11 plantas medicinais para cultivar em casa

Muito antes da medicina moderna, o homem utilizava-se das plantas medicinais. Apesar de ser uma prática antiga, ela é realizada até hoje.

Isso ocorre pois diversas plantas atuam no tratamento das mais variadas condições de saúde existente.

Mas numa eterna busca pelo bem-estar, nem todas as plantas medicinais cultivadas em casa fazem bem. Para isso, é necessário saber o que pode e o que não pode ir em uma horta medicinal.

Capim-limão

É uma planta que age no alívio de espasmos e dores musculares, além de tratar problemas gastrointestinais. Suas propriedades analgésicas e antirreumáticas a fazem um poderoso calmante natural. É uma boa recomendação ter essa como uma das plantas medicinais porque pode servir como sedativo leve.

Alecrim

Além de poder ser utilizada na culinária, o alecrim é uma das plantas medicinais mais abrangentes. Você pode usá-lo contra enxaqueca, alívio de dores articulares e reumáticas, lapsos de memória e contra baixa imunidade. Além disso, é útil no combate à depressão, pois inibe a degradação de neurotransmissores relacionados com à sensação interna de bem-estar. E você pode transformá-lo em óleo para alívio de contusões e hematomas.

plantas medicinais

Alho

Assim como o alecrim, pode ser utilizado na culinária, mas tem seu valor dentro do rol das plantas medicinais. O alho é conhecido por combater o colesterol alto, além de ser expectorante natural e antisséptico. O consumo dele favorece o organismo aumentando a imunidade, aliviando problemas circulatórios e como fonte de vitaminas (A, B1, B2 e C) e mineiras (enxofre e iodo). E ele é uma excelente forma de combater pulgões e lagartas na sua horta medicinal.

Camomila

Conhecido como chá calmante, a camomila vai além de acalmar os ânimos. Ela pode ajuda na regularização da menstruação e diminuindo cólicas, já que é um anti-inflamatório natural. Também trabalha na digestão, facilitando a eliminação de gases e estimulando o apetite. Em substâncias emolientes, ajuda na hidratação da pele, no combate às acnes e na eliminação de assaduras em crianças e varizes em adultos.

Arnica

A arnica é uma das plantas medicinais mais utilizadas no combate as dores. É uma ótima opção para tratar hematomas e contusões. Isso ocorre porque ela auxilia na remoção de coágulos e manchas. Além disso, pode ser utilizada para tratar problemas de pele como acne e furunculose. Quem tem doenças reumáticas como gota, tendinite e outras dores reumáticas não pode deixar de incluir a arnica em sua horta medicinal.

Erva-cidreira

A erva-cidreira também é conhecida pelo seu chá. Afinal de contas, a planta possui um efeito calmante, sendo tratado como um relaxante. Ademais, ainda ajuda no combate de gases e cólicas. Seu poder analgésico é muito visado para o tratamento de dores pelo corpo, além de combater espasmos pelo corpo. Por fim, é um excelente tratamento para quem sofre de herpes labial.

Babosa

A babosa ou aloe vera é uma das plantas medicinais mais utilizada na área de cosméticos. Contudo, ela tem muito valor para o tratamento de outras aflições. É um excelente antisséptico, contribuindo para a multiplicação celular, promovendo a cicatrização de feridas. Ao ser utilizada no cabelo, combate à caspa e queda de cabelos, e ainda é uma boa forma de evitar piolhos. Além disso, existem testes que falam sobre o seu auxílio no tratamento de inflamações e queimaduras.

plantas medicinais

Boldo-do-chile

O boldo-do-chile é o popular boldo da medicina popular brasileira. É conhecida como uma das principais plantas medicinais no tratamento de problemas digestivos ou no estômago. Além de auxiliar os processos estomacais, tem funções hepáticas, intestinais e vesiculares. A planta também auxilia no tratamento de inflações, reduz a insônia, reumatismo, cistite e dores de ouvido. Contudo, é importante não confundir essa espécie com o falso-boldo, abundante nos jardins e hortas do nosso país.

Erva-doce

Por seu sabor e cheio facilmente reconhecíveis, a erva-doce é muito utilizada em cremes, sabonetes, licores, balas e doces. É uma das plantas medicinais que trabalha especialmente na musculatura abdominal, combatendo gases e contratações dolorosas do estômago e intestino, como cólicas e gastrite nervosa.

Carqueja

A carqueja também é uma das plantas medicinais mais utilizadas no tratamento de problemas estomacais. Isso ocorre, pois, a planta favorece o aumento de bile e contribui na redução da glicose no sangue. Pode ajudar no combate a úlcera e inflamações reumáticas e contusões. Além disso, tem ação antioxidante no organismo, favorece a circulação de sangue, é diurético e termogênico. As duas últimas características ajudam bastante na hora da dieta.

Alfazema

A alfazema é bastante confundida com a lavanda, mas são plantas distintas. Você pode usar a alfazema no combate a falta de apetite e de sono. É uma excelente opção no tratamento de cistite e inflamações na bexiga. Além disso, é usada no tratamento de bronquite, tosse, queimaduras e dores de cabeça.

AkiLar

Share
Share