7 dicas para usar metalizados na decoração

Quer conseguir uma estética mais glamourosa para sua casa? Os objetos metalizados são uma solução perfeita!

Os tons metálicos frios, como prata e aço trazem uma estética moderna e elegante, enquanto os tons mais quentes, como dourado, rose gold e cobre são clássicos e charmosos. Misturando os dois é possível decorar os ambientes com um toque de glamour, minimalismo e requinte.

Mas cuidado: ao decorar com metalizados é preciso bom senso e manter o equilíbrio para não mirar em uma casa elegante e acertar em uma casa com aparência futurista.

Se você quer saber como usar os metalizados na decoração e trazer bom gosto à sua casa, continue a leitura. Separamos dicas valiosas!

1.  Faça um planejamento

Misturar os tons metálicos em móveis, acabamentos e objetos de decoração pode ser um pouco excessivo, embora isso não quer disse que é impossível fazer todos eles existirem de forma harmoniosa no mesmo ambiente.

Para acertar na decoração com metalizados preste bastante atenção na maneira que os elementos se relacionam entre si e não adicione peças com estilos muito diferentes.

Planejando todos os itens que pretende usar no mesmo espaço você consegue encontrar aqueles que combinam entre si e tem menos chances de errar nas escolhas.

metalizados_decoracao

2.  Misture tons metalizados

Foi-se o tempo em que era considerado tabu misturar metais. Com tantas opções de tons metalizados você não precisa mais se limitar a apenas um.

Se você gosta de um estilo mais ousado, pode misturar o cromado ou prata com latão ou tons dourados. A mistura entre o frescor da prata com o calor do bronze criam um equilíbrio e adicionam elegância na decoração.

Mas, se você tem receio de errar na mistura, escolha tons similares. Se você prefere metais de tons frios, combine prata e inox. Para um visual mais quente, misture cobre e rose gold, por exemplo.

3.  Combine diferentes acabamentos

Mantenha sua decoração metalizada usando diferentes acabamentos que podem dar uma aparência totalmente diferente ao mesmo material.

Metais com acabamento fosco e escovado criam um efeito industrial, enquanto metais polidos oferecem um tom brilhante e luxuoso à decoração.

metalizados_decoracao

4.  Siga uma paleta de cores

Para que os elementos metalizados harmonizem com o restante da decoração é preciso seguir uma paleta de cores.

Se você quer alcançar um visual mais sóbrio, combine metalizados em tons quentes, como dourado e latão com cores mais escuras, como preto, azul marinho e até mesmo roxo.

Aço inoxidável, cromo e prata combinam perfeitamente com paleta de cores modernas, como cinza, branco e azul.

Seu gosto pessoal conta muito nesse item. Portanto, considere suas preferências para encontrar a combinação ideal entre metalizados e paleta de cores

5.  Trabalhe com a iluminação

Alguns truques com a iluminação podem ajudar a alcançar a decoração ideal. Por exemplo, usar luz quente em acabamentos prateados é uma boa alternativa para adicionar detalhes em ouro no ambiente.

Essa é uma maneira prática para misturar os tons metálicos e que pode ser facilmente trocada futuramente.

6.  Considere tintas e papel de parede brilhante

A decoração com metalizados não precisa estar presente apenas em móveis e objetos. Você também pode conseguir um visual metalizado com tintas e papel de parede.

Aplicar papel de parede com estampas metálicas em uma única parede proporciona um visual muito luxuoso. Se você prefere as tintas, pode pintar uma parede ou até mesmo o teto com um tom metalizado para conseguir um efeito elegante.

metalizados_decoracao

7.  Posicione as peças metalizadas estrategicamente

Ao organizar os itens metálico, o posicionamento é tudo. Se optar por uma peça de destaque em tom metalizado, não se esqueça de espalhar os outros objetos por todo o ambiente, ao invés de juntar todos no mesmo local.

Também é importante analisar a iluminação do sol em diferentes pontos durante o dia. Em uma sala que recebe muita luz direta, é ideal usar metalizados de forma mais sutil. Se o espaço não recebe tanta luz do sol, os itens metalizados podem aumentar o brilho do espaço.

Seja em tons quentes ou frios, polido ou rústico, os elementos metalizados são uma maneira elegante e versátil para decorar qualquer ambiente.

Escolha cada metal com cuidado e adicione em todo o espaço com moderação para conseguir o efeito sofisticado que você tanto procura!

AkiLar

Share
Share