Lareiras: as queridinhas no inverno

Com a finalidade de aquecer o ambiente, as lareiras também deixam o espaço mais aconchegante e ao mesmo tempo proporcionam conforto, estilo e romantismo ao local.

Feitas em diferentes formatos e uma ampla variedade de modelos, as lareiras estão cada vez mais populares entre os brasileiros. Mas como surgiram as lareiras? Quais são os tipos disponíveis no mercado? Confira tudo isso no texto abaixo!

Como surgiram as lareiras

A data exata da invenção das lareiras é desconhecida, porém, sabemos que elas foram usadas por milhares de anos, começando durante a Idade da Pedra como simples buracos escavados. A lareira era uma necessidade, servindo como a fonte principal de calor para a casa e também utilizada para cozinhar e assar.

Durante o período medieval, fogueiras eram construídas no meio da sala das residências e a fumaça escapava através de um buraco no teto. Não havia muita técnica naquela época, a queima era ineficiente e a poluição do ar da casa era contínua e, além disso, a sujeira e as cinzas iam para todo o ambiente.

A colocação de chaminé surgiu para facilitar a utilização da peça e como os edifícios de dois andares eram mais comuns, os proprietários mudaram a lareira para a parede externa, levando à invenção da chaminé moderna. 

Atualmente, as lareiras ainda servem como uma fonte de calor e continuam a unir as famílias, mas se transformaram em um item de luxo em casas modernas. 

 (Imagem: MF International)

Tipos de lareiras

Antigamente o único modelo de lareira conhecido era o a lenha, mas atualmente há diversos formatos e modelos no mercado. As lareiras mais populares são as a lenha, a gás, as ecológicas e as elétricas. 

A lenha 

No modelo a lenha, as chamas são alimentadas pela madeira, por isso, necessitam de uma chaminé ou duto de exaustão para a saída da fumaça. A parte interna das lareiras a lenha normalmente são feitas com plaquetas de tijolos refratários para aguentar o calor.

Esse modelo possui o risco de incêndio e de intoxicação, pois a queima da madeira libera gases tóxicos que são prejudiciais à nossa saúde. Por isso, é importante não dormir com a lareira ligada e deixar o ambiente com uma boa circulação de ar. 

A gás 

A lareira a gás recebe gás através de um conector, após receber o gás, as chamas aquecem as pedras vulcânicas localizadas na parte de cima da lareira. As pedras ajudam a reter o calor por mais tempo, deixando a temperatura estabilizada no ambiente.

Esse modelo não necessita de chaminés ou dutos de exaustão. São super fáceis de manusear e de acender, algumas podem até ser acesas por controle remoto.

Possuem risco de incêndio.

Ecológica 

O modelo de lareira ecológica tem como combustível o etanol ou gel fluído. Elas são super fáceis de instalar e não produzem fumaça nem resíduos ou inalantes. Estão cada vez mais em alta e até possuem modelos portáteis.


Possuem risco de incêndio.

Elétrica 

Assim como as lareiras ecológicas, as lareiras elétricas não produzem fumaça, resíduos ou cheiro. Elas possuem uma abertura onde o ar quente é liberado e através de imagens de chamas em 3D, simulam o fogo.

Por ser conectada a eletricidade, ela pode ser inserida em qualquer ambiente.

Confira algumas inspirações de lareiras para a tua casa!

 

Fonte: MF International 

AkiLar

Share
Share