada em um ambiente não é ruim só para os olhos, que podem ficar cansados com o excesso ou precisar fazer um esforço extra em locais escuros demais. Luz de mais ou de menos também muda a forma como enxergamos um ambiente – em alguns casos, ela pode até modificar a visão das cores. Por isso, planeje também como será a iluminação, e qual será o tipo de lâmpada utilizado. Se você não quiser fazer modificações estruturais em ambientes escuros, por exemplo, luminárias são uma boa opção. Use a criatividade!

erros

AkiLar

Share
Share